Alunas do IFSP-Caraguatatuba participaram do III Encontro IF meninas nas exatas

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 16h39 | Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 16h39

No dia 12 de agosto de 2021, quinta-feira, a partir das 18h, quatro alunas do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Camila Ferreira Alves, Izabella Chemello Bersani de Souza, Nicoli Rocha Santos e Jessica Pedrosa Bocalini, participaram da atividade “Ações do IFSP para promover equidade de gênero nas Ciências” que ocorreu durante o III Encontro do IF {meninas} {nas exatas}, realizado pelo campus de Bragança Paulista do IFSP. Essas quatro alunas atuam no âmbito do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares” coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Esse evento que durou 1 horas e 25 minutos, foi gravado e está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=ek-HlbZ-yX0>.

Imagem 1 - Camila, Izabella, Jessica, Nicoli e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Camila, Izabella, Jessica, Nicoli e professor Ricardo Plaza

Essa atividade foi conduzida pela professora Elisandra Aparecida Alves da Silva, docente do IFSP-Bragança Paulista, que também coordena o projeto de extensão “IF (meninas) {nas exatas}”; mais informações sobre este projeto podem ser obtidas no link <http://bra.ifsp.edu.br/ifmeninas/>.

Imagem 2 - Apresentação do projeto Meninas Cientistas InterdisciplinaresImagem 2 - Apresentação do projeto Meninas Cientistas Interdisciplinares

O III Encontro do IF {meninas} {nas exatas} está sendo realizado neste mês de agosto de 2021 e pretende abrir espaço para a divulgação dos trabalhos realizados pelos 15 projetos aprovados pelo edital 495 de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, o edital “Meninas nas Exatas”.

Imagem 3 - Camila, Izabella, Nicoli e professor Ricardo Plaza, durante a apresentaçãoImagem 3 - Camila, Izabella, Nicoli e professor Ricardo Plaza, durante a apresentação

Nesta atividade do dia 12/08/2021, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos por 4 projetos. As apresentações de cada um destes quatro projetos foram feitas, pelo professor Ricardo Plaza, pela professora Vera Lucia da Silva (do IFSP-Suzano), pela professora Maria Tereza Fabbro (do IFSP – São José dos Campos) e pela psicóloga Aysa Arcanjo (do IFSP-Bragança Paulista), em conjunto com diversos estudantes que atuam neles.

Imagem 4 - Ricardo, Aysa, Elisângela, Maria Tereza e VeraImagem 4 - Ricardo, Aysa, Elisângela, Maria Tereza e Vera

A primeira apresentação foi realizada pelo professor Ricardo Plaza e pelas suas orientadas que explicaram os objetivos e as características do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares” desenvolvido no IFSP-Caraguatatuba. No momento atual, as alunas Camila, Izabella e Nicoli têm bolsas de extensão (fomentadas pelo IFSP), enquanto a estudante Jessica atua de modo voluntário em ações desse projeto. Nicoli e Jessica são alunas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e Camila e Izabella são alunas do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 5 - Professor Ricardo Plaza durante o eventoImagem 5 - Professor Ricardo Plaza durante o evento

A segunda apresentação, realizada pela professora Vera Lucia da Silva, docente do campus de Suzano do IFSP, versou sobre o projeto “Meninas na Robótica”.

Imagem 6 - Apresentação do projeto Meninas na RobóticaImagem 6 - Apresentação do projeto Meninas na Robótica

A terceira apresentação, realizada pela professora Maria Tereza Fabbro, docente do campus de São José dos Campos do IFSP, versou sobre o projeto “Meninas nas exatas: No Vale elas fazem ciências”.

Imagem 7 - Apresentação do projeto Meninas nas Exatas - No Vale elas fazem ciênciasImagem 7 - Apresentação do projeto Meninas nas Exatas - No Vale elas fazem ciências

A quarta e última apresentação foi realizada pela psicóloga Aysa Arcanjo, servidora técnico-administrativa do campus de Bragança Paulista do IFSP e tratou do projeto IF (meninas) {nas exatas}.

Imagem 8 - Apresentação do projeto IF meninas nas exatasImagem 8 - Apresentação do projeto IF meninas nas exatas

Após as quatro apresentações, os conferencistas puderam complementar as suas falas, tendo em vista as exposições feitas pelos colegas e de modo a esclarecer eventuais dúvidas do público que assistiu a transmissão simultânea dessa “live” pelo youtube.

Imagem 9 - Professora Elisângela durante esse eventoImagem 9 - Professora Elisângela durante esse evento

As estudantes Camila, Nicoli, Izabella e Jessica consideraram muito produtiva a troca de informações e conhecimentos propiciadas por essa web-conferência e agradecem a professora Elisângela e toda a equipe responsável pela realização desse evento e, em particular, pela possibilidade de poderem participar dele.

Imagem 10 - III Encontro IF meninas nas exatasImagem 10 - III Encontro IF meninas nas exatas

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é uma instituição que procura realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, como esta descrita neste artigo, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país. Atividades acadêmicas como essa, contribuem tanto para o amadurecimento intelectual dos alunos envolvidos, quanto para a disseminação de conhecimentos junto ao público em geral, especialmente junto a cidadãos da comunidade externa ao IFSP que tenham interesse pelos temas abordados.