Adolescentes da Fundação Casa participam de aulas de Robótica Básica
Nos dias 20 e 21 de outubro, o Instituto Federal de São Paulo e a Secretaria de Educação Municipal de Caraguatatuba realizaram um projeto em parceria que ministrou aulas de Robótica Básica para os adolescentes da Fundação Casa. Também participou do projeto a escola Ismael Iglesias na figura da professora Cintia Ribeiro.
Figura 1 - Robô Lego sendo testado
O projeto consistiu em apresentar kits didáticos Lego Mindstorms que fazem parte do programa da Prefeitura para o ensino de Robótica. Esses kits permitem aos estudantes montar pequenos robôs que se movimentam e realizam tarefas diversas. As aulas consistiram em montar um pequeno robô que se movimentava pela sala.
Figura 2 - Aluno conhecendo as peças de um kit Lego
No final, cada aluno podia modificar o robô, acrescentando recursos e habilidades. Os estudantes se divertiram muito durante as aulas, demonstrando interesse e admiração pelas novas descobertas que fizeram.
Figura 3 - Aluno do IFSP auxiliando nas montagens
O maior propósito foi gerar encantamento e mostrar novas possibilidades que as tecnologias trarão ao mundo. Dar novas perspectivas, incentivar as pessoas a estudarem e acreditar no ser humano é uma das tarefas mais nobres das escolas e tanto o Instituto quanto a Secretaria de Educação buscam cumprir esse papel onde for possível.
Figura 4 - Aluno montando robô
O projeto envolveu os professores Nelson Alves Pinto e Mário Tadashi Shimanuki, ambos do IFSP na área de Informática. Também é de autoria desses dois professores o projeto “Garotas adoram Tecnologia”, que visa incentivar garotas de escolas públicas a conhecerem as áreas de Eletrônica e Informática através de projetos práticos de Arduino.
Figura 5 - Professor Nelson Alves e aluno Jonathan Perobeli
Também participaram dois alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jonathan Perobeli e Caique Alexandroni Leme. Os dois alunos relataram a experiência como gratificante.
Figura 6 - Aluno Caique Leme
Figura 7 - Aluno Jonathan Perobeli
Por conta da pouca diferença da idade entre os adolescentes que aplicaram e os adolescentes que receberam as aulas a interação foi muito produtiva. As aulas foram realizadas nos dias 20 e 21 de outubro, das 13:30 até 17:30 e envolveram próximo de trinta adolescentes.
Os realizadores agradecem aos diretores do IFSP, técnicos administrativos, terceirizados e outros docentes que se envolveram no projeto de uma ou outra forma.
Também agradecem à Secretaria de Educação de Caraguatatuba pelo constante apoio, divulgação e envolvimento em projetos que envolvem Robótica e Informática nas escolas públicas do município.
Agradecimentos especiais para a Fundação Casa, que na pessoa de Maria Cristina nos recebeu de forma carinhosa e acolhedora. Todos saímos muito satisfeitos com os resultados.
Fonte: Professor Nelson Alves
Redes Sociais