Ações Afirmativas

Aluna do IFSP-CAR faz apresentação sobre ações afirmativas na ETEC

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h20 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h17

Na tarde do dia 17 de outubro de 2019, quinta-feira, a partir das 14h, a aluna Beatriz Aguida Gomes, do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), esteve presente na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Caraguatatuba, onde realizou uma apresentação tendo como tema “Ações Afirmativas e Políticas de Permanência”. Ela estava acompanhada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e pelo estudante André da Silva Mendes, bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” que é também orientado pelo professor Ricardo Plaza.

Foto: Estudantes da ETEC-Caraguatatuba que assistiram a apresentação sobre ações afirmativasFoto: Estudantes da ETEC-Caraguatatuba que assistiram a apresentação sobre ações afirmativas

Beatriz Aguida tornou-se, a partir de outubro de 2019, bolsista do projeto de ensino intitulado “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, projeto este selecionado para ser implementado pelo edital 622/2019 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, com o apoio do NUGS (Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP) e do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP).

Foto: Beatriz Aguida durante sua apresentação na ETECFoto: Beatriz Aguida durante sua apresentação na ETEC

Esta atividade foi realizada a partir do convite feito por Regina Ferro – que é orientadora educacional na ETEC-Caraguatatuba – para que Beatriz Aguida realizasse uma apresentação na “Semana Tecnológica” sobre o trabalho que ela vem desenvolvendo.

Foto: Ricardo Plaza e Regina FerroFoto: Ricardo Plaza e Regina Ferro

Beatriz – que estudou no ensino médio na Escola Técnica Estadual de Caraguatatuba antes de ingressar no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba – nessa tarde, ao chegar na ETEC foi recebida pela sua diretora Adriene Viviani e por vários professores, tais como Adriano Teixeira Bastos Neto, Marcelo Alves, Paulo Alexandre e Nádia Brito, bem como pelo assessor da direção Leonardo Prates.

Foto: Adriano, Beatriz e AdrieneFoto: Adriano, Beatriz e Adriene

A apresentação realizada por Beatriz para mais de uma centena de estudantes da ETEC procurou analisar a forma como a história do Brasil produziu, ao longo sos séculos, desigualdades raciais e sociais. Ela buscou também avaliar o modo pelo qual as ações afirmativas (cotas) podem ajudar a reduzir as desigualdades nas oportunidades para que jovens das classes populares estudem em instituições de ensino públicas de qualidade.

Foto: Professor Adriano ao apresentar o trabalho de Beatriz AguidaFoto: Professor Adriano ao apresentar o trabalho de Beatriz Aguida

Durante a sua apresentação Beatriz definiu as ações afirmativas (associadas às cotas) como medidas tomadas com o objetivo de corrigir injustiças históricas e combater discriminações étnicas, raciais e de gênero, dentre outras, de modo a aumentar a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais e redes de proteção social. Além disso, ela lembrou que é fundamental que as ações afirmativas estejam acompanhadas por políticas de permanência nas instituições públicas de ensino superior, que forneçam um suporte financeiro aos alunos cuja situação socioeconômica é mais vulnerável, criando condições para que eles de fato consigam permanecer na universidade e concluir seus cursos, como bolsas, auxílios e empréstimos de recursos financeiros.

Foto: Professores Ricardo e NádiaFoto: Professores Ricardo e Nádia

Uma das ferramentas educacionais usada por Beatriz nas atividades na qual está engajada envolve o uso de vídeos de curta duração, especialmente aqueles com músicas que possam produzir uma reflexão mais profunda a respeito das imensas desigualdades sociais ainda existentes no Brasil. Um dos vídeos que Beatriz utilizou nessa sua apresentação é a música “Cota não é esmola” de Bia Ferreira que pode ser assistido no link.

Foto: Alunos prestam atenção na apresentação realizada por Beatriz AguidaFoto: Alunos prestam atenção na apresentação realizada por Beatriz Aguida

Os alunos da ETEC manifestaram um grande interesse pelos temas abordados por Beatriz em sua apresentação e após o seu término, a procuraram para conversar e fazer algumas questões sobre o assunto.

Foto: Professores Ricardo, Adriano e MarceloFoto: Professores Ricardo, Adriano e Marcelo

Beatriz Aguida e o professor Ricardo Plaza agradeceram bastante o espaço concedido pela ETEC-Caraguatatuba para que ela fizesse essa apresentação e mostrasse alguns dos resultados da investigação que está sendo feita no âmbito do seu projeto de ensino.

Foto: André e Beatriz na entrada da ETEC-CaraguatatubaFoto: André e Beatriz na entrada da ETEC-Caraguatatuba

Estas são atividades de ensino, extensão e pesquisa que bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.