Licenciatura em Física

Aluno da Licenciatura em Física obtém bolsa de iniciação científica da FAPESP

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 13h32 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 16h41

Um projeto de pesquisa de iniciação científica elaborado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em conjunto com o aluno Rafael do Nascimento Sorensen do curso de Licenciatura em Física, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no fim do mês de março de 2018. Como consequência Rafael Sorensen – estudante do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – obterá uma bolsa mensal de iniciação científica que custeará suas atividades de investigação durante o período de 12 meses. A FAPESP é conhecida no meio acadêmico pelo seu rigor na análise e seleção dos projetos de pesquisa que recebe. O projeto aprovado irá avaliar o uso da ficção científica no ensino de física. O seu objetivo é encontrar maneiras de utilizar obras de ficção científica que possam auxiliar os alunos no ensino de conceitos de física básica.

Rafael Sorensen e professor Ricardo Plaza

Em 2017, ano em que entrou no curso de Licenciatura em Física, Rafael Sorensen trabalhou com o professor Ricardo Plaza – que atualmente é o coordenador do curso de Licenciatura em Física – como bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, com bolsa de extensão custeada pelo próprio IFSP. Ele participou ativamente de diversas atividades de extensão de popularização da ciência realizadas em escolas públicas da região do litoral norte paulista, divulgando sua apresentação audiovisual “A Ciência na Ficção Científica” que usa cenas de vídeos, filmes e documentários para refletir sobre conceitos e leis da ciência. Ele também ajudou a organizar a grande maioria dos cinedebates que ocorreram no auditório do IFSP-Caraguatatuba em 2017.

Rafael Sorensen em uma de suas apresentações em escolas da região em 2017

Rafael Sorensen participou da organização do III Minicurso Livre de Astronomia (em maio de 2017) e do Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica (em julho de 2017) do IFSP-Caraguatatuba e apresentou um trabalho de sua autoria no evento “Noite com as estrelas” que ocorreu na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão de Caraguatatuba em setembro de 2017. Os resultados parciais da investigação que conduziu foram apresentados no SICLN – Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte, em outubro de 2017, no IFSP-Caraguatatuba. No final de 2017, no mês de novembro, ele participou do CONEMAC – Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP, que ocorreu no IFSP-Cubatão, onde apresentou resultados mais robustos das pesquisas que realizou a partir das atividades de extensão e ensino conduzidas acerca das inter-relações entre ciência, ficção científica e educação.

Rafael Sorensen é o segundo aluno da Licenciatura em Física a conseguir uma bolsa de iniciação científica da FAPESP. Em 2017, o aluno Rafael Brock Domingos conseguiu uma bolsa de iniciação científica da FAPESP em projeto de pesquisa também orientado pelo professor Ricardo Plaza.

A tarefa de estimular o interesse de nossos jovens pelo conhecimento científico é extremamente importante, pois as sociedades que progrediram em termos econômicos e sociais necessitaram intensamente de um desenvolvimento científico e tecnológico, o que pressupõe melhorar os padrões educacionais – em todas as áreas, mas, em particular, nas áreas das chamadas ciências naturais – das escolas de educação básica brasileiras. Assim sendo, a participação de estudantes universitários em trabalhos de pesquisa de iniciação científica, como este trabalho que foi aprovado pela FAPESP, colabora muito tanto com o amadurecimento intelectual e acadêmico do bolsista, quanto também para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.