Início > O que é? > Notícias > Alunos de edificações visitam construção em Steel Frame
Visita Técnica

Alunos de edificações visitam construção em Steel Frame

Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 16h05 | Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 16h05 | Acessos: 1607

Visando o aprofundamento educacional e pessoal dos alunos do terceiro e quarto módulo de curso de Técnico em Edificações, a professora Jéssica Pereira Oliveira juntamente com a empresa Plani Construções organizaram uma visita técnica à uma obra que está sendo executada com o sistema estrutural Steel Frame. A visita ocorreu no dia 25 de agosto de 2018 em uma obra sobre uma residência em alvenaria na cidade de Ubatuba-SP.

Steel Frame é um sistema construtivo, ainda pouco utilizado em nossa região, mas cujas características são bastante vantajosas quando se trata de agilidade na obra. Como o nome diz, são estruturas modulares de perfis metálicos de leve peso. Todo o procedimento de execução é diferenciado do convencional. O fechamento das paredes modulares é executado em placas cimentícias na parte externa e em chapas de gesso para drywall na face interna. Entre os perfis, para proporcionar o isolamento acústico entre cômodos, é executado um preenchimento do núcleo com manta de lã de vidro, lã de rocha ou lã de pet. A cobertura também é constituída de estrutura em perfis leves de aço.

Sendo um sistema construtivo leve, as cargas impostas às fundações são bem menores do que o sistema convencional de alvenaria e os módulos de perfis metálicos pré-fabricados permitem maior agilidade na execução e um canteiro de obra limpo, com melhores condições de trabalho para os operários. O proprietário do imóvel comenta que soube deste sistema construtivo através de seu filho, além disso, disse que está muito contente com o desempenho e agilidade da obra.

Os alunos ficaram encantados com um sistema construtivo tão diferente do convencional e adoraram a experiência. As visitas técnicas são excelentes oportunidades para que os alunos ampliem seus conhecimentos e vivenciem extraclasse aquilo que é aprendido em salas de aulas. Proporcionar experiências de visita técnicas aos alunos é sempre muito gratificante aos professores e colaboradores e uma excelente forma de inserir o aluno na comunidade.

Fonte: Prof.ª Jéssica Pereira Oliveira