Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Alunos da Escola Celestino Visitaram o IFSP e Assistiram a Atividades Educacionais

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 09h28 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 09h34

No dia 06 de junho de 2022, segunda-feira, pela tarde, aproximadamente entre 14h e 16h30, 13 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual José Celestino Aranha (situada no bairro do Horto Florestal do município de Ubatuba) visitaram o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde participaram de diversas atividades educacionais científicas. Eles realizaram esta visita acompanhados pelos seus professores de matemática Nelson Aparecido de Souza e Marilene Batista Rodrigues que se formaram no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e atualmente lecionam na Escola Celestino. A visita foi organizada a partir do contato inicial estabelecido entre a coordenadora Katia Cristina da Silva Meireles (da Escola Celestino) e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 - Alunos da Escola Celestino em frente ao prédio do IFSP-CaraguatatubaImagem 1 - Alunos da Escola Celestino em frente ao prédio do IFSP-Caraguatatuba

Estas atividades de ensino e divulgação científica foram realizadas por 9 estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, de extensão e de ensino: Luis Guilherme Fernandes Pereira, Izabella Chemello Bersani de Souza, Marlon Fontes do Rosario, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Isis Burgomeister Pustiglione, Amanda Salgueiro de Souza, Alisson Roberto Fonseca, José Euripedes Bezerra Brito e Nicoli Rocha Santos.

Imagem 2 – Professores Luis Américo, Marilene, Nelson e RicardoImagem 2 – Professores Luis Américo, Marilene, Nelson e Ricardo

Na entrada do prédio do IFSP-Caraguatatuba, os alunos da Escola Celestino apresentaram o comprovante de vacinação contra COVID-19. O professor Luis Americo Monteiro Junior, docente de Matemática do IFSP-Caraguatatuba também, colaborou com a recepção feita a estes alunos. Em seguida a diretora do IFSP-Caraguatatuba, Juliana Bárbara Moraes, se apresentou para os alunos e discorreu brevemente sobre os cursos da instituição.

Imagem 3 – Diretora Juliana Bárbara conversa com alunos da Escola CelestinoImagem 3 – Diretora Juliana Bárbara conversa com alunos da Escola Celestino

Após entrarem no prédio do IFSP-Caraguatatuba, os alunos da Escola Celestino fizeram um breve giro pelos diferentes espaços de ensino existentes no IFSP, como os laboratórios de física, de ciências naturais e de matemática, a quadra e a biblioteca, onde as bibliotecárias Elis Regina Alves dos Santos e Mariana Maltez Fialho explicaram aos visitantes um pouco a respeito do seu funcionamento e do seu acervo de livros.

Imagem 4 – Marina Maltez e Elis Regina explicam sobre o funcionamento da BibliotecaImagem 4 – Marina Maltez e Elis Regina explicam sobre o funcionamento da Biblioteca

O caminho da visita pelos espaços didáticos do IFSP passou por diversos espaços da instituição e terminou no auditório, onde os alunos da Escola Celestino se instalaram para assistir a um total de nove apresentações de divulgação científica realizadas pelos bolsistas e orientados do professor Ricardo Plaza.

Imagem 5 – Bolsistas Amanda, Izabella e Nicoli em frente a uma pintura no IFSPImagem 5 – Bolsistas Amanda, Izabella e Nicoli em frente a uma pintura no IFSP

Essas apresentações versaram sobre diferentes temas que estão sendo pesquisados pelos orientados.

Imagem 6 – Alunos da Escola Celestino no auditório do IFSPImagem 6 – Alunos da Escola Celestino no auditório do IFSP

A primeira apresentação, sobre a origem da consciência e a filosofia da mente, foi feita por Luis Guilherme Fernandes Pereira, que é aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência” com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq.

Imagem 7 – Apresentação feita por Luis GuilhermeImagem 7 – Apresentação feita por Luis Guilherme

A segunda apresentação foi feita pela estudante Izabella Chemello Bersani de Souza do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e versou sobre a oficina didática “Meninas brincam de carrinho” (ela já organizou duas dessas oficinas para alunas das escolas públicas estaduais da região) e sobre algumas mulheres que se destacaram na área da Matemática ao longo da História. Izabella é orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã”, com bolsa de extensão fomentada pelo IFSP (Edital 05 de 04/01/2022).

Imagem 8 – Apresentação feita por IzabellaImagem 8 – Apresentação feita por Izabella

A terceira apresentação, sobre o livro “O mundo assombrado pelos demônios” escrito pelo astrofísico Carl Sagan (1934-1996), foi feita por Marlon Fontes do Rosario, que é aluno do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP-Caraguatatuba e orientado pelo professor Ricardo Plaza também no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP (Edital 493 de 23/12/2021).

Imagem 9 – Marlon ao lado de uma imagem de Carl SaganImagem 9 – Marlon ao lado de uma imagem de Carl Sagan

A quarta apresentação, sobre Alfabetização Científica, Percepção da Ciência e Atividades Educacionais de Divulgação Científica, foi feita por Rodrigo de Siqueira Bicudo, aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, fomentado com bolsa da FAPESP.

Imagem 10 – Apresentação feita por RodrigoImagem 10 – Apresentação feita por Rodrigo

A quinta apresentação, sobre “Criptografia, educação atemática e divulgação científica”, foi feita por Isis Burgomeister Pustiglione, que é aluna do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã”, com bolsa de extensão fomentada pelo IFSP (Edital 05 de 04/01/2022).

Imagem 11 – Apresentação feita por IsisImagem 11 – Apresentação feita por Isis

A sexta apresentação, sobre a “História da Astronomia”, foi feita por Amanda Salgueiro de Souza, que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “História da astronomia das civilizações antigas, divulgação científica e ensino de física”, com bolsa PIBIFSP-AF fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP.

Imagem 12 – Apresentação feita por AmandaImagem 12 – Apresentação feita por Amanda

A sétima apresentação da tarde, sobre “Etnoastronomia” foi feita por Alisson Roberto Fonseca, aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba que é orientado do professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Etnoastronomia, Divulgação Científica e Educação”, fomentado com bolsa PIBIFSP.

Imagem 13 – Apresentação feita por AlissonImagem 13 – Apresentação feita por Alisson

A oitava apresentação, intitulada “Astrobiologia no Ensino de Física”, foi feita por José Euripedes Bezerra Brito, que é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP (Edital 493 de 23/12/2021).

Imagem 14 – Apresentação feita por José EuripedesImagem 14 – Apresentação feita por José Euripedes

A nona e última apresentação, intitulada “A Teoria do Big Bang – Breve Resumo”, foi feita por Nicoli Rocha Santos, que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências”, fomentada com bolsa PIBIFSP.

Imagem 15 – Apresentação feita por NicoliImagem 15 – Apresentação feita por Nicoli

Os alunos da Escola Celestino mostraram interesse pelos temas abordados nas diversas atividades que foram realizadas. Os professores Nelson e Marilene, ao final, agradeceram os estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza que organizaram a recepção aos alunos da Escola Celestino e que realizaram as apresentações de divulgação científica feitas nesta tarde.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que os projetos de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e coordenados pelo professor Ricardo Plaza, proporcionam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página