MATEMÁTICA

Alunos da Educação Básica iniciam curso PIC-OBMEP

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 13h47 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 13h47

O Campus Caraguatatuba iniciou no dia 27 de abril de 2024 a 18ª edição do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Neste programa, os alunos da educação básica das quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo que foram premiados na OBMEP realizada em 2023 são convidados a participar de um curso de Matemática, realizado aos sábados.

Figura 1 - Alunos e pais reunidos no Auditório do Campus para dar início ao cursoFigura 1 - Alunos e pais reunidos no Auditório do Campus para dar início ao curso

Este programa visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, além da independência do raciocínio analítico. Em nosso campus, os alunos participam de atividades orientadas pelos seguintes Professores Orientadores: Verônica Orrutia Mariano Lourenço (aluna do curso de Licenciatura em Matemática), Alisson Vieira dos Santos (aluno do curso de Licenciatura em Matemática e bolsista do Projeto de Extensão Aluno Monitor), Beatriz Silva dos Santos (aluna do curso de Licenciatura em Matemática e voluntária no PIC), Larissa Tiemi Makiyama (aluna do curso de Bacharelado em Engenharia Civil) e Renato Esteves Maria (professor de Matemática da rede municipal de Caraguatatuba e voluntário no PIC). O programa PIC-OBMEP também é uma atividade de extensão do Campus, pois vincula professores e alunos do IFSP à comunidade externa ao Campus. Dessa forma, o aluno Alisson Vieira dos Santos participa do programa como bolsista do Projeto de Extensão Aluno Monitor, onde ele desenvolve as atividades propostas para o PIC e também atividades de monitoria no Laboratório de Ensino de Matemática do Campus.

Figura 2 - Alunos com os Professores Larissa e RenatoFigura 2 - Alunos com os Professores Larissa e Renato

Figura 3 - Alunos com os Professores Verônica, Alisson e BeatrizFigura 3 - Alunos com os Professores Verônica, Alisson e Beatriz

No PIC, os alunos participam de encontros presenciais, realizados aos sábados no Campus Caraguatatuba, além de atividades virtuais, no portal elaborado pela OBMEP. Ainda, os alunos medalhistas na OBMEP 2023 que participam do PIC recebem uma bolsa de estudos concedida pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a fim de incentivar o aluno e valorizar seu currículo.

O Campus Caraguatatuba atua anualmente como um dos polos de aplicação do curso PIC-OBMEP desde 2017, e conta com o apoio da coordenação regional, situada em São José dos Campos. Durante esses anos de aplicação, tem sido observado que diversos alunos que passaram pelo PIC acabaram voltando ao Campus anos depois, como alunos regulares do IFSP. Assim, o PIC se faz um projeto importante para o Campus, desempenhando um papel de divulgação de nossos cursos.

Fonte: Prof. Dalton Couto Silva e Prof. Luis Américo Monteiro Junior.