PRECONCEITOS

Alunas das Licenciaturas realizaram oficinas educacionais sobre preconceitos

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 15h55 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h14

Em 22 de outubro de 2019, pela manhã, entre 10h30 e 12h30, e pela noite, entre 21h e 22h30, três alunas dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Nicoli Rocha Santos, Amanda Gabriela Ribeiro e Beatriz Aguida Gomes – realizaram duas oficinas educacionais intituladas “Rodeados por preconceitos”, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba. Essas três estudantes são orientadas em projetos de pesquisa e de ensino pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba).

Público presente à oficina Rodeados por preconceitos da manhãPúblico presente à oficina Rodeados por preconceitos da manhã

Essas oficinas pedagógicas procuram atingir tanto estudantes de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, quanto cidadãos da comunidade externa ao IFSP que estivessem interessados pelos temas abordados. Os projetos desenvolvidos pelas três bolsistas fazem parte do Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Gênero do IFSP

Público presente à oficina Rodeados por preconceitos da noitePúblico presente à oficina Rodeados por preconceitos da noite

A estudante da licenciatura em matemática Beatriz Aguida Gomes é bolsista do projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, aprovado no âmbito do edital no 622 de 2019 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP. Já a estudante da licenciatura em física Nicoli Rocha Santos é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) do projeto de pesquisa “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news”, aprovado no âmbito do edital no 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP. Finalmente, a estudante da licenciatura em física Amanda Gabriela Ribeiro é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) do projeto de pesquisa “Atividades educacionais sobre Cultura e Ciência como ferramentas para refletir sobre diferentes formas de preconceitos”, aprovado também no âmbito do edital no 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP.

Amanda, Beatriz, Nicoli e professor Ricardo na preparação da oficina da manhãAmanda, Beatriz, Nicoli e professor Ricardo na preparação da oficina da manhã

Durante as oficinas foram apresentados vídeos com músicas e reflexões para que os presentes pudessem pensar a respeito de práticas sociais que muitas vezes reproduzem e disseminam preconceitos contra os mais diversos grupos sociais, especialmente contra negros, mulheres e homossexuais. Por exemplo, foi apresentado o vídeo “Racionais: Por um Brasil menos ignorante” (de 16 minutos) produzido pelo canal “Meteoro Brasil” do youtube e que pode ser assistido gratuitamente no link <https://www.youtube.com/watch?v=Hp-zkcj9n38&t=73s>. Um outro vídeo que levantou oportunidades para reflexões foi “Igualdade de gênero” (de 2 minutos) produzido pelo canal “ONU Mulheres Brasil” do youtube e que pode ser assistido gratuitamente no link <https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc>. Finalmente, um terceiro vídeo que também propiciou um debate mais profundo foi “Homossexualidade e a ‘cura gay’” (de 5 minutos) produzido pelo canal “Minutos Psíquicos” do youtube e que pode ser assistido gratuitamente no link <https://www.youtube.com/watch?v=W-_UJ5pgqaQ&t=21s>.

Beatriz, Nicoli e Amanda, bolsistas orientadas pelo professor Ricardo PlazaBeatriz, Nicoli e Amanda, bolsistas orientadas pelo professor Ricardo Plaza

A oficina da manhã contou com o apoio do estudante de licenciatura em física Vinicius Amaral Sousa Abrahão e a oficina da noite contou com o apoio do estudante de bacharelado em engenharia civil Lucas Henrique Nascimento Araujo Silva. A equipe que realizou as oficinas agradece aos estudantes Vinicius e Lucas pelo apoio importante dado para que elas transcorressem de forma tranquila.

Atividades de educação e divulgação científica deste tipo são realizadas pela equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza e estão abertas também para a comunidade de alunos de escolas de educação básica da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.