Início > O que é? > Notícias > Aluno apresenta trabalho de iniciação científica em congresso internacional

Aluno apresenta trabalho de iniciação científica em congresso internacional

Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 17h25 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 15h38 | Acessos: 1575

O aluno do 2º ano do Curso de Engenharia Civil, André da Silva Mendes, orientado pela Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT) do IFSP, Câmpus Caraguatatuba, apresentou no XXVIII Congresso Latinoamericano de Hidráulica - LADHI 2018 o trabalho "Determinação do fator de empolamento característico de materiais desassoreados do Rio Tietê em São Paulo, Brasil". O evento foi organizado pela Associação Internacional em Pesquisa Hidráulica (IAHR, da sigla em inglês) e realizado em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2018.

Apresentação oral do aluno André da Silva Mendes no LADHI 2018

O trabalho foi avaliado pela comissão técnico-científica internacional do evento, e embora na fase preliminar, foi selecionado para apresentação em sessão oral e publicação em sua forma completa nos Anais de Engenharia e Infra-Estruturas Hidráulicas (páginas 3158 a 3165, disponível aqui). O evento é tido como o de maior tradição e trajetória na área temática, com realização ininterrupta por mais de 50 anos.

O estudo apresentado foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo - DAEE, que forneceu amostras de materiais retirados do Rio Tietê. Os ensaios laboratoriais foram realizados no Laboratório Integrado de Engenharia Civil - LIEC, do IFSP, Câmpus Caraguatatuba, com o auxílio da monitora de mecânica de solos Yasmini Torres da Silva.

Parceria acadêmica para a realização do trabalho científico: José Augusto Rocha Mendes (DAEE), Sílvio Luiz Giudice (DAEE), Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis (IFSP-CAR) , André da Silva Mendes (IFSP-CAR) e Jonathan Bruno Moreira (DAEE) (na ordem)

A determinação do fator de empolamento é importante para as atividades de limpeza e desassoreamento, uma vez que este fenômeno se manifesta durante as fases de secagem e transporte dos materiais retirados para a limpeza dos rios até a sua destinação final, atividades estas que respondem por até 75% dos custos de intervenção. Uma vez caracterizado o fator de empolamento no referido trabalho científico, será possível fornecer informações técnicas apuradas para que o DAEE possa implementar uma política organizacional focada na redução de custos com transporte e destinação final, aumentando a eficiência dos serviços e refletindo em ganhos para a sociedade como um todo.

Fonte: Engº. José Augusto Rocha Mendes (DAEE) e Profª Drª Vassiliki Boulomytis (IFSP-CAR)