Início > O que é? > Notícias > Alunos de Meio Ambiente visitam a estação de tratamento de esgoto da SABESP
Visita Técnica

Alunos de Meio Ambiente visitam a estação de tratamento de esgoto da SABESP

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 09h33 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 09h33 | Acessos: 982

No dia 30 de outubro de 2018 os alunos do quarto módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), localizada no bairro Jardim Casa Branca, em Caraguatatuba. A visita fez parte das atividades da disciplina Saneamento Ambiental, ministrada pelos professores Ricardo Soares Mota Silva e Priscila Cristini dos Santos, e contou com a participação da professora Ticiana Couto Roquejani que ministra a disciplina Conservação e Recuperação dos Recursos Naturais. Os alunos foram recepcionados pelo técnico da ETE, Osmar Pereira dos Santos.

Recepção dos alunos e professores na ETE pelo técnico Osmar.

O técnico Osmar conduziu a visita e explicou aos alunos todas as etapas de tratamento de esgoto, desde sua captação até o processo de despejo do efluente líquido no rio Guaxinduba próximo à ETE. O técnico mostrou também onde os dejetos sólidos ficam armazenados, antes de serem encaminhados para o aterro sanitário.

O técnico Osmar explica para os alunos o processo de tratamento do esgoto doméstico.

Após a etapa de tratamento, os alunos foram conduzidos aos laboratórios de efluentes, de análises físico-químicas e microbiologia, além de uma apresentação educativa sobre o uso consciente da água realizada pela gerente do departamento. A visita foi bastante proveitosa para os alunos, pois tiveram a oportunidade de ver na prática os principais conceitos e processos abordados nas aulas teóricas da disciplina, além de terem presenciado a atuação do técnico em meio ambiente nesta atividade.

Fonte: Profa. Me. Priscila Cristini dos Santos