Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
EQUINÓCIO

Ação de extensão debateu etnoastronomia e o dia de equinócio de primavera

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 15h41 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 15h41

Em 22 de setembro de 2020, terça-feira, a partir das 23h00, aconteceu, de modo virtual, uma atividade de extensão sobre o dia de equinócio de primavera (22 de setembro), que abordou, dentre outros assuntos, a área da etnoastronomia e que foi organizada por bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto ocorre no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Ricardo, Kaue, Larissy, Gabriela, Rafael, Danilo, Higor e ViniciusRicardo, Kaue, Larissy, Gabriela, Rafael, Danilo, Higor e Vinicius

Esta atividade contou com a participação da professora Gabriela Francisca de Oliveira Messias que é docente de física e de matemática da Escola Estadual Professora Idalina do Amaral Graça e da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, ambas situadas na cidade de Ubatuba, além de lecionar também para jovens da Aldeia Boa Vista, uma aldeia indígena guarani também situada no município de Ubatuba.

Professora Gabriela Francisca de Oliveira MessiasProfessora Gabriela Francisca de Oliveira Messias

Esta ação contou com a participação ativa de estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza, em especial pelos bolsistas de extensão Larissy Santos da Silva, Kaue Marques Barbosa, Vinicius Carvalho Rosa e Danilo Henrique Oliveira Souza. As extensionistas Lais Rodrigues Ramos e Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus também colaboraram com a organização prévia deste evento. Além disso, essa atividade também contou com a participação de orientados do professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, tais como Rafael Brock Domingos (que tem bolsa PIBIFSP para realizar atividades do projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de tópicos de Física Nuclear no Ensino Médio sob a perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa”) e Maria Carolina Carvalho Rodrigues (que tem bolsa PIBIFSP-AF para realizar atividades do projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais”), bem como do estudante do curso de licenciatura em física Higor Felipe Gonçalves de Arruda que vem pesquisando de forma voluntária, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, acerca das possibilidades existentes acerca do ensino de astrofísica das galáxias para a educação básica. Finalmente, pelo YouTube, este evento também contou com a participação da estudante Jacqueline Xavier Silva Enéas que desenvolve, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação”, com bolsa PIBITI do CNPq.

Ricardo, Gabriela, Larissy, Kaue e ViniciusRicardo, Gabriela, Larissy, Kaue e Vinicius

Durante o evento, a equipe de bolsistas de extensão coordenada pelo professor Ricardo Plaza debateu acerca de diversos conhecimentos astronômicos envolvidos no fenômeno do equinócio de primavera, que ocorre no dia 22 de setembro (no hemisfério sul), um dos dois dias do ano em que a duração da noite (período sem luz solar) e a duração do dia (período com a iluminação da luz solar) são ambas iguais a 12 horas; a mesma coisa ocorre também no chamado equinócio de outono, geralmente por volta do dia 20 de março (no hemisfério sul).

Após a apresentação inicial dos estudantes e professores que participariam do evento, foi apresentado o vídeo “O que é solstício e equinócio? Quer que desenhe 8” do canal “Bláblálogia do Yotube (com 5 minutos) disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=fiqAyKOmoEI&ab_channel=Bl%C3%A1Bl%C3%A1Logia>. Os temas abordados neste vídeo – produzido pelo divulgador da ciência e cartunista Carlos Ruas – foram discutidos pela estudante Maria Carolina Rodrigues.

Vídeo produzido por Carlos Ruas e que foi apresentado nesta atividadeVídeo produzido por Carlos Ruas e que foi apresentado nesta atividade

O segundo vídeo apresentado foi “Astrolab – Solstícios e Equinócios” do canal “TV Unesp” do YouTube (com 6 minutos), disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=dKx6xX4-QXI&feature=youtu.be&ab_channel=TVUnesp>. Os assuntos abordados neste vídeo – que contou com a participação do Prof. Dr. Rodolpho Langhi (docente da UNESP) – foram destrinchados pelo estudante Higor de Arruda.

Imagem do vídeo veiculado pela TV UnespImagem do vídeo veiculado pela TV Unesp

Na sequência o estudante Rafael Brock apresentou duas simulações para explicar fenômenos como equinócios e solstícios que estão disponíveis na internet no site de Educação em Astronomia (“Astronomy Education”) da Universidade de Nebraska-Lincoln disponíveis no link <https://astro.unl.edu>. Em primeiro lugar foi apresentada a simulação sobre os raios do sol (“Sun’s Rays Simulator”) disponível em <https://astro.unl.edu/classaction/animations/coordsmotion/sunsrays.html>.

