Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
LICENCIATURAS

Alunos das Licenciaturas do IFSP-CAR apresentaram trabalhos no ENALIC de 2023

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 19h42 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 19h58

Entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, diversos estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresentaram (alguns de modo presencial e outros de modo remoto) trabalhos no IX Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC) que ocorreu na cidade de Lajeado no Rio Grande do Sul (RS); mais informações a respeito podem ser obtidas pelo link: <https://www.enalic.com.br/>. Em paralelo a este evento ocorreram também, simultaneamente, o VIII Seminário Nacional do PIBID e o III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica. Este evento ocorreu na Univates – Universidade do Vale do Taquari. O ENALIC consolidou-se, desde a sua primeira edição em 2010, pelo debate plural que provoca acerca das Licenciaturas, além da buscar a valorização e incentivar a produção de conhecimento científico na área. Nesta edição, o tema central do evento foi: “Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais”.

Imagem 1 – Fauez, Mariana, Marcos, Erik e Felipe no ENALIC de 2023Imagem 1 – Fauez, Mariana, Marcos, Erik e Felipe no ENALIC de 2023

O ENALIC tem o objetivo de promover um espaço de diálogo entre professores(as) da educação básica e professores(as) do ensino superior, licenciandos(as), pesquisadores(as), pós-graduandos(as) e demais profissionais da educação, a partir de debates com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores da educação básica. Durante o evento, as discussões têm como mote as políticas educacionais atuais, especificamente aquelas com impactos na formação inicial e continuada de professores e professoras. Assim, os(as) congressistas poderão acessar discussões atuais, encontrar caminhos para dilemas de suas práticas investigativas e/ou docentes, a partir dos momentos de debate promovidos por professores(as) e pesquisadores(as) com acúmulo teórico e investigativo consistente nessas áreas. A realização do ENALIC pretende colaborar para que novas redes colaborativas sejam firmadas, que haja socialização de experiências exitosas e que se fortaleça a discussão em torno da formação de professores(as), sempre com horizonte para a construção de uma Educação para uma sociedade inclusiva, com equidade, socialmente referenciada, comprometida com os Direitos Humanos e ambientalmente responsável.

Imagem 2 – Página do IX ENALIC na internetImagem 2 – Página do IX ENALIC na internet

Os trabalhos acadêmicos abaixo que foram apresentados no ENALIC de 2023 pelos estudantes dos cursos de licenciatura em matemática e em física do IFSP-Caraguatatuba, foram escritos em coautoria com seus professores e/ou orientadores que são docentes do IFSP-Caraguatatuba e com professores de outras instituições de ensino. Dos alunos do IFSP-Caraguatatuba citados abaixo, os licenciandos em matemática citados são bolsistas do PIBID, enquanto a licencianda em física (Nicoli) é bolsista do Programa de Residência Pedagógica.

Imagem 3 – Estudantes do IFSP (de todo o estado de SP) presentes no IX ENALICImagem 3 – Estudantes do IFSP (de todo o estado de SP) presentes no IX ENALIC

Cinco estudantes da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba foram para Lajeado no Rio Grande do Sul para apresentar seus trabalhos de modo presencial: Erik Hideki Fukumoto, Fauez Yoiti Rachid Ueno, Felipe Rodrigues Andrade, Marcos José de Lima Filho e Mariana da Silva Binati. Estes alunos agradecem ao IFSP pelos recursos financeiros fornecidos para que eles pudessem participar presencialmente do evento. O projeto para solicitar estes recursos, intitulado “Participação dos Estudantes da Licenciatura em Matemática no IX Encontro Nacional das Licenciaturas - Inscrição para Programa de Ações Universais 2023” foi elaborado pela professora Natália Nassiff Braga, docente em disciplinas da área da educação dos dois cursos de licenciatura do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 4 – Erik e Felipe durante a apresentação de seu trabalho no ENALICImagem 4 – Erik e Felipe durante a apresentação de seu trabalho no ENALIC

Os licenciandos em matemática Felipe Rodrigues Andrade e Erik Hideki Fukumoto apresentaram de modo presencial o trabalho acadêmico “Um relato de experiência sobre a abordagem do conteúdo de probabilidade e estatística por meio de um jogo no âmbito do PIBID” que foi escrito em coautoria com a professora Gisele Virgovino de Sousa Bonfim (que é supervisora do PIBID) e os professores Luis Américo Monteiro Junior e Rafael Nogueira Luz (que são docentes do IFSP-Caraguatatuba).

