FÍSICA

Aluno da Física do IFSP - Caraguatatuba Participa do Curso de Verão 2022 da USP

Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 17h35 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 07h49

Entre 07 e 11 de março de 2022, ocorreu o Curso de Verão 2022 do Instituto de Física da USP (IFUSP), com atividades presenciais e remotas, devido à pandemia de COVID-19. Este evento é um evento anual destinado a graduandos e recém graduados em Física e áreas correlatas; a sua proposta é é aprimorar a formação de futuros(as) pesquisadores(as) e auxiliar na sua escolha da área de atuação. Mais informações sobre este evento podem ser encontradas no link: <http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/curso-de-ver%C3%A3o-2022>. Higor Felipe Gonçalves de Arruda, aluno do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participou deste evento assistindo seminários e minicursos sobre diferentes temas da Física. Higor é bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de Física no IFSP, campus Caraguatatuba.

Imagem 1 – Estudante Higor Felipe Gonçalves de ArrudaImagem 1 – Estudante Higor Felipe Gonçalves de Arruda

A inscrição deste curso oferecido gratuitamente pelo Instituto de Física da USP se deu de forma virtual, com seleção por meio do histórico escolar do aluno da graduação. Higor, inscreveu-se nos seguintes cursos: “Física Nuclear com núcleos leves, estáveis e exóticos”, ministrado pelo professor Dr. Rubens Lichtenthäller e pelo professor Dr. Leandro Gasques; “Cosmologia/Astrofísica multi mensageira”, ministrado pelo professor Dr. Raul Abramo e pelo professor Dr. Edivaldo Santos; “Radiação eletromagnética na matéria”, ministrada pelo professor Dr. Fernando Garcia.

No curso de Física nuclear, foram abordados temas como: propriedades gerais do núcleo atômico, núcleos estáveis leves, núcleos fora do vale de estabilidade, núcleos exóticos, halo de prótons e nêutrons.

Imagem 2 – Cena de aula do curso sobre Física NuclearImagem 2 – Cena de aula do curso sobre Física Nuclear

No curso de Cosmologia e Astrofísica multi mensageira, dentre os temas trabalhos estiveram: observações astronômicas, expansão do Universo, matéria escura e energia escura, estudos das galáxias, quasares e buracos negros.

Imagem 3 – Cena de aula do curso sobre Cosmologia e AstrofísicaImagem 3 – Cena de aula do curso sobre Cosmologia e Astrofísica

No curso de radiação eletromagnética na matéria, foram explicados conceitos físicos importantes envolvendo tópicos como a constante dielétrica, a susceptibilidade magnética, as Equações de Maxwell, o estudo dos supercondutores e a análise das ondas em metais.

Imagem 4 – Cena de aula do curso sobre Radiação Eletromagnética na MatériaImagem 4 – Cena de aula do curso sobre Radiação Eletromagnética na Matéria

Adicionalmente, Higor também assistiu outras atividades que foram realizadas ao vivo, com transmissão simultânea pelo YouTube. Dentre elas, se destacaram: “Mesa redonda sobre Física Médica”, “Seminário sobre Matéria escura” e “Seminário sobre Crise Climática”.

A mesa-redonda sobre Física Médica contou com a participação do Prof. Dr. Paulo Costa, Prof. Dr. Manoel Arreola e Prof Me. Homero Martins, que ministraram apresentações detalhando os desafios nessa área e revelando detalhes importantes de suas trajetórias pessoais no decorrer da formação acadêmica.

Imagem 5 – Cena da mesa-redonda sobre Física MédicaImagem 5 – Cena da mesa-redonda sobre Física Médica

Durante o seminário sobre Matéria Escura cujo apresentador foi o Prof. Dr. Enrico Bertuzzo, foi abordada a questão a respeito de como esta matéria se diferencia no comportamento quando comparada à matéria bariônica usual que conhecemos, bem como realizou-se uma análise das galáxias espirais em relação à matéria escura propriamente dita.

Imagem 6 – Cena de seminário sobre Matéria EscuraImagem 6 – Cena de seminário sobre Matéria Escura

Finalmente, o seminário sobre Crise Climática foi ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Artaxo e tratou das consequências das mudanças climáticas para a Terra, tanto nos aspectos físicos, quanto nos aspectos biológicos envolvendo a vida de modo geral.

Imagem 7 – Cena de seminário sobre Crise ClimáticaImagem 7 – Cena de seminário sobre Crise Climática

A participação de estudantes universitários em eventos de cunho acadêmico como o Curso de Verão 2022 realizado pelo Instituto de Física da USP é muito importante no sentido de colaborar o amadurecimento intelectual. Neste caso, em especial, a presença deste aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba neste evento foi muito produtiva.

Fonte: Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira