Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão

Alunos da escola Trombini participaram de atividades educacionais no IFSP

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 20h29 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 20h31

No dia 17 de novembro de 2022, quinta-feira, pela tarde, entre 14h30 e 17h, um grupo de alunos do ensino médio da Escola Estadual Comendador Mário Trombini, localizada no bairro Jaraguazinho do município de Caraguatatuba, visitaram o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde participaram de diversas atividades educacionais de cunho científico e conheceram as instalações de ensino do IFSP. Eles realizaram esta visita acompanhados pelos professores José Carlos da Rocha e Thauan Vicarone: em particular, Thauan se graduou no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. A visita foi agendada a partir do contato inicial estabelecido entre o professor José Carlos e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba e que organizou os diversos momentos dessa visita. Esta foi uma atividade de extensão que foi organizada com o apoio de diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 - Alunos e professores da Escola Trombini na entrada do IFSPImagem 1 - Alunos e professores da Escola Trombini na entrada do IFSP

As ações de ensino e de divulgação científica de recepção aos visitantes foram realizadas por sete estudantes do IFSP-Caraguatatuba, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos e atividades de pesquisa, de extensão e de ensino: Alisson Roberto Fonseca, Amanda Salgueiro de Souza, José Euripedes Bezerra Brito, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Kamily da Silva Xavier, Marcos Vinícius de Andrade Rodrigues Pimentel e Liane Laura Peixoto Guimarães.

Imagem 2 – Alisson, Liane, Kamily, Rodrigo, José, Amanda e Ricardo PlazaImagem 2 – Alisson, Liane, Kamily, Rodrigo, José, Amanda e Ricardo Plaza

Imagem 3 – Marcos Pimentel e Ricardo PlazaImagem 3 – Marcos Pimentel e Ricardo Plaza

Na entrada do prédio do IFSP-Caraguatatuba, os alunos da Escola Trombini apresentaram documento de identificação para poderem ingressar nas instalações do IFSP.

Imagem 4 – Professores José Carlos, Ricardo Plaza e Thauan VicaroneImagem 4 – Professores José Carlos, Ricardo Plaza e Thauan Vicarone

Após entrarem no prédio do IFSP-Caraguatatuba, os alunos da Escola Trombini foram conduzidos ao auditório da instituição, onde puderam assistir às apresentações realizadas pelos orientados do professor Ricardo Plaza.

Imagem 5 – Visitantes no auditórioImagem 5 – Visitantes no auditório

No início, antes das apresentações, a diretora geral do IFSP-Caraguatatuba, Juliana Bárbara Moraes, deu as boas-vindas aos visitantes e explicou um pouco acerca do IFSP e de seus cursos.

Imagem 6 – Diretora Juliana Bárbara MoraesImagem 6 – Diretora Juliana Bárbara Moraes

Imagem 7 – Juliana Bárbara Moraes explica acerca do funcionamento do IFSP aos visitantesImagem 7 – Juliana Bárbara Moraes explica acerca do funcionamento do IFSP aos visitantes

O aluno Marcos Vinícius de Andrade Rodrigues Pimentel, que estuda no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, explicou um pouco acerca da sua trajetória escolar e do seu curso de graduação, bem como discorreu brevemente sobre alguns bons canais de divulgação científica do YouTube, em particular aqueles que apresentam o selo de qualidade “Science Vlogs Brasil”.

Imagem 8 – Marcos em sua explanaçãoImagem 8 – Marcos em sua explanação

A aluna Liane Laura Peixoto Guimarães, discente do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSP-Caraguatatuba, também discorreu brevemente sobre a sua trajetória acadêmica, bem como acerca do perfil do curso técnico em que está matriculada. Liane atualmente é orientada do professor Ricardo Plaza no projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP (Edital 493 de 23/12/2021).

Imagem 9 – Liane durante a sua explanaçãoImagem 9 – Liane durante a sua explanação

Na sequência ocorreram cinco apresentações por meio de slides. A primeira apresentação feita por José Euripedes Bezerra Brito, intitulada “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”, versou sobre a área da Astrobiologia que, usando metodologias científicas, estuda as possibilidades de existência de vida fora da Terra. José é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica também denominado “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica” e fomentado com bolsa da FAPESP.

Imagem 10 – Apresentação feita por JoséImagem 10 – Apresentação feita por José

A segunda apresentação da tarde, intitulada “Etnoastronomia”, foi feita pelo aluno Alisson Roberto Fonseca, que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e é orientado do professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Etnoastronomia, Divulgação Científica e Educação”, fomentado com bolsa PIBIFSP.

