Alunos da Licenciatura em Matemática realizam atividades de extensão em Projeto Social de Caraguatatuba
Nos dias 10 e 12 de março de 2025, foram realizadas atividades de extensão com adolescentes que fazem parte do projeto social conduzido pelo Instituto Alicerce em parceria com a Casa Beija Flor de Caraguatatuba.
As atividades foram conduzidas por alunos do 3º semestre do curso de Licenciatura em Matemática e fazem parte do projeto de extensão “Oficinas Matemáticas como Forma de Aproximação entre o IFSP e as Escolas Municipais de Caraguatatuba”.
Imagem 1 Grupo de alunas interagindo com as cédulas desenvolvidas pelos licenciandos
Imagem 2 Grupo de alunos fazendo a divisão utilizando cédulas
Imagem 3 Alunos interagindo com o jogo das garrafinhas
Imagem 4 Grupo de alunas estudando as frações através do jogo das garrafinhas
Este projeto tem como objetivo fazer com que os licenciandos pesquisem formas e metodologias inovadoras de expor conteúdos de matemática do Ensino Fundamental, através de oficinas educacionais.
Os licenciandos escolheram os temas: “O algoritmo da divisão” e “O significado das frações e frações equivalentes”. Os temas foram abordados utilizando materiais manipuláveis e dinâmicas de jogos individuais e cooperativos, pensados e desenvolvidos pelos licenciandos em reuniões realizadas durante o semestre.
Imagem 5 Jogo das Garrafinhas desenvolvido pelos licenciandos para o estudo de frações
Imagem 6 Cédulas utilizadas na atividade sobre o algoritmo da divisão
Imagem 7 Licenciandos e adolescentes que participaram das atividades
As atividades atenderam dez alunos durante os dois dias de aplicação, sendo supervisionadas pelos professores Dalton Couto e Marcelo Moreno da Licenciatura em Matemática.
O grupo agradece ao Instituto Alicerce e à Casa Beija Flor por proporcionarem a oportunidade de levarmos formas diversificadas de ensino da Matemática aos alunos do projeto.
Fonte: Prof. Dr. Dalton Couto Silva
Redes Sociais