MENINAS CIENTISTAS

Alunas participam de roda de conversa sobre representações do feminino e masculino

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 16h44 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 16h44

No dia 29 de junho de 2021, terça-feira, a partir das 18h, três alunas do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Camila Ferreira Alves, Jessica Pedrosa Bocalini e Izabella Chemello Bersani de Souza, orientadas pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, participaram da Roda de Conversa intitulada “Representações do Masculino e Feminino ao longo da História”, evento este que teve duração de 1 hora e 10 minutos e está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=Fe_WZjC6riE>. Esta atividade que aconteceu de modo remoto no âmbito do IFSP-Bragança Paulista foi uma realização do projeto de extensão IF(meninas){nas exatas} que é coordenado pela Profa. Dra. Elisandra Aparecida Alves da Silva. As apresentações que ocorreram foram feitas por Aysa Mara Roveri Arcanjo que é psicóloga do IFSP com o título de mestrado pela USP e coordena essa ação no projeto e por Poliana Aparecida Merci que é estudante do curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio e bolsista do projeto IF(meninas){nas exatas}. Aysa e Poliana foram as organizadoras desta roda de conversa.

Alguns dos presentes na roda de conversaAlguns dos presentes na roda de conversa

Este evento ocorreu como uma web-conferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do campus de Bragança Paulista do IFSP. Ele contou com a participação de membros de diferentes campi do IFSP espalhados pelo estado de São Paulo, em particular por coordenadores de alguns dos 15 projetos selecionados pelo edital 495/2020 (Pró-Reitoria de Extensão do IFSP) do Programa Institucional de Apoio às Atividades de Extensão “Meninas nas Exatas”.

Apresentação de Aysa e PolianaApresentação de Aysa e Poliana

Das três alunas do IFSP-Caraguatatuba orientadas pelo professor Ricardo Plaza que participaram desta Roda de Conversa, Camila Ferreira Alves e Jessica Pedrosa Bocalini, são bolsistas de projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza e selecionado pelo edital 495/2020 (juntamente com Raphaela Novaes de Pinho que também é bolsista deste projeto); por sua vez, Izabella Chemello Bersani de Souza está trabalhando voluntariamente das atividades deste projeto de extensão. Camila e Izabella são alunas da Licenciatura em Matemática, Jessica é aluna da Licenciatura em Física e Raphaela é aluna do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.

Banner de divulgação da Roda de ConversaBanner de divulgação da Roda de Conversa

No início da atividade foi proposta a discussão sobre quais são as cores que mais representam homens e mulheres, bem como sobre o modo pelo qual estes papéis de gênero evoluíram ao longo da história. Na sequência, foi proposta pelas conferencistas a seguinte pergunta: Por que a função social da mulher é a lírica (sentimental) e a do homem é racional? Os participantes – e, em particular as alunas Camila, Jessica e izabella – puderam participar ativamente do evento e responder a esta e outras questões pelo chat da web-conferência, o que propiciou que diferentes perspectivas pudessem se somar, contribuindo para aprofundar o debate sobre os temas envolvidos.

Professora Elisandra Aparecida Alves da Silva junto do logo do projetoProfessora Elisandra Aparecida Alves da Silva junto do logo do projeto

Tanto as alunas Camila, Jessica e Izabella, quanto o professor Ricardo Plaza, consideraram muito produtivo o debate travado nesta Roda de Conversa e agradecem a equipe que organizou este evento pela sua realização e pela possibilidade de poderem participar dele. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é uma instituição que procura realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, como esta descrita neste artigo, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da nação.