Física

Aluno da Física obtém bolsa da FAPESP para pesquisar sobre alfabetização científica

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 15h10 | Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 15h10

O projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, elaborado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em conjunto com Rodrigo de Siqueira Bicudo, estudante do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para ser executado entre novembro de 2021 e outubro de 2022. Assim sendo, Rodrigo obterá uma bolsa mensal de iniciação científica que custeará suas atividades de pesquisa durante o período de 12 meses. A FAPESP é uma instituição reconhecida no âmbito acadêmico pelo seu rigor na análise e seleção de projetos de pesquisa que recebe. O projeto aprovado irá investigar temas como a percepção pública da ciência, as possibilidades de alfabetização científica por meio de atividades de educação e divulgação da ciência e o crescimento atual de movimentos de negação da ciência.

Imagem 1 - Licenciando Rodrigo Bicudo e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Licenciando Rodrigo Bicudo e professor Ricardo Plaza

Rodrigo – que também é músico – ingressou no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em 2019 e já foi, durante este seu curso de graduação, bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física, em um projeto com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino de física de escolas públicas situadas no município de Caraguatatuba. Durante a sua graduação, ele também já participou de diversas atividades de extensão, ensino e pesquisa, sobretudo na área de divulgação científica, junto com a equipe de orientados bolsistas e voluntários do professor Ricardo Plaza.

O resumo deste projeto é o seguinte: “Este projeto visa investigar a percepção pública da ciência e as possibilidades de alfabetização científica por meio de atividades de educação e divulgação da ciência que serão planejadas sobre temas a serem escolhidos tendo em vista o fortalecimento de diversos movimentos contra a ciência na atualidade. Serão analisadas metodologias didáticas e ferramentas comunicacionais que possibilitem uma melhor compreensão por parte dos cidadãos dos modos usados pela ciência para compreender e explicar a realidade. Deste modo, serão elaboradas ações que possam aproximar o público da ciência praticada nos meios acadêmicos e que tenham o potencial de esclarecer falácias e fake news sobre temas associados ao conhecimento científico, como o aquecimento global, a eficácia das vacinas e o formato da Terra. Será avaliada a forma como vídeos, notícias e artigos, em particular na internet, estão associados à dinâmica dos movimentos contra a ciência e os seus impactos na percepção pública acerca do trabalho realizado por cientistas. Serão estruturadas apresentações de divulgação científica, acerca do tema central deste projeto, que serão realizadas junto a alunos de diferentes instituições de ensino e os seus impactos serão mensurados a partir de questionários e entrevistas A análise de exemplos históricos de movimentos anticiência e das suas consequências em termos sociais será abordada nestas apresentações. Serão também elaborados roteiros didáticos que possam ser usados para ajudar as pessoas a identificar afirmações pseudocientíficas, notícias falsas, declarações desprovidas de evidências experimentais e raciocínios destituídos de estrutura lógica.”

Rodrigo é o quinto aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba a receber bolsa de iniciação científica da FAPESP sob a orientação do professor Ricardo Plaza; os outros quatro alunos da Física a receberem bolsas de iniciação científica da FAPESP foram: Rafael Brock Domingos, Rafael do Nascimento Sorensen, Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Higor Felipe Gonçalves de Arruda. A tarefa de estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento tecnológico que é fundamental para o progresso econômico e social. A participação de estudantes universitários em trabalhos de pesquisa de iniciação científica, como este trabalho que foi aprovado pela FAPESP, colabora muito tanto com o amadurecimento intelectual e acadêmico do próprio bolsista, quanto também para a melhoria dos padrões de qualidade do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e, consequentemente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.