ASTROFÍSICA

Aluna da Física realiza atividade educacional sobre a vida e a morte das estrelas

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 15h17 | Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 15h17

Em 23 de julho de 2021, sexta-feira, a partir das 17h00, ocorreu uma atividade de extensão educacional, de forma virtual, tendo como temática central “Vida e Morte das Estrelas” e que foi realizada por Maria Carolina Carvalho Rodrigues que é aluna do curso de Licenciatura em Física do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira do projeto de iniciação científica intitulado “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais” com bolsa PIBIFSP-Ações Afirmativas.

Imagem 1 - Slide usado por Maria Carolina em sua apresentaçãoImagem 1 - Slide usado por Maria Carolina em sua apresentação

Esta atividade foi bastante produtiva pois permitiu que Maria Carolina disseminasse os conhecimentos que ela desenvolveu ao longo de sua pesquisa sobre a astrofísica estelar, bem como que utilizasse, em uma situação prática de ensino, as abordagens educacionais que investigou acerca dos modos para tratar de temas de astrofísica relacionados ao ciclo de nascimento, vida e morte das estrelas junto a estudantes em geral. Os estudantes puderam fazer perguntas sobre tópicos de astronomia e astrofísica tanto para Maria Carolina, quanto para o professor Ricardo Plaza que também participou desta atividade, que foi realizada inteiramente de modo virtual pela plataforma “Meet” do “Google”.

Imagem 2 - Maria Carolina Carvalho Rodrigues e professor Ricardo PlazaImagem 2 - Maria Carolina Carvalho Rodrigues e professor Ricardo Plaza

O objetivo desta ação foi o de colaborar para disseminar o conhecimento científico, quanto investigar as potencialidades de diferentes abordagens para o ensino de temas de astrofísica. A licencianda Maria Carolina e o professor Ricardo Plaza agradecem os alunos que estiveram presentes, bem como a professora Nathalia da Silva que cedeu o espaço e colaborou para que a atividade ocorresse. Esta atividade foi realizada junto a alunos da instituição de ensino Alicerce Educação.