Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Direitos Humanos

Alunas realizam apresentações sobre preconceitos na Escola Benedita

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 12h06 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h13

Na manhã do dia 08 de novembro de 2019, sexta-feira, aproximadamente entre 10h00 e 12h00, Beatriz Aguida Gomes e Amanda Gabriela Ribeiro, duas alunas do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira, no Jardim Casa Branca, no município de Caraguatatuba, quando realizaram apresentações educacionais sobre direitos humanos e a luta contra preconceitos, acompanhadas pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Foto: Beatriz e Amanda na frente da escola Benedita

 

O convite para as duas alunas realizarem estas apresentações partiu do professor de filosofia Marcelino dos Santos Pereira que leciona na Escola Benedita e esteve no IFSP-Caraguatatuba uma semana antes para se encontrar com o professor Ricardo Plaza e informar mais detalhes sobre o evento.

 

Foto: Professores Ricardo e Marcelino, que visitou o IFSP antes das atividades

 

As apresentações de Beatriz e Amanda ocorreram no âmbito da 4ª Mostra Audiovisual da Escola Estadual Bendita Pinto Ferreira que homenageou seis personalidades importantes da história recente do nosso país, que se notabilizaram pelo seu ativismo social: Maria da Penha, Marielle Franco, Zilda Arns, Chico Mendes, Irmã Dorothy e Betinho.

 

Foto: Cartazes de divulgação e com a programação da 4ª Mostra Audiovisual

 

Os professores da Escola Bendita, durante essa manhã, estavam presentes e atuantes de modo a colaborar para que a 4ª Mostra Audiovisual fosse um sucesso integral.

 

Foto: Professor Ricardo Plaza com docentes da escola Benedita

 

Em uma das salas de aula da escola Benedita, ocorreu a apresentação da estudante de licenciatura em matemática Beatriz Aguida Gomes que tem uma bolsa no projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, aprovado no âmbito do edital no 622 de 2019 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Foto: Apresentação de Beatriz na escola Benedita

 

Em sua apresentação Beatriz abordou o tema das ações afirmativas e das políticas de permanência que são importantes nas instituições de ensino superior públicas, especialmente nas universidades federais e nos institutos federais. Foram apresentados vídeos de curta duração, tais como o vídeo de 6 minutos da música “Cota não é esmola” interpretada pela cantora Bia Ferreira disponível para ser assistido aqui, o vídeo de 5 minutos “As oportunidades que o branco teve, o negro não teve – Cotas” disponível no “canal preto” do youtube aqui e o vídeo de 5 minutos “A corrida dos privilégios” disponível para ser assistido aqui.

 

Foto: Público que assistiu a apresentação de Beatriz

 

Durante a apresentação de Beatriz, o professor Eduardo Muniz (de matemática e física) esteve presente e deu todo o apoio necessário.

 

Foto: Professores Eduardo e Ricardo

 

Simultaneamente, em outra sala de aula da escola Benedita, ocorreu a apresentação da estudante de licenciatura em física Amanda Gabriela Ribeiro que tem uma bolsa de iniciação científica PIBIFSP no projeto de pesquisa intitulado “Atividades educacionais sobre Cultura e Ciência como ferramentas para refletir sobre diferentes formas de preconceitos”, aprovado no âmbito do edital 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, sob a orientação também do professor Ricardo Plaza.

 

Foto: Apresentação de Amanda na escola Benedita

 

Em sua apresentação Amanda abordou o tema das mulheres na ciência, com uma ênfase especial acerca da importância da participação das mulheres em áreas da física, como nos casos das cientistas Marie Curie e Lise Meitner. Foram apresentados vídeos de curta duração, tais como o vídeo “Marie Curie – Desenhando minha vida” de 5 minutos que está disponível para ser assistido aqui e o vídeo “Mulheres Cientistas na História” de 8 minutos do canal Nerdologia do Youtube que está disponível para ser assistido aqui.

 

Foto: Público que assistiu a apresentação de Amanda

 

Na sala em que Amanda realizou sua apresentação, a professora Michele Longo (de geografia) e o professor Carlos Eduardo do Nascimento (de química) também deram todo o apoio necessário para que tudo ocorresse da forma correta.

 

Foto: Professores Michele e Carlos

 

Dentre os cidadãos presentes nas apresentações estavam tanto alunos da escola Benedita, quanto pais de alunos e convidados. Em particular estiveram presentes as professoras Marlene Rocha Viana de Andrade, Edmara da Silva e Patrícia de Lima Takaoka, que representaram a Diretoria de Ensino da Região de Caraguatatuba e atuam como Professoras Coordenadoras de Núcleos Pedagógicos (PCNP).

 

Foto: Amanda com as professoras Marlene, Patrícia e Edmara

 

Muitos dos alunos da escola Benedita revelaram bastante interesse pelos temas das apresentações e também por assuntos científicos de modo mais geral. Este foi o caso, por exemplo, da aluna Rhylary Victória Albino Roque que mostrou conhecimentos profundos acerca da história da vida da cientista Marie Curie.

 

Foto: Professor Ricardo Plaza com a aluna Rhylary

 

A aluna Tainá Gabriela também revelou estar interessada por temas da área da física quântica, campo de conhecimento sobre o qual ela fez algumas perguntas ao professor Ricardo Plaza.

 

Foto: Professor Ricardo Plaza e a aluna Tainá Gabriela

 

Após as apresentações, os alunos desceram para o piso inferior da escola e se estabeleceram no pátio onde outras atividades educacionais e culturais ocorreram. Foi possível perceber que os estudantes se envolveram ativamente nas várias atividades acadêmicas que aconteceram nesta manhã de 08/11/2019.

 

Foto: Público assiste apresentações educacionais no pátio da escola Benedita

 

Ficou bastante evidente que a escola Benedita estava cheia de vida nesta manhã, com alunos interessados tanto em aprender, quanto em mostrar os resultados dos trabalhos que desenvolveram previamente.

 

Foto: Professores Felipe Torres, Ricardo Plaza e Marcelino dos Santos Pereira

 

Dentre os temas que foram abordados nos documentários, vídeos e palestras que ocorreram nesta 4ª Mostra Audiovisual, destacam-se: depressão, violência doméstica, ocupação irregular, bullying, políticas públicas, tráfico de pessoas e educação.

 

Foto: Professores Ricardo Plaza e Michele Longo

 

Estas são atividades educacionais que bolsistas de projetos de pesquisa, ensino e extensão do IFSP-Caraguatatuba propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página