Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Alunos de Física realizaram atividades científicas na Escola Avelino
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Alunos de Física realizaram atividades científicas na Escola Avelino

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 12h51 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 12h57 | Acessos: 1214

No dia 23 de outubro de 2018, terça-feira, pela manhã, entre 10h e 12h, quatro estudantes do curso de licenciatura em física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Avelino Ferreira, localizada no bairro Porto Novo, no município de Caraguatatuba, quando realizaram uma série de quatro atividades de divulgação científica sobre temas de Física, Astronomia e Astrofísica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades com propósitos científicos foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Jessica de Oliveira Santana e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, e pelos bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas (com bolsa FAPESP) e Ryan Nepomuceno Montemor (com bolsa PIBIC/CNPq), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da Escola Avelino presentes durante as atividades que foram realizadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a professora Graziela Pinheiro Alves, coordenadora da Escola Avelino. A atividade teve também o apoio do professor Francisco Leitão de Oliveira Neto e da coordenadora Kely Cristina Cordeiro.

Professores Francisco, Ricardo, Graziela e Kely

Na chegada à Escola Avelino, os estudantes de física do IFSP-Caraguatatuba foram recebidos pela professora Graziela que os levou para uma sala bem ampla e equipada com equipamentos para exibição de vídeos e imagens de modo a viabilizar a realização das palestras planejadas. Antes do início das apresentações o professor Ricardo esteve na sala dos professores da Escola Avelino de modo a explicar para os docentes desta instituição as características das atividades que seriam realizadas.

Docentes na sala dos professores da Escola Avelino

Alunos com interesses mais intensos por temas científicos foram convidados para participar das atividades que foram realizadas. A professora Graziela participou de todas as apresentações, inclusive tecendo considerações que ajudaram na explicação dos fenômenos e conceitos científicos que foram apresentados.

Professores Ricardo e Graziela com bolsistas na entrada da Escola Avelino

Antes de se iniciarem as atividades, o professor Ricardo Plaza apresentou aos alunos as palestras que seriam realizadas pelos seus quatro orientandos, e explicou um pouco sobre a história do IFSP-Caraguatatuba e a respeito dos cursos existentes nesta instituição federal de ensino. Foram também apresentados alguns experimentos de física para despertar a curiosidade dos alunos por assuntos científicos.
A primeira atividade de divulgação científica desta manhã foi realizada pelo licenciando em física Kaua Freitas que trabalhou com alguns conceitos de ótica, de modo tanto teórico, quanto experimental. Kaua explicou um pouco acerca do conceito de raio de luz e sobre como ele se propaga até atingir o nosso olho. Nesta apresentação Kaua realizou uma atividade de cunho experimental para discutir o conceito de refração que contou com a participação ativa de estudantes da Escola Avelino.

Experimento proposto por Kaua para estudantes da escola Avelino

A apresentação seguinte foi feita pela estudante de licenciatura em física Jessica Santana e abordou um pouco da física que explica o nascimento, a vida e a morte das estrelas. Jessica enfatizou os conhecimentos atualmente existentes sobre como os diversos elementos químicos são formados dentro das estrelas a partir de reações de fusão nuclear, por exemplo.

Apresentação feita por Jessica na Escola Avelino

A terceira palestra foi realizada pelo estudante do curso de licenciatura em física Ryan Montemor e abordou o estudo de exoplanetas, ou seja, planetas orbitando outras estrelas que não sejam o Sol. Para explicar como ocorre a detecção de exoplanetas, Ryan utilizou o programa de simulação “Kepler Exoplanet Transit Hunt” (“Caçador de Exoplanetas pelo Método de Trânsito com o Telescópio Kepler”), que pode ser acessado gratuitamente aqui.

Palestra de Ryan na Escola Avelino

A última palestra foi ministrada pela estudante do curso de licenciatura em física Larissa Comodoro e teve como tema central o estudo das ondas gravitacionais. Larissa explicou aos presentes o modo como as ondas gravitacionais foram detectadas pela primeira vez em setembro de 2015 pelo detector LIGO – “Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory” (“Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser”).

Apresentação de Larissa na Escola Avelino

Ao final das apresentações, o estudante Kaua acompanhou os alunos até a quadra da Escola Avelino, local em que apresentou um “protótipo de máquina fotográfica gigante”:  um cubo bem grande feito de papelão com um buraco para colocar a cabeça dentro para enxergar a projeção de imagens (de objetos externos) produzidas pela luz que entrava por um pequeno furo.

Experimento realizado por Kaua na quadra da Escola Avelino

Os bolsistas do IFSP agradeceram muito o empenho dos gestores e dos professores da escola Avelino para que estas atividades de divulgação e educação científica acontecessem com sucesso, para motivar mais alunos a se interessarem e estudarem temas científicos.

Professores Ricardo, Francisco e Graziela com bolsistas do IFSP na quadra da Escola Avelino

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página