Apresentação de uma simulação por Rafael BrockApresentação de uma simulação por Rafael Brock

A seguir foi apresentada, por Rafael Brock, a simulação de estações do ano e da eclíptica (“Seasons and Ecliptic Simulator”) disponível em <https://astro.unl.edu/classaction/animations/coordsmotion/eclipticsimulator.html>. A eclíptica, na astronomia, é a projeção sobre a esfera celeste da trajetória aparente do Sol, observada a partir da Terra; seu nome deriva do fato de que os eclipses somente ocorrem quando a Lua está muito próxima do plano que contém a eclíptica. Para que ambas as simulações usadas nesta atividade possam rodar em um computador é preciso ativar o flash no navegador.

Site do projeto Astronomy Education da Universidade de Nebraska-LincolnSite do projeto Astronomy Education da Universidade de Nebraska-Lincoln

A professora Gabriela apresentou então uma série de slides para esclarecer melhor a respeito do conceito de equinócio, de quais são as suas relações com os movimentos de rotação e de translação executados pela Terra e de como este fenômeno é observado em diferentes pontos do planeta Terra.

Professora Gabriela apresenta slides com a ajuda do estudante KaueProfessora Gabriela apresenta slides com a ajuda do estudante Kaue

Gabriela também discorreu acerca de alguns temas de etnoastronomia, uma área que engloba os conhecimentos de astronomia desenvolvidos por outras culturas, etnias e povos, em diferentes momentos da história humana. Para isto, ela contou com o auxílio do estudante Rafael Brock que apresentou alguns recursos do programa Stellarium que simula a posição das estrelas do céu noturno na tela do computador, inclusive apresentando as constelações que outros povos imaginavam ao observar as mesmas estrelas que observamos hoje (“ligando os pontos de outra forma”). O programa Stellarium é um “planetário” de código aberto e gratuito para computadores, mostrando, na tela, os objetos do céu noturno de forma realista como eles são vistos a olho nu; ele pode ser baixado no link <http://stellarium.org/pt_BR>.

Professora Gabriela explica sobre etnoastronomia usando o Stellarium com a ajuda de Rafael BrockProfessora Gabriela explica sobre etnoastronomia usando o Stellarium com a ajuda de Rafael Brock

Para finalizar, foi apresentado um vídeo mais voltado para crianças intitulado “Solstícios e Equinócios - o ponto máximo e mínimo de iluminação solar” com duração de 2 minutos e disponível no canal “O Incrível Pontinho Azul” do YouTube no link <https://www.youtube.com/watch?v=rh07g5qTrkU&ab_channel=OIncr%C3%ADvelPontinhoAzul>. Os vídeos sobre ciência para crianças do canal “O Incrível Pontinho Azul” são produzidos pelo ilustrador Márcio Turini. Após o término da exibição deste vídeo, seu conteúdo foi comentado pela estudante Maria Carolina Rodrigues.

Vídeo do canal O Incrível Pontinho Azul do YouTube que foi apresentadoVídeo do canal O Incrível Pontinho Azul do YouTube que foi apresentado

Ao final da atividade, os estudantes que a organizaram juntamente com os professores Ricardo e Gabriela debateram a respeito dos temas abordados e procuraram responder às perguntas feitas pelo chat do YouTube que contou com uma participação intensa de muitas pessoas interessadas pelo tema.

A realização deste evento contou com a divulgação realizada pelo Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física que pode ser acessado pelo link <http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion>. A equipe que organizou este evento agradece especialmente o Prof. Dr. Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos (docente da UNIFESP) pela divulgação feita no “Portal Pion”.

Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física (SBF)Portal Pion da Sociedade Brasileira de Física (SBF)

Esta ação foi realizada pela plataforma “Google Meet” com a transmissão simultânea (streaming) tendo sido feita via YouTube pelo canal “Debate Consciência” que pode ser acessado no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>. A gravação do vídeo com toda a atividade realizada (com duração de 1 hora e 55 minutos) pode ser assistida no link < https://www.youtube.com/watch?v=nSDEoquEqUk&ab_channel=DebateConsci%C3%AAncia>.

Esta foi uma ação realizada pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social”, definido para o período da pandemia de COVID-19. Os recursos disponibilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas a seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura e a ciência, por meio da internet, durante a pandemia de coronavírus.

Os bolsistas extensionistas deste projeto agradecem tanto à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP pelas bolsas fomentadas pelo edital 196, quanto às pessoas que participaram ativamente e prestigiaram este vídeo-debate, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas das ações futuras deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página