Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Alunos da Escola Benedita participaram de cinedebate sobre episódio da série Cosmos

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 13h34 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h15

No dia 09 de abril de 2018, segunda-feira, a partir das 14h00 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do episódio 4 intitulado “Um céu cheio de fantasmas” da série de documentários científicos “Cosmos”, produzidos pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas do iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Izabela Duarte, Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rafael Honório Morais de Oliveira), bem como dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente no cinedebate sobre o documentário “Um céu cheio de fantasmas” da série Cosmos

Este cinedebate contou com a participação de alunos de diferentes turmas de ensino médio da Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira (localizada no Jardim Casa Branca, em Caraguatatuba) que vieram ao IFSP-Caraguatatuba acompanhados pelos seus professores Marcelino dos Santos Pereira (de filosofia) e Maria Cristina Homem de Mello (de português); contou também com a presença de estudantes de diferentes cursos do próprio IFSP.

Estudantes da Escola Benedita junto com seus professores Marcelino e Maria Cristina

O transporte dos alunos de ida e volta entre a Escola Benedita e o IFSP foi feito graças a um ônibus cedido pela prefeitura de Caraguatatuba. A ideia da participação dos alunos da Escola Benedita em um cinedebate no IFSP foi do professor Marcelino que para viabilizá-la entrou em contato com o professor Ricardo Plaza de modo a definir os detalhes necessários para esta participação.

Professores Marcelino, Maria Cristina e Ricardo Plaza

“Cosmos – Uma odisseia no espaço-tempo” é uma série televisiva norte-americana de documentários científicos, com 13 episódios, que foi veiculada pela TV pela primeira vez em 2014 e foi produzida pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson; ela aborda temas de cosmologia, astronomia e astrofísica, e conta com animações e imagens de objetos astronômicos. Ela foi inspirada pela série “Cosmos” original, produzida pelo físico Carl Sagan e veiculada pela TV pela primeira vez em 1980. Sagan foi professor de Neil deGrasse Tyson e costumava dizer que o estudo da cosmologia e da astronomia era importante pelo fato de ser uma lição de humildade. Pelas informações veiculadas pela imprensa, em 2019 será lançada uma nova temporada de episódios da série Cosmos, novamente produzidos por Neil deGrasse Tyson.

Astrofísico Neil deGrasse Tyson, apresentador da série “Cosmos”

Mais informações em inglês sobre as duas versões de “Cosmos” podem ser obtidas em <https://www.imdb.com/title/tt2395695/?ref_=fn_al_tt_1> (série de 2014) e em <https://www.imdb.com/title/tt0081846/?ref_=fn_al_tt_2> (série de 1980). O episódio 4 (em versão dublada) da série Cosmos de 2014 pode ser assistido gratuitamente pelo site de compartilhamento de vídeos Vimeo, no link: <https://vimeo.com/180955064>. Em particular, este episódio aborda, dentre outros assuntos, as vidas dos astrônomos William Herschel (1738-1822) e seu filho John Herschel (1792-1871).

Professor Ricardo junto com estudantes que ajudaram na organização deste cinedebate sobre o episódio 4 da série “Cosmos”

Os alunos da Escola Benedita chegaram ao IFSP por volta das 13h30, trinta minutos antes do início do cinedebate. O professor Ricardo e seus bolsistas e ex-bolsistas recepcionaram-nos no auditório do IFSP. Após uma breve explicação acerca da história do IFSP e de seus cursos, foram apresentados aos presentes alguns experimentos de física que permitem compreender diferentes aspectos dos fenômenos naturais (antes do início da exibição do episódio de “Cosmos”).

Experimento de ondulatória apresentado por João Pereira

Após a exibição do documentário da série Cosmos, o estudante de física e bolsista de iniciação científica Rafael Brock apresentou alguns recursos do programa Stellarium de simulação do céu noturno, uma espécie de planetário de código aberto para o computador (http://stellarium.org/pt/). Rafael em sua apresentação procurou explicar algumas das características dos diferentes planetas do Sistema Solar e também fez um breve relato de sua pesquisa sobre o uso de simulações para o ensino e a compreensão de fenômenos naturais.

Rafael Brock em sua apresentação com o programa Stellarium

Após a apresentação de Rafael Brock, os bolsistas de iniciação científica João Pereira, Rafael Sorensen e Diego Peres relataram aos presentes, de modo resumido, um pouco sobre os seus temas de pesquisa de iniciação científica.

João Pereira, Rafael Brock, Rafael Sorensen e Diego Peres

Este cinedebate contou com a participação de diversos estudantes do curso de Licenciatura em Física que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza: em especial, além do próprio Rafael Brock Domingos que é o representante dos discentes no Colegiado da Licenciatura em Física, esteve também presente Henrique Madeo Pereira que é o seu suplente.

Henrique Madeo, professor Ricardo Plaza e Rafael Brock

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página