Técnico em Edificações

Alunos de Edificações Aprendem sobre Telhados com o Uso de Maquetes

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 09h40 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 09h40

Na disciplina de PR2E2 (Práticas da Construção Civil 2), do curso Técnico em Edificações, foi proposto o desenvolvimento de uma maquete física para a prática de execução de telhados. Para isso, cada um dos 6 grupos desenvolveram o projeto de um telhado no formato L, envolvendo tanto o seu estilo e como o seu sistema estrutural. As atividades foram realizadas no Laboratório Integrado de Construção Civil (LIEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba (IFSP CAR).

Com a definição do desenho do telhado e estilo do mesmo, cada grupo escolheu o design e os materiais que seriam utilizados para representar a estrutura do telhado: pilares, vigas, caibros, ripas, entre outros.

A maquete foi desenvolvida em aula sob a orientação da Profa. Clarissa Madruga Custódio e do Prof. Me. Joao Pedro Bitencourt Batista, o que levou em torno de um mês e meio de atividades semanais. Além do aperfeiçoamento das habilidades manuais, os alunos puderam visualizar cada elemento do telhado, seus encaixes, sequência e métodos de instalação, além do efeito estético e funcional.

Figura 1. Execução da maquete de telhado.

A alternativa de usar maquete em uma aula prática foi principalmente devido ao grande número de detalhes e à falta de recursos e espaço suficiente para a execução de um telhado completo em escala real.

Figura 2. Parte interna da estrutura do telhado.

Figura 3. Execução da estrutura do telhado.

Figura 4. Execução da estrutura do telhado.

Figura 5.Execução de estrutura do telhado.

Figura 6. Execução de estrutura do telhado.

Figura 7. Instalação do forro na maquete de telhado.

Figura 8. Telhado com telhas do estilo "onduline".

Figura 9. Vista superior de um dos telhados.

Figura 10. Interior da estrutura com forro inclinado.

Figura 11. Parte interna da estrutura do telhado com forro inclinado.

Figura 12. Telhado com acabamentos de tabeira e estrutura com pilares redondos.

Figura 13. Telhado com telhas do estilo "onduline" e cobertura com a manta "durafoil".

Para a Profa. Clarissa, o resultado final foi muito satisfatório, pois os alunos puderam experimentar o projeto, a execução e a visualização das partes de um telhado, ou seja, entender a dinâmica do telhado nos quesitos forma, função e  estética, conforme o objetivo proposto pela prática.

O aluno Adaildes Mendes Martins relatou que foi uma experiência incrível trabalhar em um projeto tão ousado e que esse aprendizado o ajudará futuramente a trabalhar, tanto no projeto como na execução de telhados. Para a aluna Alessandra Sulamita Ferreira, a realização dessa atividade facilitou o seu entendimento e mudou totalmente o seu pensamento a respeito do projeto e da execução de telhados. Por fim, os alunos Gabriel Carbonari Pantojo da Silva, Héliton Felipe dos Santos, Tyfani Thais Pereira dos Santos, Vinícius dos Santos Marcelo e Wellington dos Santos relataram que a execução da maquete foi uma experiência diferente, e que apesar de parecer complicada inicialmente, foi possível aprender muito durante o processo, facilitando o entendimento referente aos telhados. Para eles, o aprendizado dessa atividade prática será lembrado por toda a vida.

Figura 14. Alguns alunos da disciplina (André Luiz Silva, Alan Pereira Ramos, William Weingartner de Crixi e Nathan Victor Barreto Pereira) com a Profa. Clarissa e Prof. João Pedro (da esquerda para a direita) no LIEC do IFSP CAR.

Fonte: Texto de autoria da Profa. Clarissa Madruga Custódio e revisão da Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis. Fotos do arquivo pessoal da Profa. Clarissa Madruga Custódio.