Início > Noticias > Aluna da Física realiza oficina sobre meninas cientistas na Escola Benedito Carlota
Licenciatura em Física

Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 14h01 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 14h13

Na tarde do dia 25 de março de 2019, segunda-feira, entre 13h e 18h20, a estudante Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, do 3º semestre do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizou uma oficina educacional de caráter científico, intitulada “Ondas Gravitacionais para meninas cientistas”, na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, localizada no bairro de Massaguaçu, no município de Caraguatatuba. Ele estava acompanhado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa em nível de iniciação científica, com bolsa PIBIFSP (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP), bolsa esta financiada com recursos do próprio IFSP.

Professor Ricardo Plaza, Larissa e professoras Dulcinea, Lucia e Adriana

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e a professora Adriana Leal de Souza (coordenadora da Escola Benedito Carlota). Neste encontro inicial prévio, ficou definida uma parceria entre as duas instituições de ensino, de modo que estudantes universitários do IFSP orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, extensão e ensino realizarão oficinas educacionais periódicas (mensais, neste primeiro semestre de 2019) na Escola Benedito Carlota com o intuito de despertar o interesse pela ciência por parte de seus alunos.

Monique, Larissa e Jamile

Ao chegarem na Escola Benedito Carlota, o professor Ricardo Plaza e a estudante Larissa Comodaro foram recebidos pela professora Adriana Leal e por algumas alunas que ajudaram na organização do evento: Monique Karen de Oliveira, Jamile Karen de Jesus Oliveira e Emilly Suellen dos Santos Carvalho. A diretora da instituição, professora Maria Lúcia Tereza Piccolo e a professora Dulcinea Augusta Martins, assim como a agente de organização escolar Gisele Gomes dos Santos, forneceram todo o apoio necessário para que a atividade acontecesse da melhor forma possível.

Professor Ricardo Plaza e Gisele Gomes dos Santos

Esta foi a primeira oficina realizada na Escola Benedito Carlota, por orientados do professor Ricardo Plaza, no ano de 2019; como o mês de março é o mês da Mulher (devido ao fato de o dia 8 de março ser o Dia Internacional da Mulher), a bolsista Larissa decidiu realizar esta oficina tendo como público alvo as alunas da Escola Bendito Carlota, de modo a estimular entre elas a vontade de estudar com afinco disciplinas científicas, tais como a física e a astronomia.

Antes da oficina educacional iniciar-se, o professor Ricardo Plaza explicou às alunas presentes um pouco acerca da história do IFSP, de seus cursos e das formas de seleção para entrar nestes cursos; em particular ele ressaltou que o ingresso nos cursos superiores ocorre por meio da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Larissa durante a realização da sua oficina

O projeto de pesquisa da estudante Larissa intitulado “Ondas Gravitacionais, Divulgação Científica e Ensino de Física” (com bolsa PIBIFSP) foi selecionado pelo IFSP para ser implementado ao longo de todo o ano de 2019. Um dos seus objetivos é a realização de atividades de divulgação científica sobre Ondas Gravitacionais de modo a avaliar estratégias para a inserção deste tema nas aulas regulares de física, sobretudo para o ensino médio.

Alunas da Escola Benedito Carlota durante a oficina realizada

Basicamente, Larissa dividiu a sua oficina em duas partes. Numa primeira parte, das 13h até o sinal do intervalo do meio da tarde (15h30) ela realizou atividades de reflexão associadas à desigualdade de gênero e estereótipos existentes em campos acadêmicos das ciências exatas, tais como física, matemática, computação, engenharia e outras áreas tecnológicas. Durante esta etapa, as alunas escutaram a música “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque e assistiram trechos de filmes como “Estrelas além do tempo” e “Alexandria” (sobre a vida da matemática Hipácia).

Alunas participam ativamente da oficina realizada por Larissa Comodaro

Na segunda parte da oficina (das 16h até as 18h20), Larissa explicou a respeito da história e da física envolvida na detecção das Ondas Gravitacionais, algo que aconteceu pela primeira vez no ano de 2015. Foram apresentadas cenas de documentários a respeito de buracos negros e vídeos explicativos sobre os equipamentos (interferômetros) utilizados para a detecção das ondas gravitacionais.

Alunas prestam atenção nas explicações feitas por Larissa

No intervalo do meio da tarde, o professor Ricardo Plaza, esteve junto com a professora Adriana, na sala dos professores da Escola Benedito Carlota, onde foi possível explicar aos docentes da instituição a natureza da oficina realizada.

Professor Ricardo Plaza com docentes na sala dos professores da Escola Benedito Carlota

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.