Início > Noticias > Alunos de Meio Ambiente Realizam Visita ao Aterro Sanitário Engep Ambiental
Visita Técnica

Alunos de Meio Ambiente Realizam Visita ao Aterro Sanitário Engep Ambiental

Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 13h08 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 13h12

No dia 22 de abril de 2019, os alunos do segundo módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente realizaram uma visita técnica ao aterro sanitário da Engep Ambiental, em Jambeiro.

A visita fez parte das atividades da disciplina Educação e Direito Ambiental, ministradas pela professora Priscila Santos. Os alunos foram recepcionados pela colaboradora Cristiane Biacchi, além do engenheiro responsável pela área, e uma apresentação foi realizada sobre os tipos de resíduos que o aterro recebe, sobre as características de um aterro sanitário, os principais controles ambientais que realizam, as obras de ampliação e os pedidos de licença ambiental para operação e futuras instalações.

O Aterro Engep Ambiental é o destino dos resíduos do litoral norte e demais regiões do entorno.

Recepção dos alunos no aterro em Jambeiro e realização da palestra

Na sequência, os alunos visitaram o aterro sanitário, e verificaram na prática as obras de impermeabilização que são feitas no terreno, a disposição dos resíduos, a coleta do chorume, a queima do gás formado na decomposição do lixo, além da capacidade que o aterro tem de receber o lixo até o esgotamento de sua capacidade (aproximadamente 20 anos).

Para os alunos foi uma grande oportunidade de reforçar o aprendizado realizado nas aulas sobre a gestão dos resíduos sólidos, assim como vivenciar o dia a dia de um profissional da área ambiental.

Alunos e funcionários do aterro sanitário Engep Ambiental em Jambeiro

Autora: Profª Priscila Santos