Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Alunos da Escola Idalina Visitaram o IFSP e Assistiram a Apresentações Científicas

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 15h48 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 15h58

No dia 31 de maio de 2022, terça-feira, pela tarde, entre 14h e 17h, 20 alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Idalina do Amaral Graça (situada no bairro do Ipiranguinha do município de Ubatuba) visitaram o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde participaram de diversas atividades educacionais científicas. Eles realizaram esta visita acompanhados pela professora Roberta Felipe e pela professora Karoline Kristini que lecionam na Escola Idalina. A visita foi organizada a partir do contato inicial estabelecido entre a professora Roberta Felipe e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 - Alunos da Escola Idalina em frente ao prédio do IFSP-CaraguatatubaImagem 1 - Alunos da Escola Idalina em frente ao prédio do IFSP-Caraguatatuba

Estas atividades de ensino e divulgação científica foram realizadas por 9 estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, de extensão e de ensino: Alisson Roberto Fonseca, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Amanda Salgueiro de Souza, Nicoli Rocha Santos, José Euripedes Bezerra Brito, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Marlon Fontes do Rosario, Isis Burgomeister Pustiglione e Luis Guilherme Fernandes Pereira.

Imagem 2 – Professores Roberta, Ricardo e KarolineImagem 2 – Professores Roberta, Ricardo e Karoline

Na entrada do prédio do IFSP-Caraguatatuba, os alunos da Escola Idalina apresentaram o comprovante de vacinação contra COVID-19.

Imagem 3 – Alunos e professores da Escola Idalina em visita ao IFSPImagem 3 – Alunos e professores da Escola Idalina em visita ao IFSP

Após entrarem no prédio do IFSP-Caraguatatuba, os alunos da Escola Idalina fizeram um breve giro pelos diferentes espaços de ensino existentes no IFSP, como laboratórios, a quadra e a biblioteca, onde a bibliotecária Mariana Maltez Fialho explicou aos visitantes a respeito do seu funcionamento e do acervo de livros.

Imagem 4 – Mariana Maltez explica sobre o funcionamento da BibliotecaImagem 4 – Mariana Maltez explica sobre o funcionamento da Biblioteca

O giro de visita aos espaços didáticos do IFSP terminou no auditório onde os alunos da Escola Idalina se instalaram. O Diretor Adjunto Educacional do IFSP-Caraguatatuba Kalebe Monteiro Xavier explicou para os alunos visitantes um pouco sobre o funcionamento do IFSP e sobre os cursos existentes nesta instituição.

Imagem 5 – Kalebe explica sobre os cursos do IFSP aos alunos da Escola IdalinaImagem 5 – Kalebe explica sobre os cursos do IFSP aos alunos da Escola Idalina

Na sequência os alunos da escola Idalina assistiram a nove apresentações científicas realizadas pelos nove orientados do professor Ricardo Plaza presentes.

Imagem 6 – Alunos da Escola Idalina escutam as explicações feitas por KalebeImagem 6 – Alunos da Escola Idalina escutam as explicações feitas por Kalebe

A primeira apresentação da tarde, sobre “Etnoastronomia” foi feita por Alisson Roberto Fonseca, aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba que é orientado do professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Etnoastronomia, Divulgação Científica e Educação”, fomentado com bolsa PIBIFSP.

Imagem 7 – Apresentação feita por AlissonImagem 7 – Apresentação feita por Alisson

A segunda apresentação, sobre Ensino de Física, Divulgação Científica e Astrofísica de Galáxias, foi feita por Higor Felipe Gonçalves de Arruda, aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de Física e divulgação científica a partir do estudo da astrofísica de galáxias”, fomentado com bolsa da FAPESP.

Imagem 8 – Apresentação feita por HigorImagem 8 – Apresentação feita por Higor

A terceira apresentação, sobre a “História da Astronomia”, foi feita por Amanda Salgueiro de Souza, que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física”, com bolsa PIBIFSP-AF fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP.

Imagem 9 – Apresentação feita por AmandaImagem 9 – Apresentação feita por Amanda

A quarta apresentação, intitulada “A Teoria do Big Bang – Breve Resumo”, foi feita por Nicoli Rocha Santos, que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências”, fomentada com bolsa PIBIFSP.

Imagem 10 – Apresentação feita por NicoliImagem 10 – Apresentação feita por Nicoli

A quinta apresentação, intitulada “Astrobiologia no Ensino de Física”, foi feita por José Euripedes Bezerra Brito, que é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP (Edital 493 de 23/12/2021).

Imagem 11 – Apresentação feita por José EuripedesImagem 11 – Apresentação feita por José Euripedes

A sexta apresentação, sobre Alfabetização Científica, Percepção da Ciência e Atividades Educacionais de Divulgação Científica, foi feita por Rodrigo de Siqueira Bicudo, aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, fomentado com bolsa da FAPESP.

Imagem 12 – Apresentação feita por RodrigoImagem 12 – Apresentação feita por Rodrigo

A sétima apresentação, sobre o livro “O mundo assombrado pelos demônios” escrito pelo astrofísico Carl Sagan (1934-1996), foi feita por Marlon Fontes do Rosario, que é aluno do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba e orientado pelo professor Ricardo Plaza também no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP (Edital 493 de 23/12/2021).

Imagem 13 – Apresentação feita por MarlonImagem 13 – Apresentação feita por Marlon

A oitava apresentação, sobre “Criptografia, educação atemática e divulgação científica”, foi feita por Isis Burgomeister Pustiglione, que é aluna do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã”, com bolsa de extensão fomentada pelo IFSP (Edital 05 de 04/01/2022).

Imagem 14 – Apresentação feita por IsisImagem 14 – Apresentação feita por Isis

A nona e última apresentação, sobre a origem da consciência e a filosofia da mente, foi feita por Luis Guilherme Fernandes Pereira, que é aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência” com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq.

Imagem 15 – Apresentação feita por Luis GuilhermeImagem 15 – Apresentação feita por Luis Guilherme

Os alunos da Escola Idalina mostraram interesse pelos temas abordados nas diversas atividades que foram realizadas. As professoras Roberta e Karoline agradeceram os estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba que organizaram a recepção aos alunos da Escola Idalina e que realizaram as apresentações feitas nesta tarde.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que os projetos de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e coordenados pelo professor Ricardo Plaza, proporcionam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página