Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Aluno da Licenciatura em Física é aprovado em curso de mestrado da USP

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 12h07 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 12h07

O aluno Higor Felipe Gonçalves de Arruda que se formou em 2022 no curso de Licenciatura em Física do Campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi aprovado, no final do ano de 2022, na seleção para o ingresso no curso de mestrado em Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). A orientadora de mestrado de Higor será a Profa. Dra. Kelly Cristina Cezaretto Pires que é docente do departamento Física Nuclear do Instituto de Física da USP e atua no Grupo de Reações Diretas e Núcleos Exóticos. Mais informações sobre a professora Kelly podem ser obtidas pelo link: <https://portal.if.usp.br/fnc/pt-br/kelly-cristina-cezaretto-pires>. Higor durante o seu mestrado desenvolverá pesquisas científicas na área de Física Nuclear. As aulas das disciplinas de mestrado que Higor cursará no primeiro semestre de 2023 se iniciam em 13/03/2023. Antes de cursar a Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, Higor estudou no ensino médio da ETEC-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Higor Felipe Gonçalves de ArrudaImagem 1 – Higor Felipe Gonçalves de Arruda

O mestrado acadêmico (stricto sensu) oferecido pelo Instituto de Física da USP (IFUSP) forma profissionais qualificados para atuar nas mais diversas áreas da física de modo multi e interdisciplinar. Os titulados por este curso de pós-graduação estão preparados para buscar, formular e resolver problemas de física em diversas áreas do conhecimento, inclusive em setores não acadêmicos; a formação oferecida aos pós-graduandos deste curso procura desenvolver o raciocínio, a criatividade e a flexibilidade intelectual a fim de que possam lidar com a evolução das áreas do saber e participar de forma ativa da geração de conhecimentos e inovação tecnológica. O programa de pós-graduação em física do IFUSP é um dos pioneiros no país; foi criado oficialmente em 1970, mas já titulava doutores desde o final da década de 1940. A pós-graduação do IFUSP formou, desde sua implementação oficial, cerca de 1439 mestres (dados de 2017). Mais informações a respeito podem ser obtidas no link: <https://portal.if.usp.br/pg/pt-br/mestrado-e-doutorado-no-ifusp>.

Higor de Arruda durante o seu curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, realizado entre 2019 e 2022, desenvolveu um projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, fomentado com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Como resultado de suas pesquisas realizadas sob a orientação do professor Ricardo Plaza, Higor teve dois artigos, nos quais ele é o primeiro autor, publicados em importantes revistas acadêmicas.

O periódico “REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática” (eISSN: 2179-426X), em seu volume 13, número 2, ano de 2022, publicou o artigo intitulado “Ensino de Física e escalas de distâncias astronômicas” escrito por Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Esse artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3466>. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis da REnCiMa é A2.

Por sua vez, o periódico “Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC” (ISSN: 2237-4450), em seu volume 12, número 3, ano de 2022, publicou o artigo intitulado “Recursos audiovisuais disponíveis para atividades de divulgação científica e ensino de física sobre galáxias” escrito por Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/658>. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis da ENCITEC é A4.

Imagem 2 – Higor de Arruda e Professor Ricardo PlazaImagem 2 – Higor de Arruda e Professor Ricardo Plaza

Os projetos de pesquisa, ensino e extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página