Imagem 11 – Apresentação feita por AlissonImagem 11 – Apresentação feita por Alisson

A terceira apresentação desta tarde, sobre a “Astronomia Egípcia”, foi feita por Amanda Salgueiro de Souza, que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e foi orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física”, com bolsa PIBIFSP-AF fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP, entre setembro de 2021 e agosto de 2022.

Imagem 12 – Apresentação feita por AmandaImagem 12 – Apresentação feita por Amanda

A quarta apresentação, intitulada “Mulheres na Física”, foi feita pela aluna Kamily da Silva Xavier que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e foi orientado pelo professor Ricardo Plaza até outubro de 2022 no projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, um projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, segundo o Edital 493 de 23/12/2021.

Imagem 13 – Apresentação feita por KamilyImagem 13 – Apresentação feita por Kamily

A quinta apresentação, intitulada “Trajetória no Curso de Licenciatura em Física”, foi feita por Rodrigo de Siqueira Bicudo, aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que foi orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, fomentado com bolsa da FAPESP, entre novembro de 2021 e outubro de 2022.

Imagem 14 – Apresentação feita por RodrigoImagem 14 – Apresentação feita por Rodrigo

Os alunos da Escola Trombini mostraram interesse pelos temas abordados nas diversas apresentações que foram realizadas. Na sequência eles fizeram um “tour” por diversos dos espaços didáticos do IFSP-Caraguatatuba, começando pelo laboratório de Física.

Imagem 15 – Visitando o Laboratório de FísicaImagem 15 – Visitando o Laboratório de Física

Na Biblioteca do IFSP-Caraguatatuba os alunos da escola Trombini puderam escutar uma explicação do servidor técnico-administrativo Marcio Pinho acerca de como ter acesso ao vasto acervo desta biblioteca.

Imagem 16 – Visitando a BibliotecaImagem 16 – Visitando a Biblioteca

Imagem 17 – Marcio explica aos visitantes a respeito da BibliotecaImagem 17 – Marcio explica aos visitantes a respeito da Biblioteca

Próximo à entrada do Laboratório de Matemática, a servidora técnico-administrativa e pedagoga Mariângela de Lara Moraes Daibert explicou aos visitantes a respeito do funcionamento do “Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas” (NAPNE) do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 18 – Mariângela explica aos visitantes a respeito do NAPNEImagem 18 – Mariângela explica aos visitantes a respeito do NAPNE

Nas proximidades da cantina do IFSP-Caraguatatuba, o aluno Jonathan Campos Machado Perobeli explicou um pouco aos visitantes acerca do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, curso no qual ele estuda.

Imagem 19 – Jonathan Campos Machado PerobeliImagem 19 – Jonathan Campos Machado Perobeli

Imagem 20 – Jonathan explica aos visitantes acerca do curso em que estudaImagem 20 – Jonathan explica aos visitantes acerca do curso em que estuda

Na sala dos professores do IFSP-Caraguatatuba, o professor Ricardo Soares Mota Silva, docente de química do IFSP-Caraguatatuba, explicou aos visitantes acerca do Curso Técnico em Meio Ambiente, curso do qual ele é o atual coordenador.

Imagem 21 – Professor Ricardo Soares conversa com os visitantesImagem 21 – Professor Ricardo Soares conversa com os visitantes

O professor Ricardo Soares gentilmente acompanhou os visitantes até o Laboratório de Ciências Naturais, onde, com o apoio do servidor técnico-administrativo Jucelio Lago Saturno, foi explicado um pouco acerca deste laboratório e dos seus equipamentos para realizar experimentos e investigações nas áreas de biologia e de química, por exemplo.

Imagem 22 – Visita ao Laboratório de Ciências NaturaisImagem 22 – Visita ao Laboratório de Ciências Naturais

Durante a visita ao IFSP-Caraguatatuba, Thauan encontrou-se com o professor Ronaldo Rodrigues Chaves que é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, curso no qual Thauan se formou como professor de Matemática.

Imagem 23 – Professores Ronaldo Chaves, Thauan Vicarone e Ricardo PlazaImagem 23 – Professores Ronaldo Chaves, Thauan Vicarone e Ricardo Plaza

Os professores José Carlos e Thauan agradeceram os estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba que organizaram a recepção aos alunos da Escola Trombini e que realizaram as apresentações feitas nesta tarde.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que os projetos de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e coordenados pelo professor Ricardo Plaza, proporcionam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página