Engenharia Civil

Alunos participam de Projeto de Extensão e Evento Internacional sobre Edificações Saudáveis

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 16h39 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 16h41

Os alunos do curso bacharelado em Engenharia Civil do IFSP, Câmpus Caraguatatuba, participaram do projeto de extensão Edificações Saudáveis e o Impacto da Produtividade dos Ocupantes, coordenado pelas professoras Me. Tatiane Roselli Ribeiro e Dra. Vassiliki Terezinha Galvao Boulomytis.

A discussão sobre o tema justifica-se pelo fato de a população urbana passar a maior parte de sua vida dentro de edificações. Com a pandemia, a população mundial vivenciou ainda mais o confinamento no ambiente construído. É de extrema importância que a comunidade, que trabalha com a construção civil, discuta quais serão as estratégias e intervenções aplicadas ao mundo pós-COVID. Portanto, os alunos do curso de Engenharia Civil do IFSP devem se capacitar e se atualizar em relação aos atuais problemas e desafios na área da Construção Civil.

Figura 1. Abertura do evento no dia 24 de novembro de 2021Figura 1. Abertura do evento no dia 24 de novembro de 2021

O projeto constituiu-se em três etapas. Na primeira etapa os alunos participaram do evento organizado pela ASHARE Brasil Chapter, intitulado "Healthy Buildings; People, Performance and Desing in a post-2020 world", no qual foram ministradas quatro palestras na área da construção civil no dia 24 de novembro de 2021:

1. The influence of occupant behaviour on indoor environment and energy use in buildings” (A influência do comportamento dos ocupantes no ambiente interno e no uso de energia em edifícios), pelo Prof. Bjarne Olesen (ex-presidente e atual DL da ASHRAE);

Figura 2. Apresentação da palestra ministrada pelo professor Bjarne OlesenFigura 2. Apresentação da palestra ministrada pelo professor Bjarne Olesen

1. The feasibility of Natural Ventilation” (A viabilidade da Ventilação Natural), por Erin MacConahey (ARUP Fellow, DL ASHRAE);

Figura 3. Apresentação da palestra ministrada por Erin MacConaheyFigura 3. Apresentação da palestra ministrada por Erin MacConahey

1. Building for Wellness: A scientific approach to healthier, happier buildings” (Construindo para o Bem-Estar: uma abordagem científica para edifícios mais saudáveis e felizes), por Jack Noonan (Vice Presidente Asia Pacific WELL Building Institute);

Figura 4. Apresentação da palestra ministrada por Jack NoonanFigura 4. Apresentação da palestra ministrada por Jack Noonan

1. From nice to have to must have: 5 lessons from Australian workplaces” (Bom para fazer deve ter: 5 lições para locais de trabalho australiano) Pela Prof. Christhina Candido (Diretora do SHE Lab, The University of Melbourne).

Figura 5. Apresentação da palestra ministrada pela Profa. Christhina CandidoFigura 5. Apresentação da palestra ministrada pela Profa. Christhina Candido

Na segunda etapa os alunos participaram de uma mesa redonda com a arquiteta e membro da ASHRAE, Me. Aparecida A. Bou Ghosn, juntamente com as professoras Me. Tatiane Roselli Ribeiro e Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis no dia 02 de dezembro de 2021. Neste evento, a arquiteta Cida Bou Ghosn discutiu os temas abordados nas palestras da ASHRAE, indicou referências bibliográficas e de sites sobre conforto térmico. Os alunos também puderam fazer perguntas e mostrar trabalhos desenvolvidos no curso de Engenharia Civil.

Figura 6. Mesa redonda no dia 02 de dezembro de 2021 com a arquiteta Me. Aparecida A. Bou GhosnFigura 6. Mesa redonda no dia 02 de dezembro de 2021 com a arquiteta Me. Aparecida A. Bou Ghosn

Na terceira etapa, os alunos em grupos desenvolveram sinopses sobre as palestras, destacando os principais pontos aprendidos e discutidos, materializando o conhecimento adquirido.

Neste projeto de extensão houve a participação de dezesseis alunos dos 2º e 6º módulos do curso de Engenharia Civil, nos quais todos receberam o certificado da ASHRAE pela participação nas palestras e, posteriormente, também serão certificados pela sua participação no projeto de extensão.

As Coordenadoras do Projeto de Extensão agradecem à Arquiteta Cida A. Bou Ghosn pelo convite para que os alunos de engenharia civil do IFSP CAR participassem de um evento de tanto prestígio internacional como o da ASHRAE. Suas dicas valiosas, durante a mesa redonda, também colaboraram imensamente para aprimorar a compreensão dos alunos sobre a importância do tema durante a concepção de um projeto.

Referência:

ASHRAE Brasil Chapter. Disponível em: https://www.ashraebrasil.org/. Acesso em: 24 nov. 2021.

Autoras: Profa. Me. Tatiane Roselli Ribeiro e Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis.