Início > Noticias > Entenda os acessos aos Sistemas do IFSP
EcAD, SUAP, Pergamum e outros

Entenda os acessos aos Sistemas do IFSP

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 11h52 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 11h00
imagem sem descrição.

Esse artigo traz informações sobre acesso aos sistemas do IFSP, mantidos pelo Câmpus Caraguatatuba e pela Reitoria.

Seu usuário no IFSP

No ato de sua matrícula você recebeu um número de prontuário. Este número será utilizado como usuário de acesso aos sistemas do IFSP.

Exemplos: CG300420X | CG3005232 | CG1986931

Sistemas do IFSP

O IFSP oferece algumas ferramentas de apoio acadêmico que farão parte de sua rotina durante o seu curso, são eles:

Mantido pelo Câmpus

Mantido pela Reitoria

EcAD
WiFi
Computadores

SUAP
Pergamum

De acordo com a tabela, você pode observar que existem sistemas que estão hospedados na Reitoria do IFSP (São Paulo) e outros que são mantidos pelo Câmpus Caraguatatuba e, no momento, temos duas bases distintas de autenticação de usuários. Isso significa que seu usuário existe no Câmpus e na Reitoria, existindo então duas senhas a serem cadastradas.

Entender a responsabilidade dos sistemas é importante para que possa buscar ajuda corretamente, todas as suas dúvidas podem ser levadas a CTI do Câmpus, mas nem tudo poderá ser resolvido por aqui, pois alguns sistemas não estão sob nossos cuidados.

Antes de falarmos de senha, vamos entender essa sopa de letrinhas conhecendo os sistemas que terá acesso:

SUAP | Sistema Unificado de Administração Pública

Acesso às informações acadêmicas como horários de aulas, notas e faltas, bem como informações pessoais informadas no ato de sua matrícula.
Responsável: DTI - Reitoria
Endereço: https://suap.ifsp.edu.br

Pergamum | Sistema de Gestão de Biblioteca

Com esse acesso você poderá consultar o acervo disponível na Biblioteca do Câmpus, bem como renovar seus empréstimos.
Responsável: DTI - Reitoria
Endereço: http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br

EcAD | Ensino com Apoio a Distância

Plataforma Moodle para apoio às atividades acadêmicas, com publicações de trabalhos, questionários, fóruns e provas. Ao realizar acesso a esse sistema, você deverá visualizar todas as disciplinas que está matriculado no SUAP.
Endereço: https://ecad.ifspcaraguatatuba.edu.br

WiFi | Internet sem fio do Câmpus

Com o seu usuário você poderá acessar a rede WiFi do Câmpus, com dispositivos móveis, como celulares e notebooks. O acesso deverá ser único por dispositivo para que possamos dar conta de todos os acessos. O sinal foi disponibilizado de forma a alcançar o pátio principal e corredores, caso tente acessar de alguma sala de aula, ou áreas externas periféricas ao Câmpus, pode ser que não tenha sucesso.

Computadores | Máquinas nos Laboratórios e Biblioteca

O seu usuário permite acesso único aos computadores do Câmpus nas dependências acadêmicas, podendo manter trabalhos executados em seu usuário, sem acesso de outros. Dessa forma, tarefas mais demoradas, podem ser retomadas posteriormente, caso utilize o mesmo equipamento.

ATENÇÃO: o backup é indispensável e de responsabilidade do aluno, utilize a nuvem e/ou dispositivos móveis para manter seus dados em segurança. As máquinas poderão ser formatadas a qualquer momento.
Responsável: CTI - Câmpus Caraguatatuba

Outros sistemas poderão ser acessados, mas fique tranquilo pois terá as devidas instruções quando ocorrer tal necessidade.

Passo a passo para ativação dos usuários/primeiro acesso aos sistemas

Passo 1: Realizar o primeiro acesso ao Suap

Passo 2: Criar a conta de e-mail @aluno.ifsp.edu.br

Passo 3: Criar uma senha para os sistemas mantidos pelo câmpus

A partir de agora é possível acessar também os outros sistemas do IFSP, mantidos pelo câmpus ou Reitoria, como o Ecad e o Pergamum.

Recuperação e Troca de senhas

Como já explicado, existem duas bases de dados distintas para autenticação de usuários: uma na Reitoria e outra no Câmpus Caraguatatuba. Por este motivo existem duas senhas que você deve manter organizadas. Sugerimos que mantenha as senhas iguais para facilitar a memorização, já que os usuários estão iguais em ambos os lados.

Caso precise trocar sua senha em algum sistema, acesse os links conforme tabela abaixo:

Sistemas mantidos pelo Câmpus

Sistemas mantidos pela Reitoria

EcAD, WiFi e Computadores

SUAP e Pergamum

Os links para os endereços de ajuste de senhas estão nas páginas iniciais do EcAD e do SUAP.

E-mail de contato

Seu e-mail é a chave de tudo. Por ele que os contatos de alteração de senha, informações acadêmicas  e demais assuntos serão enviados, portanto, mantê-lo atualizado e acessível é essencial.

Como funciona o fluxo?

1. Quando faz sua matrícula no Câmpus, você fornece diversos dados para nós, um deles é o e-mail;
  2. Após o seu registro no SUAP pela Secretaria, seus dados são importados para os sistemas do Câmpus, bem como seu e-mail.

Se por um acaso não fornecer e-mail ou informar e-mail de outra pessoa, terá dificuldade em ajustar suas senhas e providenciar seus acessos.

Para corrigir seu e-mail, dirija-se até a Secretaria do Câmpus, e informe o e-mail correto. Dessa forma poderemos ajustar nos demais sistemas.