Imagem 5 – Trabalho apresentado por Felipe e ErikImagem 5 – Trabalho apresentado por Felipe e Erik

Os licenciandos em matemática Marcos José de Lima Filho, Fauez Yoiti Rachid Ueno e Mariana da Silva Binati apresentaram de modo presencial o trabalho acadêmico “Um relato de experiência sobre o desenvolvimento e aplicação do jogo das funções no ensino médio no âmbito do PIBID” que foi escrito em coautoria com a professora Gisele Virgovino de Sousa Bonfim (que é supervisora do PIBID) e o professor Rafael Nogueira Luz (que é docente do IFSP-Caraguatatuba).

Imagem 6 – Trabalho apresentado por Marcos, Fauez e MarianaImagem 6 – Trabalho apresentado por Marcos, Fauez e Mariana

Os licenciandos em matemática Ana Paula Teixeira Rodrigues dos Santos e Otoniel Ferreira Faustino apresentaram de modo remoto o trabalho acadêmico “A utilização de jogos como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática: produto com dadinhos IV” que foi escrito em coautoria com a professora Elaine Albrecht (que é supervisora do PIBID) e os professores Luis Américo Monteiro Junior e Natália Nassiff Braga (que são docentes do IFSP-Caraguatatuba).

Imagem 7 – Trabalho apresentado por Ana Paula e OtonielImagem 7 – Trabalho apresentado por Ana Paula e Otoniel

A licencianda em física Nicoli Rocha Santos apresentou de modo remoto o trabalho acadêmico “Relato de um experimento sobre corrente e resistência elétrica realizado no âmbito do Programa de Residência Pedagógica” que foi escrito em coautoria com Flavio Gil Alves Paiva (licenciando em física pelo IFSP-Caraguatatuba e bolsista residente do Programa de Residência Pedagógica), a professora Jadilene Rodrigues Xavier (que é preceptora do Programa de Residência Pedagógica) e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (que é docente do IFSP-Caraguatatuba).

Imagem 8 – Nicoli durante a sua apresentaçãoImagem 8 – Nicoli durante a sua apresentação

Finalmente os licenciandos em matemática Taciane de Lucas Morales e Jonas de Oliveira Júnior tiveram dois trabalhos aprovados, mas que não puderam ser apresentados presencialmente durante o transcorrer do evento entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023. Entretanto, segundo informação fornecida pelos organizadores do IX ENALIC, estes dois trabalhos poderão ser apresentados posteriormente de modo remoto pelos seus autores, em data a ser definida.

Um destes dois trabalhos, intitulado “A utilização de jogos para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental”, tem como autores, pela ordem, Taciane de Lucas Morales, Jonas de Oliveira Júnior, a professora Elaine Albrecht (que é supervisora do PIBID), a professora Natália Nassiff Braga e o professor Rafael Nogueira Luz (ambos docentes do IFSP-Caraguatatuba).

Imagem 9 – Trabalho de Taciane e JonasImagem 9 – Trabalho de Taciane e Jonas

O outro destes dois trabalhos, intitulado “Um relato de experiência sobre as contribuições do PIBID na formação docente em matemática”, tem como autores, pela ordem, Jonas de Oliveira Júnior, Taciane de Lucas Morales, a professora Elaine Albrecht (que é supervisora do PIBID), a professora Natália Nassiff Braga e o professor Luis Américo Monteiro Junior (ambos docentes do IFSP-Caraguatatuba).

Imagem 10 – Trabalho de Jonas e TacianeImagem 10 – Trabalho de Jonas e Taciane

A participação dos licenciandos em Matemática e em Física pelo IFSP-Caraguatatuba no IX ENALIC de 2023, colaborou bastante para o desenvolvimento acadêmico deles. A presença em congressos e em outras atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão similares a esta é muito importante para o amadurecimento intelectual dos estudantes e têm sido incentivadas pelos professores dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Física do IFSP-Caraguatatuba junto aos alunos destes cursos. Estudantes que tenham interesse a respeito e queiram desenvolver projetos semelhantes a estes (para também poderem produzir trabalhos de pesquisa para serem apresentados em congressos) podem contatar estes professores pelos seus e-mails institucionais.

Fonte: professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Natália Nassiff Braga

registrado em:
Fim do conteúdo da página