Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > 5º Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba contou com ampla participação
Início do conteúdo da página
Licenciatura em Física

5º Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba contou com ampla participação

Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 12h05 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 12h07

Nos dias 06 e 07 de maio de 2019, segunda-feira e terça-feira, pela tarde, entre 16h e 19h, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu o 5º Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba, realizado pela equipe de bolsistas e ex-bolsistas de extensão e de iniciação científica, bem como por estudantes voluntários, todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba; esta atividade foi desenvolvida com o apoio dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”.

 

Foto: Público presente no 5º Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba

 

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba que ajudaram na estruturação, organização, divulgação e realização das apresentações didáticas das aulas deste minicurso ou que colaboraram na recepção e ajudaram no apoio aos alunos matriculados nele, foram: Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Ryan Nepomuceno Montemor, João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, André da Silva Mendes, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Yeté Abunã Marques Labarca, Lucas Ramos Teixeira de Souza, Julia Alessandra Silvério, Vinicius Carvalho Rosa, Kaue Marques Barbosa, Rafael Honório Morais de Oliveira e Ana Julia Santos Oliveira.

 

Foto: Professor Ricardo Plaza e alguns alunos que ajudaram a organizar o 5º Minicurso de Astronomia

 

Esteve presente neste minicurso a professora Gabriela Francisca de Oliveira Messias, docente de física e de matemática da Escola Estadual Maria Alice Alves Pereira e da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, ambas na cidade de Ubatuba, que acompanhou vários de seus alunos e ex-alunos que participaram do evento.

 

Foto: Professora Gabriela Messias com alunos e ex-alunos que participaram do minicurso de astronomia

 

Entre os matriculados no minicurso estiveram também a bibliotecária do IFSP-Caraguatatuba Mariana Maltez Fialho e a docente da área de educação do IFSP-Caraguatatuba, Profa. Dra. Ana Maria Stabelini.

 

Foto: Mariana Maltez e Ricardo Plaza com alunos que ajudaram a organizar o evento

 

O 5º Minicurso de Astronomia contou com a presença de alunos das mais diferentes idades e procedências. Por exemplo, a aluna Bianca Tassoni, estudante da Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, relatou que esta foi a quarta vez que ela participou do Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba: ela afirmou que aprecia muito a área de astrofísica e que pretende estudar e se dedicar profissionalmente a esta área no futuro.

 

Foto: Professor Ricardo Plaza com a aluna Bianca Tassoni

 

O estudante Bruno Aquino Brandão, por sua vez, estuda na Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos, na cidade de Ubatuba, e afirmou que pretende no futuro fazer o curso de Licenciatura em Física e se especializar em nível de doutorado na área de Astronomia.

 

Foto: Professor Ricardo Plaza com o aluno Bruno Aquino

 

O primeiro dia das aulas foi dedicado ao estudo da astronomia desenvolvida desde a antiguidade (inclusive pelos gregos) até o século XIX. Antes do início das apresentações, o professor Ricardo Plaza apresentou a equipe de alunos do IFSP-Caraguatatuba responsável pelo evento aos presentes e exibiu o vídeo intitulado “Hora da Balbúrdia”, produzido pelo Canal Meteoro Brasil do Youtube, para alertar a respeito da questão da importância de não ocorrerem cortes de recursos para educação e ciência; este vídeo pode ser assistido aqui. Adicionalmente foi apresentado o vídeo “Conheça os Institutos Federais” que pode ser assistido aqui.

 

Foto: Alunos presentes se mostraram muito atentos às aulas que foram ministradas

 

Para explicar melhor a respeito da importância da luta em defesa da educação pública, de qualidade e gratuita, o professor Ricardo Plaza concedeu a palavra para os estudantes Pablo Gomes e Larissa Comodaro, que representaram respectivamente o Grêmio Estudantil e o Diretório Acadêmico do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto: Pablo e Larissa explicam a respeito da importância da luta pela manutenção de recursos para a educação pública

 

Entre os tópicos trabalhados no primeiro dia de aula estiveram os chamados cinco problemas referentes a distâncias e tamanhos de corpos celestes, problemas estes que foram enfrentados na antiguidade pelos gregos: os tamanhos da Terra, da Lua e do Sol e as distâncias da Terra até a Lua e da Terra até o Sol. Foi trabalhado neste primeiro dia também a Revolução Científica dos séculos XVI e XVII, com uma ênfase especial acerca do papel desempenhado por cientistas como Copérnico, Kepler, Tycho Brahe, Giordano Bruno, Galileu e Newton. Também foram abordados conceitos acerca dos corpos do sistema solar por meio do software Stellarium e apresentados alguns conhecimentos da área de etnoastronomia (astronomia desenvolvida por diferentes civilizações, culturas e etnias no passado).

O segundo dia tratou de conceitos de astrofísica desenvolvidos nos séculos XX e XXI. No seu início, de modo a provocar uma reflexão por parte dos alunos sobre a importância das humanidades e das artes na vida das pessoas, o professor Ricardo Plaza exibiu o vídeo “Quando perguntarem para que serve a filosofia (e a Arte, e as Humanas)” produzido pelo canal Antídoto do Youtube e que está disponível para ser assistido aqui. Dentre os temas trabalhados no segundo dia do minicurso estiveram: Big Bang, Galáxias, Exoplanetas, Estrelas, Formação dos Elementos Químicos, instrumentos e ferramentas de medida e observação astronômica, softwares, imageamento, buracos negros, ondas gravitacionais, as relações entre ficção científica e astronomia, a presença das mulheres na astronomia, matéria escura e energia escura.

 

Foto: Apresentação de Ryan no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Kaua no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de João no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Lucas no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Yeté no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de André no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Rafael Brock no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Vinicius Carvalho no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Larissa no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Julia Alessandra e Ana Julia no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Rafael Sorensen no 5º Minicurso de Astronomia

 

Foto: Apresentação de Vinicius Amaral no 5º Minicurso de Astronomia

 

A carga horária total deste Minicurso Livre de Astronomia foi de 6 horas e 147 cidadãos interessados se inscreveram para assistir suas aulas. Nos dias das aulas o auditório ficou cheio de estudantes das mais variadas idades e com muita vontade de aprender conceitos das áreas da Astronomia e Astrofísica. Os estudantes que foram selecionados e estiveram presentes nas aulas dos dois dias receberam um certificado pela participação neste 5º Minicurso de Astronomia. Os Minicursos de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba vem sendo realizados pela equipe de bolsistas do professor Ricardo Plaza, anualmente, desde 2015.

 

Foto: Estudantes presentes no 2º dia de aula do Minicurso de Astronomia de 2019

 

Atividades como este minicurso de astronomia são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, orientados pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas e palestras de divulgação sobre temas associados à ciência, à história e à cultura.

Todas as atividades realizadas por esta equipe de bolsistas são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que queiram que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página