FÍSICA

Aluno da Física obtém bolsa da FAPESP para pesquisar sobre História da Ciência

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 10h58 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 10h58

O projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência”, elaborado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em conjunto com Bruno Henrique Torres, estudante do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para ser executado entre maio de 2024 e abril de 2025. Assim sendo, Bruno obterá uma bolsa mensal de iniciação científica que custeará suas atividades de pesquisa durante o período de 12 meses. A FAPESP é uma instituição reconhecida no âmbito acadêmico pelo seu rigor na análise e seleção de projetos de pesquisa que aprova.

Imagem 1 – Bruno Henrique TorresImagem 1 – Bruno Henrique Torres

Bruno ingressou no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em 2022 e já foi, durante este seu curso de graduação, bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física, em um projeto cujo objetivo é melhorar a qualidade de ensino de física de escolas públicas em geral.

Imagem 2 –Professor Ricardo Plaza e Bruno Henrique TorresImagem 2 –Professor Ricardo Plaza e Bruno Henrique Torres

O resumo do projeto de pesquisa com bolsa da FAPESP que será desenvolvido por Bruno é o seguinte: “Este projeto objetiva investigar o uso de aspectos históricos dos trabalhos de Galileu Galilei e Giordano Bruno no ensino de física, visando enriquecer a compreensão dos estudantes sobre a evolução do pensamento científico e a natureza da ciência. A abordagem histórica buscará contextualizar as ideias desses cientistas, destacando sua influência na revolução científica dos séculos XVI e XVII na Europa e analisando o que ocorria no mesmo período em outras regiões do planeta, especialmente na China. O estudo utilizará métodos qualitativos e quantitativos para analisar o impacto da inserção de conteúdos históricos no ensino. Serão desenvolvidas atividades educacionais e estruturados recursos didáticos que explorem a conexão entre conceitos científicos e os contextos históricos em que surgiram. Os desdobramentos das ações e as concepções dos participantes serão investigados por entrevistas, questionários e observação. Os resultados das atividades serão caracterizados, quantificados e avaliados pelo modo como elas podem melhorar o interesse dos alunos pela física, ajudar no combate à negação da ciência e promover uma compreensão mais profunda de conceitos físicos e da forma como a ciência é produzida. Este projeto visa aprimorar o ensino de física e aproximar os estudantes do processo histórico de construção da ciência.”

Bruno é o sétimo aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba (curso este que se iniciou em 2017) a receber bolsa de iniciação científica da FAPESP sob a orientação do professor Ricardo Plaza; os outros alunos da Física a receberem bolsas de iniciação científica da FAPESP foram: Rafael Brock Domingos, Rafael do Nascimento Sorensen, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Rodrigo de Siqueira Bicudo e José Euripedes Bezerra Brito. A tarefa de estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento tecnológico que é fundamental para o progresso econômico e social. A participação de estudantes universitários em trabalhos de pesquisa de iniciação científica, como este projeto que foi aprovado pela FAPESP, colabora muito, tanto com o amadurecimento intelectual e acadêmico do próprio bolsista, quanto também para a melhoria dos padrões de qualidade do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e, consequentemente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.