Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Alunos de Física realizaram palestras científicas na Escola Plínio em Juqueí
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Alunos de Física realizaram palestras científicas na Escola Plínio em Juqueí

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 18h23 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 09h08 | Acessos: 1355

Na tarde de 17 de setembro de 2018, segunda-feira, entre 14h e 15h30, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, localizada na praia de Juqueí, no litoral sul do município de São Sebastião, onde realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica sobre temas de Física e Astronomia. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades de caráter científico foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana e Henrique Madeo Pereira, bem como pelos bolsistas de iniciação científica Ryan Nepomuceno Montemor (com bolsa PIBIC do CNPq) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa da FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da escola Plínio presentes nas atividades de divulgação científica realizadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e a professora Mônica Maria Nobre de Carvalho Trevisani, que leciona geografia na escola Plínio. A atividade teve também o apoio da coordenadora Ana Márcia Gomes Vargas e da diretora Olinda Alves da Silva.

Professores Mônica, Ricardo e Olinda, na entrada da escola Plínio

Durante as palestras estiveram também presentes a professora de biologia Claudia Cristina Soares Lopes e a professora de sociologia Daniele Bernardelli Prezia Rodrigues, acompanhando seus estudantes e fornecendo todo o apoio necessário aos palestrantes da equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba.

Professores Ricardo Plaza, Ana Márcia e Mônica

Os bolsistas do IFSP ministraram suas palestras em uma sala equipada com uma televisão com tela ampla a qual foi conectado um notebook para apresentar os slides feitos no powerpoint e vídeos curtos sobre questões científicas que estão disponíveis em sites de armazenamento de vídeos da internet, como é o caso do youtube. A sala usada estava com diversos cartazes e materiais produzidos pelos alunos sobre temas de astronomia, tais como a condição de habitabilidade de Marte e as possibilidades existentes para a sua colonização.

Alunos de diferentes turmas da Escola Plínio compareceram para assistir estas palestras, o que acabou lotando a sala, que ficou com mais de 50 estudantes. Mesmo assim, os alunos mantiveram o silêncio necessário para uma atividade acadêmica como esta, prestaram muita atenção nos conteúdos que foram apresentados e mostraram uma saudável curiosidade a respeito de tudo de novo sobre física e astronomia que aprenderam nesta tarde.

Ryan, Rafael Sorensen, Henrique, Ricardo Plaza e Larissa na escola Plínio

No início das palestras o professor Ricardo Plaza discorreu rapidamente a respeito das apresentações que iriam ser realizadas e forneceu algumas explicações sobre os cursos existentes no IFSP.

A primeira palestra da tarde foi feita pelo licenciando em física Henrique Madeo e teve como tema central a Galáxia de Andrômeda. Henrique, após definir o que é uma galáxia, explicou a escala das dimensões típicas de galáxias e também explanou a respeito dos diferentes tipos de galáxias existentes.

Palestra de Henrique na escola Plínio

A segunda palestra desta tarde foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Ryan Nepomuceno e versou acerca da física envolvida na detecção e nos estudos sobre exoplanetas, definidos como aqueles planetas orbitando outras estrelas que não sejam o nosso Sol. Ryan esclareceu a respeito de como a física atual explica a origem e formação dos planetas que orbitam as estrelas e explicou acerca dos diferentes métodos existentes para a detecção de exoplanetas.

Palestra de Ryan na escola Plínio

A terceira palestra desta manhã foi realizada pela aluna do curso de licenciatura em física Larissa Comodaro e abordou temas como ondas gravitacionais, buracos negros e sistema binários de corpos supermassivos. Larissa em sua apresentação explicou a importância que tem para a Física a detecção das ondas gravitacionais que foi feita pela primeira vez em 2015: em certo sentido, esta descoberta abriu uma nova janela para observação do universo que até então se limitava à observação por meio de ondas eletromagnéticas.

Palestra de Larissa na escola Plínio

A quarta e última palestra desta tarde foi feita pelo aluno de licenciatura em física Rafael Sorensen que teve como tema a ficção científica e o ensino de física. Rafael que é um estudante “apaixonado” tanto por ciência, quanto por ficção científica, explicou aos presentes como as inter-relações entre estas duas áreas do conhecimento podem colaborar decisivamente para uma melhoria dos índices de educação científica.

Palestra de Rafael Sorensen na escola Plínio

Ao final das palestras, muitos dos alunos da escola Plínio procuraram os estudantes do IFSP para esclarecerem questões específicas acerca dos diversos temas que foram abordados nas quatro palestras. Diversos dos alunos da escola Plínio revelaram um grande interesse por temas relacionados a áreas da Física e da Astronomia.

Professoras Monica e Claudia com alunos da escola Plínio e bolsistas do IFSP

Durante o intervalo das aulas da tarde a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba se dirigiu à sala dos professores da escola Plínio, onde puderam conversar com diversos dos docentes desta instituição de ensino. A escola forneceu também um lanche para os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba que agradeceram muito os gestores e professores que ajudaram na realização das atividades de divulgação científica que foram feitas.

Docentes na sala dos professores da Escola Plínio

No caminho de volta para o IFSP-Caraguatatuba, a equipe do IFSP parou em algumas praias e regiões do litoral sul do município de São Sebastião, para admirar as belas paisagens desta região que contrapõe o Oceano Atlântico e a Mata Atlântica, dois importantíssimos ecossistemas de nosso país.

Rafael Sorensen, Ricardo, Henrique, Larissa e Ryan em praia do litoral sul de São Sebastião

Os bolsistas que realizaram as atividades na escola Plínio agradeceram publicamente a professora Mônica pelo seu empenho para que estas ações acontecessem de modo a beneficiar os alunos de sua instituição de ensino. Professores com este tipo de empenho colaboram significativamente para que seus alunos passem a adquirir mais interesse por assuntos científicos.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página