Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

3ª Virada Astronômica aconteceu no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2024, 10h17 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2024, 10h17

Na noite de 14 de novembro de 2024, quinta-feira, a partir das 22:30, até a madrugada de 15 de novembro de 2024, sexta-feira, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), aconteceu a 3ª Virada Astronômica de 2024 do IFSP-Caraguatatuba, uma atividade de divulgação científica que foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, com o suporte de diversos de seus orientados de diferentes cursos da Instituição, e que contou com o apoio dos licenciandos em física, pois esta foi uma ação no âmbito da curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Como nesta noite o tempo esteve bastante nublado, infelizmente os telescópios não foram montados para observar planetas do céu noturno, como estava previsto inicialmente. Os presentes assistiram e debateram acerca de três episódios da série de anime de ficção científica intitulada “Dr. Stone”.

Imagem 1 – Professores e alunos que ajudaram na organização da 3a Virada AstronômicaImagem 1 – Professores e alunos que ajudaram na organização da 3a Virada Astronômica

Estiveram presentes participando da 3ª Virada Astronômica de 2024 e apoiando o evento, o Prof. Dr. José Roberto Severino Martins Junior (coordenador da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, além de alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba (como a Licenciatura em Física, a Licenciatura em Matemática e o Bacharelado em Engenharia Civil) e de membros da comunidade externa.

Imagem 2 – Parte do público que participou da atividadeImagem 2 – Parte do público que participou da atividade

No início do evento, o professor Ricardo Plaza esclareceu inicialmente como ocorreria a dinâmica do evento. Os alunos do curso de licenciatura em física José Walter Souza Santana e Patricia Rodrigues Silva, na sequência, explicaram um pouco acerca do arco narrativo da série de anime (animação japonesa) “Dr. Stone”: após a humanidade ser petrificada por mais de três milênios, um jovem gênio desperta e busca reconstruir a civilização do zero usando ciência, enfrentando desafios naturais e conflitos com aqueles que rejeitam o progresso tecnológico. Os três episódios de Dr. Stone (todos eles da temporada 1) que foram exibidos e discutidos ao longo da atividade foram: o episódio 1 da temporada 1 intitulado “Stone World”; o episódio 17 da temporada 1 intitulado “A Hundred Nights and a Thousand Skies”; o episódio 24 da temporada 1 (o último dessa primeira temporada) intitulado “Voices Over Infinite Distance”. Por volta da meia-noite e meia, ocorreu um momento de confraternização entre os presentes, em que foram degustados alguns “salgadinhos”, o que foi denominado informalmente pelos presentes de “coxinha da meia-noite”.

Imagem 3 – Patricia e José WalterImagem 3 – Patricia e José Walter

José Walter é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Uso de conhecimentos sobre a Lua no Ensino de Física e na Divulgação Científica”, com bolsa do CNPq (PIBIC-AF), sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Patricia é bolsista do projeto de extensão “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento”, também sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 4 – Cena do anime Dr. StoneImagem 4 – Cena do anime Dr. Stone

Três dias antes dessa 3ª Virada Astronômica, ocorreu uma observação com cinco telescópios do céu noturno na noite de segunda-feira, 11 de novembro de 2024, a partir das 22:30, até depois da meia-noite; isto aconteceu nesta noite, pois os alunos da licenciatura em física nessa manhã, alertados pelo professor Ricardo Plaza, descobriram pela previsão do tempo que essa noite estaria com poucas nuvens em Caraguatatuba.

Imagem 5 – Alunos observando o céu noturno com 5 telescópiosImagem 5 – Alunos observando o céu noturno com 5 telescópios

Esta atividade foi intitulada de noite de “pré-virada” astronômica. Os cinco telescópios foram montados no espaço existente atrás do auditório do IFSP-Caraguatatuba que se mostrou adequado para observar os corpos do Sistema Solar que estavam visíveis nesta noite. Além de José Walter Souza Santana e Patricia Rodrigues Silva, outros três bolsistas orientados atualmente pelo professor Ricardo Plaza também participaram da atividade em 11/11/2024 e ajudaram a organizar as observações com telescópios: Bruno Henrique Torres (que é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência”, com bolsa da FAPESP), Gabriel Santos Silva (que é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Buracos Negros e Ensino de Física” com bolsa PIBIFSP) e Yasmin Prado Maciel (que é bolsista do projeto de extensão “Atividades de divulgação científica e cultural”, com bolsa fomentada pelo IFSP).

Imagem 6 – Observação do céu noturno com telescópiosImagem 6 – Observação do céu noturno com telescópios

Nesta noite de 11/11/2024, os estudantes conseguiram observar com estes cinco telescópios o planeta Júpiter com as quatro luas galileanas ao seu redor, o planeta Saturno com seus anéis e a nossa Lua com suas crateras características.

Imagem 7 – Foto da Lua observada por um telescópioImagem 7 – Foto da Lua observada por um telescópio

Os participantes se manifestaram com muito contentamento pelo fato de poderem observar com os telescópios tanto a nossa Lua, quanto os dois maiores planetas do Sistema Solar: Júpiter e Saturno.

 Imagem 8 – Alunos com o professor Ricardo Plaza após as observações com telescópiosImagem 8 – Alunos com o professor Ricardo Plaza após as observações com telescópios

Atividades de extensão como estas são regularmente organizadas pelos licenciandos em física no âmbito da curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e, também, pelos bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 9 – Alguns dos telescópios usadosImagem 9 – Alguns dos telescópios usados

O curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba é um curso superior de 4 anos (8 semestres), presencial, gratuito e cujas aulas são no período noturno entre 19:00 e 22:35, de segunda-feira a sexta-feira. As novas turmas de cada ano, com 40 estudantes, se iniciam sempre no início do ano, no mês de fevereiro. A Licenciatura em Física é um curso voltado para todos aqueles que tenham interesse pela ciência e pela educação.

Imagem 10 – Observação do céu com telescópiosImagem 10 – Observação do céu com telescópios

Atividades de extensão de divulgação científica, como essas, são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página