Início > Noticias > Alunos de Administração e Processos Gerencias visitam o Porto de São Sebastião
Visita Técnica

Alunos de Administração e Processos Gerencias visitam o Porto de São Sebastião

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 14h10 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 14h10

No dia 01 de Abril de 2019, 23 alunos dos cursos Técnico em Administração e Tecnólogo em Processos Gerencias visitaram o Porto de São Sebastião. A Companhia Docas de São Sebastião, conhecida como Porto de São Sebastião, é uma sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo. Representa na região do litoral norte e vale do Paraíba uma grande estrutura que envolve diversas empresas, profissionais e processos de trabalho, os quais para operar de forma eficiente dependem de todo um trabalho de gestão. Ao conhecer este porto, sua importância para região do Litoral norte Paulista, sua gestão, estrutura, negócios, assim como o funcionamento das operações logísticas pode proporcionar aos alunos e futuros profissionais grande experiência da prática de gestão, tornando-se inspiração para sua formação, qualificação e vida profissional.

Na visita, os alunos foram recebidos na Administração do Porto pelos Analistas Ambientais da DTA Engenharia Luciana Mota e Henrique Cândido qual apresentaram um vídeo institucional e explicaram diversas atividades internas, de proteção ao Meio Ambiente, os cuidados tomados, a certificação ISO 14001 e ações tomadas para mantê-las. Em seguida, o Gerente de Operações do Porto Marcos Tenório apresentou os negócios e seus volumes, suas vantagens estruturais, a importância para a região, números de empregados diretos e indiretos, tipos de operações suportadas, a logística da região, a importância dos modais logísticos e as perspectivas de crescimento do Porto com o projeto de ampliação e a conclusão das obras da Nova Tamoios.

Em um segundo momento, os alunos foram até o Porto para visita em Loco, neste local puderam conhecer os cuidados com segurança deste a portaria até o cais, viram os equipamentos de pesagem de caminhões e os equipamentos de purificação do Ar. No Cais viram um Navio de Barrilha, conheceram os berços, ancoradouros e lhes foi explicado os detalhes e cuidados destas operações. Por fim, os alunos conheceram o CEATE, qual cuida de emergências e acidentes que vierem ocorrer no Porto, foi lhes explicado sobre diversos equipamentos de segurança, os barcos de emergência, vestimentas e os procedimentos preventivos e reativos para isso.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Rodrigo Antonio dos Santos e Roberto Costa Moraes. Contaram com a contribuição especial do Professor Bruno Mazzola.

Os alunos ficaram muito agradecidos a visita ao Porto, apresentaram muita curiosidade sobre o local e ficaram satisfeitíssimos com oportunidade e a experiência adquirida.

Autor: Rodrigo Antonio dos Santos