FÍSICA

Aluno da Licenciatura em Física ministra aula em Cursinho Popular em Massaguaçu

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 09h44 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 09h44

No dia 4 de maio de 2024, sábado, pela tarde, entre 15h15 e 17h00, o estudante universitário Jose Walter Souza Santana do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ministrou uma aula de Física, conjuntamente com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente de Física do IFSP-Caraguatatuba), para o “Cursinho Popular ZN Caragua” que funciona aos sábados nas dependências da Escola Municipal Antônia Antunes Arouca, situada no bairro de Massaguaçu, no município de Caraguatatuba.

Imagem 1 – José Walter em frente à entrada da Escola AroucaImagem 1 – José Walter em frente à entrada da Escola Arouca

Ao chegarem ao prédio da Escola Arouca, José Walter e o professor Ricardo Plaza foram recebidos pelo professor Hugo Kenzo que é um dos docentes que trabalha de modo voluntário na organização e na implementação das aulas deste Cursinho Popular que procura preparar os alunos para o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e para exames de ingresso de universidades.

Imagem 2 – Professores Ricardo Plaza e Hugo KenzoImagem 2 – Professores Ricardo Plaza e Hugo Kenzo

O convite para a realização desta aula partiu da professora Mayra Medina que também leciona neste cursinho popular. Cursinhos populares são cursinhos preparatórios para os vestibulares ou para o ENEM e que oferecem aulas gratuitamente ou com preços simbólicos para recursos usados apenas para cobrir despesas como o material didático.

Imagem 3 – Imagem de divulgação das aulas do dia 4 de maio de 2024Imagem 3 – Imagem de divulgação das aulas do dia 4 de maio de 2024

O estudante Jose Walter Souza Santana é atualmente bolsista do projeto de extensão “Atividades de divulgação científica e cultural” fomentado pelo IFSP e sob a coordenação do professor Ricardo Plaza. Um dos temas nos quais ele tem se aprofundado em seus estudos atuais é a respeito dos conhecimentos científicos existentes acerca da Lua.

Imagem 4 – José Walter explicando sobre a LuaImagem 4 – José Walter explicando sobre a Lua

Durante a aula foi traçado um panorama das diferentes áreas da física clássica, tais como: mecânica, ondulatória, óptica, termodinâmica e eletromagnetismo. Durante a aula, os alunos procuraram compreender alguns conceitos e leis destas áreas.

Imagem 5 – Alguns alunos do Cursinho Popular ZN CaraguáImagem 5 – Alguns alunos do Cursinho Popular ZN Caraguá

Além disso foram feitas explicações sobre como na antiguidade há mais de 2000 anos os pensadores da época conseguiram estimar o diâmetro da Terra, o diâmetro da Lua e a distância da Terra até a Lua, apenas usando o raciocínio lógico, conhecimentos de geometria e a observação de fenômenos com a realização de medidas que puderam obter respostas quantitativas para essas três questões. Adicionalmente, foi tratada também a forma como Isaac Newton em seu livro “Principia” conseguiu explicar o fenômeno das marés levando em consideração a posição da Lua e a Lei da Gravitação Universal.

Imagem 6 – Ricardo Plaza e José WalterImagem 6 – Ricardo Plaza e José Walter

Atividades educacionais como está são regularmente realizadas por orientados do professor Ricardo Plaza em projetos de extensão, pesquisa e ensino que são desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento.