Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Engenharia Civil

Aluna da Engenharia Civil é Vencedora do 1º Hackatour Campos do Jordão

Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 17h02 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h55

No dia 15 de dezembro de 2021, a aluna do 2° semestre de Engenharia Civil do IFSP de Caraguatatuba, Carolina Vinhato Breanza, conquistou o primeiro lugar no Hackatour Campos do Jordão.

Foto 1 – Aluna Carolina Vinhato Breanza Vencedora do 1° Hackatour Campos do Jordão Foto 1 – Aluna Carolina Vinhato Breanza Vencedora do 1° Hackatour Campos do Jordão

Na divulgação, o tema do evento foi "Pessoas Inteligentes, Cidades Inteligentes". Os objetivos do 1° Hackatour do IFSP Campos do Jordão foram: promover o desenvolvimento da região da Mantiqueira e aplicar as variáveis de cidade inteligente na região, propondo um engajamento entre as áreas sociais, culturais, econômicas e tecnológicas. Além de premiadas, as três melhores propostas poderão fazer a incubação de seu projeto por meio do núcleo incubador do IFSP.  A cerimônia de divulgação dos vencedores pode ser acessada pelo YouTube do evento.

Foto 2 – Lista de vencedores do 1° Hackatour Campos do Jordão  Foto 2 – Lista de vencedores do 1° Hackatour Campos do Jordão  

Em seguida, para melhor contextualizar os participantes sobre a situação da cidade, foi disponibilizado um “Pré-Aquecimento”, que teve início no dia 23 de novembro e término em 09 de dezembro. Tal preparação utilizava o próprio canal do Instituto no Youtube, Oficial - Hackatour Campos do Jordão, para divulgar em tempo real as lives que consistiam em uma conversa entre especialistas de diversas áreas. Carolina afirmou que infelizmente não ficou sabendo do evento a tempo de participar do Aquecimento, mas que mesmo assim viu algumas das lives que haviam sido gravadas. 

Com o fim do “Pré-Aquecimento”, foram finalizadas as inscrições definitivas e no dia 10 de dezembro de 2021 iniciou-se o evento, de forma online devido à pandemia. Por isso, foi utilizada a plataforma Discord para a comunicação e a divulgação dos links para as palestras. 

No primeiro dia de palestras houve a divisão das equipes por sorteio, com 5 inscritos para cada uma, totalizando 12 equipes. Infelizmente, muitos inscritos não participaram efetivamente. No grupo da aluna vencedora, a Equipe 5, somente ela participou. “Foi algo bem surpreendente, eu era a única equipe de uma pessoa, tive que trabalhar sozinha o tempo todo, o que fez com que eu me esforçasse ainda mais”, alegou a aluna.

Além das palestras enriquecerem os conhecimentos sobre a cidade e seus desafios, elas também ensinaram sobre novas formas de organizar, gerir e apresentar ideias. Assim, várias atividades foram propostas para serem entregues em 3 murais digitais, de forma dinâmica e cronológica.

Foto 3 – Exposição de ideias e desenvolvimento do trabalho no mural da equipe da aluna vencedora.Foto 3 – Exposição de ideias e desenvolvimento do trabalho no mural da equipe da aluna vencedora. 

Por fim, era preciso gerar um Pitch, que é uma forma dinâmica e simples de expor suas ideias, fazendo uso de slides no formato de vídeo. No dia 12, último dia do evento, as equipes fizeram as suas apresentações para bancas avaliadoras. Carolina alegou que antes da apresentação estava muito confiante sobre o seu trabalho e suas propostas. De forma simples ela propunha fazer um turismo não apenas sazonal, como costuma ser da cidade. Por isso apresentou medidas de divulgação midiática e comunicação entre turistas, comerciantes e os órgãos do turismo regional, além de aproveitar o próprio IFSP de Campos do Jordão como uma forma de atrair o público jovem. “Eu tive essa ideia porque eu mesma gostaria de ir para Campos do Jordão, se não fosse o contexto da pandemia, ao ver todas as atrações que acabei conhecendo por meio desse trabalho. Com certeza pretendo ir e indicar para os meus amigos. Havia muito que, até então, eu não conhecia!”, relatou a aluna.

Entretanto, no fim de sua apresentação ela se surpreendeu, “Eu tinha trabalhado tanto, e achei ter apresentado bem, mas a primeira pergunta da banca foi qual era o meu tema, que não havia ficado muito claro. Confesso que fiquei desanimada.” Por isso, ela acabou nem vendo o anúncio sobre os vencedores e descobriu só no dia seguinte que empatou com a equipe 12 em primeiro lugar. 

Por fim, como último relato, Carolina ressalta: “Eu não esperava ficar em primeiro lugar, principalmente, pela pergunta que a banca havia feito. Vale a pena ressaltar o quanto essa experiência foi enriquecedora e me mostrou que sou capaz de muito mais do que eu esperava”.

No primeiro semestre da aluna no programa de bacharelado em engenharia civil do IFSP CAR, ao cursar a disciplina de Introdução à Engenharia Civil, ministrada pelos professores Leandro Peixoto e Vassiliki Boulomytis, os alunos de sua turma participaram de evento internacional sobre Cidades Inteligentes e Sustentáveis, e após as aulas teóricas, desenvolveram seminários referentes aos vários quesitos para que uma cidade possa ser assim considerada. Nos dias atuais essa temática é muito importante para compor o programa de bacharelado em engenharia civil, pois o desenvolvimento da infraestrutura e a gestão urbana de forma inteligente e sustentável são essenciais para a adaptação e resiliência das comunidades às mudanças climáticas. Carolina relatou que por já ter uma boa noção do tema foi mais fácil encontrar um ponto de partida para as suas idéias.

A aluna agradece a todos os palestrantes que fizeram um ótimo trabalho ao preparar os participantes, e principalmente, à banca avaliadora, que acreditou na sua proposta. A coordenação do curso de engenharia civil e todos os professores da área de construção civil agradecem aos organizadores do evento e parabeniza a aluna pelo seu empenho e dedicação no trabalho realizado. É um orgulho para toda a comunidade escolar do IFSP Caraguatatuba, ver que nossos alunos nos representam tão bem no mundo a fora.

 

Autoria: Carolina Vinhato Breanza (aluna da engenharia civil do IFSP CAR) e Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis (coordenadora do curso de bacharelado em engenharia civil do IFSP CAR).

registrado em:
Fim do conteúdo da página