Aluno da Licenciatura em Física Obtém Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h36 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h39

O projeto de iniciação científica, intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, elaborado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em conjunto com o estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda do curso de Licenciatura em Física, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para ser executado entre junho de 2021 e julho de 2022. Como consequência Higor – aluno do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – obterá uma bolsa mensal de iniciação científica que custeará suas atividades de investigação durante o período de 12 meses. A FAPESP é uma instituição reconhecida no meio acadêmico pelo seu rigor na análise e seleção de projetos de pesquisa que recebe. O projeto aprovado irá investigar as possibilidades existentes na utilização de conceitos científicos da área da astrofísica de galáxias em atividades de ensino de física e de divulgação científica.

Foto 1 - Licenciando Higor Arruda e professor Ricardo PlazaFoto 1 - Licenciando Higor Arruda e professor Ricardo Plaza

Higor ingressou no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em 2019 e já foi, durante este seu curso de graduação, bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física, em um projeto com vistas à melhoria da qualidade de ensino de física de escolas públicas situadas no município de Caraguatatuba. Durante a sua graduação, ele também já participou de diferentes atividades de extensão, ensino e pesquisa, sobretudo na área de divulgação científica, junto com a equipe de orientados bolsistas e voluntários do professor Ricardo Plaza.

Basicamente, este trabalho de pesquisa a ser desenvolvido por Higor irá analisar os impactos da inserção de temas associados ao estudo da astrofísica das galáxias em atividades de ensino de física e de divulgação científica. A partir da análise do desenvolvimento histórico dos conhecimentos científicos estruturados acerca das galáxias e de um amplo levantamento bibliográfico sobre conceitos de física relacionados a esses corpos celestes, serão estruturadas e realizadas atividades de divulgação científica e de ensino de física sobre este assunto. Os impactos destas ações serão investigados, a partir de questionários e outros instrumentos elaborados para poder analisar a diversidade de temáticas envolvidas. Estas atividades serão implementadas em diferentes contextos e para diferentes públicos e seus desdobramentos, no que diz respeito à aprendizagem desenvolvida sobre conceitos de física e sobre os métodos usados pela ciência para produzir conhecimentos, serão caracterizados, quantificados, analisados e avaliados.

Higor é o quarto aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba a receber bolsa de iniciação científica da FAPESP sob a orientação do professor Ricardo Plaza; os outros três alunos da Física a receberem bolsas de iniciação científica da FAPESP foram: Rafael Brock Domingos, Rafael do Nascimento Sorensen e Kaua Estevam Cardoso de Freitas. A tarefa de estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento tecnológico que é fundamental para o progresso econômico e social. A participação de estudantes universitários em trabalhos de pesquisa de iniciação científica, como este trabalho que foi aprovado pela FAPESP, colabora muito tanto com o amadurecimento intelectual e acadêmico do próprio bolsista, quanto também para a melhoria dos padrões de qualidade do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e, em última análise, para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.