Engenharia

Aluna da Engenharia Civil do IFSP é Selecionada para Intercâmbio em Portugal

Publicado: Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 10h44 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 16h56

No dia 8 de novembro de 2021, a aluna Amanda Emidia Neves Salvador, do 6° semestre do curso de Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba, foi aprovada através do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional para cursar o primeiro semestre de 2022 no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Foto 1 – Aluna intercambista Amanda Salvador do curso de Engenharia Civil do IFSP CARFoto 1 – Aluna intercambista Amanda Salvador do curso de Engenharia Civil do IFSP CAR

O processo ocorreu por meio do Edital n°409/2021 que teve como finalidade a seleção de alunos regularmente matriculados em cursos superiores de graduação do IFSP. Isento o pagamento das taxas acadêmicas, foram disponibilizadas 20 vagas para o IPB e 2 vagas para o Instituto Politécnico de Guarda.

Foto 2 – Câmpus do Instituto Politécnico de Bragança em PortugalFoto 2 – Câmpus do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal

Fonte: https://blog.estudeemportugal.com.br/2020/06/04/15-motivos-para-estudar-no-ipb-em-portugal/

A aluna relatou que para se candidatar não houve grande dificuldade, pelo fato de obter grande assistência do Professor e Representante da ARINTER Marcelo Hatugai e da Professora e Coordenadora de Curso Vassiliki Boulomytis.

O processo seletivo consistiu em duas fases. A primeira fase foi feita a partir do envio dos documentos exigidos pelo edital ao representante da ARINTER do câmpus e da entrevista realizada, virtualmente, para a conferência dos documentos. Como para cada câmpus foi selecionado apenas um aluno, a classificação para passar na primeira etapa foi feita basicamente pelo Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), onde o aluno com maior IRA seria selecionado para a segunda fase. A segunda fase foi realizada através da classificação feita exatamente igual ao da primeira fase, porém, com a participação dos primeiros colocados de todos os campi participantes.

Sobre a segunda fase do processo, a discente ressaltou que foi muito importante compor adequadamente o seu currículo, e que em caso de empate, teria a sua participação prévia no projeto de extensão que contemplava o III Workshop GETIS como possibilidade de ainda lhe garantir uma vantagem em relação aos outros candidatos.

Depois da aprovação, foi necessário o preenchimento do contrato de estudos até a data prevista. A aluna enfatiza que o comprometimento com o cronograma foi essencial para que ela tivesse sucesso ao longo do processo.

Com o auxílio da Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, o contrato de estudos referiu-se à escolha dos componentes curriculares a serem cursados em Portugal, por meio da análise da ementa e carga horária de cada disciplina, a fim de possibilitar à aluna o futuro aproveitamento das mesmas no curso de bacharelado em engenharia civil, após o seu retorno ao IFSP CAR.

Por fim, todos os alunos e professores da engenharia civil agradecem ao suporte da ARINTER e da Reitoria propiciado à aluna intercambista, Amanda Salvador, desejando-lhe muito sucesso ao longo de sua jornada no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal. Temos certeza que o IFSP Caraguatatuba será muito bem representado!!!

Autoria: Aluna Amanda Emidia Neves Salvador e Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis