Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Início
Início do conteúdo da página
AÇÃO DEBATEU NOTÍCIAS

Ação Debateu Notícias Falsas, Negacionismo da Ciência e Alfabetização Científica

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 14h48 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 16h58

Em 28 de novembro de 2020, sábado, a partir das 15h00, ocorreu uma ação de extensão, de forma virtual, que abordou três temas: notícias falsas, movimentos de negação da ciência e alfabetização científica. Esta ação contou com o apoio de bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que ocorre no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), bem como por estudantes orientados em projetos de pesquisa pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Foto: Professores e estudantes que participaram deste eventoFoto: Professores e estudantes que participaram deste evento

A coordenação geral da realização deste evento coube a três estudantes do IFSP-Caraguatatuba orientados em pelo professor Ricardo Plaza: Jacqueline Xavier Silva Enéas, Julia de Jesus Santos e Rodrigo de Siqueira Bicudo. Para a organização desta ação, ocorreu também o apoio dos bolsistas de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza; esta equipe é formada pelos estudantes universitários Kaue Marques Barbosa, Vinicius Carvalho Rosa, Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus, Danilo Henrique Oliveira Souza, Larissy Santos da Silva e Lais Rodrigues Ramos.

Foto: Jacqueline, Julia e RodrigoFoto: Jacqueline, Julia e Rodrigo

Esta atividade contou com a participação do Prof. Dr. Carlos Alexandre Wuensche de Souza que é pesquisador titular do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) na área de astrofísica. A equipe que organizou este evento agradece o professor Carlos Alexandre que aceitou gentilmente o convite para participar desta ação.

Foto: Professor Carlos Alexandre Wuensche de Souza durante o eventoFoto: Professor Carlos Alexandre Wuensche de Souza durante o evento

No início, o professor Ricardo Plaza forneceu as informações acerca de como o evento iria transcorrer e apresentou o convidado e os participantes. Como motivação inicial, foi apresentado um vídeo (com cerca de 3 minutos) em que o professor Carlos Alexandre, que é músico, aparece tocando a música “Jorge do Fusa”, de Garoto (Aníbal Augusto Sardinha), uma bela peça que é muito conhecida entre violonistas; o vídeo com esta música sendo interpretada pelo duo “Conversa de Cordas” (composto pelo professor Carlos Alexandre e por Tô Mendes) pode ser acessado no youtube clicando aqui.

Foto: Carlos Alexandre Wuensche e Tô Mendes interpretam a música “Jorge do Fusa”, neste vídeo disponível no youtubeFoto: Carlos Alexandre Wuensche e Tô Mendes interpretam a música “Jorge do Fusa”, neste vídeo disponível no youtube

Como forma de introdução aos temas abordados nesta ação foi apresentado o vídeo (com cerca de 8 minutos) “Por que você acredita em Fake News?” do canal “Nerdologia” do youtube e apresentado pelo divulgador da ciência Átila Iamarino, que está disponível para ser assistido clicando aqui.

O professor Carlos Alexandre iniciou a sua apresentação sobre “Educação científica” refletindo acerca dos motivos pelos quais uma educação de qualidade é algo relevante para a formação e a vida dos cidadãos. Foram explicadas em detalhes as características do método científico e, também, ocorreu uma explanação sobre como uma boa educação permite que uma pessoa transforme informação em conhecimento. Um outro tema abordado foi acerca de como as ideias da astronomia e da cosmologia evoluíram ao longo da história desde o Egito Antigo até os dias atuais. Foi também destacada, pelo professor, a frase: “Fatos extraordinários requerem evidências extraordinárias”.

Foto: Slide da apresentação feita pelo professor Carlos AlexandreFoto: Slide da apresentação feita pelo professor Carlos Alexandre

Na sequência, a estudante Jacqueline Xavier Silva Enéas realizou uma apresentação sobre Negacionismo Científico. Jacqueline que estuda no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, atualmente é bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa intitulado “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação”, sob orientação do professor Ricardo Plaza. Este projeto foi aprovado no âmbito do edital número 145, de 30 de março de 2020, do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI (Graduação) - IFSP/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Jacqueline iniciou sua apresentação refletindo sobre o que caracteriza a ciência; em seguida ela apresentou alguns exemplos de negacionismo da ciência.

Foto: Estudante Jacqueline Xavier Silva EnéasFoto: Estudante Jacqueline Xavier Silva Enéas

Para esclarecer melhor alguns pontos, ela apresentou o vídeo “Por Que Duvidam Tanto da Ciência? - Fora da Caixa” (com cerca de 4 minutos) do “Canal do Schwarza” no youtube e que está disponível para ser assistido clicando aqui. Com o mesmo objetivo ela apresentou também o vídeo “Teorias da Conspiração” do canal Nerdologia do youtube, com cerca de 7 minutos e que está disponível para ser assistido clicando aqui.

Foto: Slide apresentado por JacquelineFoto: Slide apresentado por Jacqueline

A apresentação seguinte foi realizada pela estudante Julia de Jesus Santos e abordou o tema das notícias falsas. Julia que estuda no curso técnico em informática integrado ao ensino médio, atualmente é bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa intitulado “Notícias falsas, ferramentas tecnológicas digitais e educação” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Este projeto foi aprovado no âmbito do edital número 146, de 30 de março de 2020, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-EM (Ensino Médio) - IFSP/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Julia iniciou a sua apresentação explicando como as chamadas “fake news” estão relacionadas a notícias ou informações falsas que são divulgadas com o intuito de atacar e influenciar de forma negativa a vida ou a opinião de uma pessoa.

Foto: Estudante Julia de Jesus SantosFoto: Estudante Julia de Jesus Santos

Em sua apresentação, Julia também usou dois vídeos. Primeiro ela exibiu o vídeo “Notícias falsas” do canal “Minutos Psíquicos” do youtube (com cerca de 5 minutos) e que está disponível para ser assistido clicando aqui. Na sequência, ela exibiu o vídeo “7 passos para identificar notícias falsas” do canal da “BBC News Brasil” (com cerca de 5 minutos) e que está disponível para ser assistido clicando aqui.

Foto: Apresentação feita pela estudante JuliaFoto: Apresentação feita pela estudante Julia

Finalmente, o estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo fez uma apresentação acerca do tema da “Alfabetização Científica” e da sua importância para o combate às notícias falsas e aos movimentos de negação da ciência. Rodrigo estuda no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e é atualmente bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, vinculado à CAPES) da Licenciatura em Física, que é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino. Rodrigo vem também desenvolvendo desde o ano de 2019 um trabalho voluntário de pesquisa de iniciação científica sobre “Alfabetização Científica” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Como Rodrigo é músico, foram apresentados, antes da sua fala, dois vídeos musicais que contam com a sua participação. No primeiro vídeo (com 3 minutos), Rodrigo toca ao violão a música “Uma Valsa e Dois Amores” de Dilermando Reis; este vídeo pode ser assistido clicando aqui. Foi apresentado também o vídeo (com cerca de 2 minutos) em que Rodrigo toca ao violão a música “Tiro ao Álvaro” (de Adoniran Barbosa) que é cantada por Lua, parceira de Rodrigo; este vídeo está disponível para ser assistido clicando aqui.

Foto: Lua e Rodrigo interpretam a música “Tiro ao Álvaro”Foto: Lua e Rodrigo interpretam a música “Tiro ao Álvaro”

Um dos temas abordados por Rodrigo em sua apresentação foi acerca do chamado ‘kit de detecção de mentiras” que, inclusive, é o título de um dos capítulos do livro “O mundo assombrado pelos demônios” de Carl Sagan. Rodrigo destacou também o trabalho do escrito Michael Shermer, autor do livro “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas”.

Foto: Slide apresentado por RodrigoFoto: Slide apresentado por Rodrigo

 

Rodrigo indicou, como sugestão, dois vídeos para que as pessoas conheçam mais a respeito destes assuntos. Primeiro ele sugeriu o vídeo “O Kit de Detecção de Mentiras” (de 14 minutos, legendado em português) com o próprio Michael Shermer (produzido pela “The Richard Dawkins Foundation”) e que está disponível para ser assistido clicando aqui. O segundo vídeo sugerido foi “O efeito Dunning-Kruger: quando a incompetência gera confiança” (de 4 minutos) produzido pelo canal “Minutos Psíquicos” do youtube que está disponível para ser assistido clicando aqui.

Foto: Estudante Rodrigo de Siqueira BicudoFoto: Estudante Rodrigo de Siqueira Bicudo

A gravação em vídeo (com duração de 2 horas e 40 minutos) desta ação se encontra disponível para quem quiser assistir na íntegra clicando aqui. Outras ações realizadas no âmbito deste projeto de extensão também foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do youtube clicando aqui.

Para esta atividade ocorrer de forma bem sucedida ela contou com o apoio imprescindível do estudante Kaue Marques Barbosa do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, que também é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” do IFSP-Caraguatatuba. Kaue trabalhou na gestão das ferramentas computacionais que permitiram a realização desta atividade e a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Foto: Estudante Kaue Marques BarbosaFoto: Estudante Kaue Marques Barbosa

 

Esta foi uma ação realizada com o apoio do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social”, definido para o período da pandemia de COVID-19. Os recursos disponibilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas aos seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto, como foi o caso deste evento. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura, a ciência e o debate acerca de questões importantes nas vidas dos cidadãos, por meio da internet, durante a pandemia de COVID-19.

Os estudantes envolvidos nesta ação agradecem muito às pessoas que participaram ativamente e prestigiaram este vídeo-debate, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas das ações futuras deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página