Educação Científica

Alunos da Escola Dr. Eduardo visitaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 16h25 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 21h47

Na tarde do dia 06 de abril de 2018, sexta-feira, entre 14h30 e 16h, alunos da Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior visitaram o Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e participaram de atividades educacionais científicas que ocorreram no auditório da instituição e que foram organizadas com o apoio de ex-bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Izabela Duarte, Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rodrigo Henrique Revelete Godoy), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa da FAPESP), Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa institucional PIBIFSP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa da FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Estiveram presentes também alunos de diferentes cursos do próprio IFSP-Caraguatatuba.

Professor Eduardo junto a alunos que visitaram o IFSP

Os estudantes de ensino médio da Escola Dr. Eduardo vieram ao IFSP acompanhados pelos seus professores Eduardo Silva Neto (de Sociologia) e Gisele Sousa (de Matemática e Física). Os alunos que participaram desta visita estão atualmente cursando a disciplina “Fábrica de Aplicativos” e têm um “Projeto de Vida” associado à área de Tecnologia.

Professores Ricardo, Gisele e Eduardo

O professor Eduardo que é o Professor Coordenador da Área (PCA) de Humanidades da Escola Dr. Eduardo entrou em contato, previamente, com o professor Ricardo Plaza, de modo a que fossem organizados os detalhes desta visita e fosse reservado o auditório da instituição com esse propósito.

Público presente assiste as apresentações sobre temas científicos realizadas

O professor Ricardo Plaza de início apresentou seus bolsistas e ex-bolsistas que estavam presentes no auditório e explicou um pouco da história do câmpus de Caraguatatuba do IFSP. Em seguida, o estudante João Pereira Neto (do curso de Licenciatura em Matemática) realizou uma apresentação de caráter audiovisual, sobre o seu tema de pesquisa em sua atual iniciação científica: as ondas gravitacionais. João lembrou que a sua bolsa de iniciação científica PIBIC (financiada pelo CNPq) iniciou-se em agosto de 2017 e dois meses após isto, em outubro de 2017, o Prêmio Nobel de Física foi conferido justamente a três pesquisadores que participaram dos esforços para as recentes detecções de ondas gravitacionais: Rainer Weiss, Barry C. Barish and Kip S. Thorne. Para se aprofundar um pouco mais no tema, João utilizou uma simulação que pode ser acessada gratuitamente no site PhET da Universidade do Colorado, intitulada “Irradiando carga” (disponível aqui), de modo a traçar paralelos entre as ondas gravitacionais e as ondas eletromagnéticas.

Uma animação com caráter didático acerca da produção de ondas gravitacionais a partir da fusão de dois buracos negros pode ser assistida aqui.

Imagem do processo de fusão de dois buracos negros provocando ondas gravitacionais

O interessante artigo (em português) intitulado “Ondas gravitacionais são detectadas pela terceira vez” pode ser lido aqui. No site do LIGO (“Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory”), o observatório norte-americano em que as ondas gravitacionais foram observadas pela primeira vez, há muitos textos (em inglês), vídeos e imagens úteis para compreender mais sobre este tema; um bom começo é o texto “O que são ondas gravitacionais?” (“What are Gravitational Waves?”), disponível (em inglês) para ser lido aqui. Use a ferramenta “Traduzir para o português” do seu navegador na internet, se necessitar ler uma versão em português; para isso, tecle com o botão direito do mouse sobre um ponto qualquer da página do site). Os artigos que se seguem no site do LIGO, a este texto de caráter introdutório, também são bastante didáticos para compreender melhor o tema.

Apresentação de João sobre sua pesquisa acerca das ondas gravitacionais

Em seguida, outros três bolsistas de iniciação científica (todos eles estudantes do curso de Licenciatura em Física) orientados pelo professor Ricardo Plaza apresentaram resumidamente as características de seus trabalhos de pesquisa: Diego Peres (sobre divulgação científica e ensino de física envolvendo energia escura e matéria escura), Rafael Sorensen (sobre o uso da ficção científica no ensino de física) e Rafael Brock (sobre o uso de simulações e modelagens de fenômenos da natureza no ensino de física).

Rafael Sorensen, Diego, João e Rafael Brock

Atividades de divulgação e educação científica deste tipo são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é apresentar temas que estão situados na fronteira do conhecimento científico atual e despertar os interesses de jovens alunos de escolas de ensino fundamental e de ensino médio por áreas científicas. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.