Início > O que é? > Notícias > 2ª Jornada da Licenciatura em Física agitou o IFSP durante a SNCT-2018
Educação Científica

2ª Jornada da Licenciatura em Física agitou o IFSP durante a SNCT-2018

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 10h33 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 10h42 | Acessos: 1196

Entre os dias 15 e 20 de outubro de 2018, aconteceram diversas atividades previstas no cronograma da 2ª Jornada da Licenciatura em Física do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018. Estas atividades aconteceram com o apoio dos professores do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que atualmente está sob a coordenação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Professores de física do IFSP-Caraguatatuba: Rodrigo, Aleandro, Ricardo Plaza, Alex e Luis Fernando

No dia 15 de outubro de 2018, segunda-feira, de noite, a partir das 20h, logo após a cerimônia de abertura da SNCT-2018, ocorreu uma mesa-redonda sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que contou com a participação dos professores Agnes Cruz de Souza (docente de ciência sociais do IFSP-Boituva), Ricardo Rechi Aguiar (docente de física do IFSP-São Paulo) e Marta Senghi Soares (docente de educação do IFSP-Caraguatatuba e que atualmente trabalha na Pró-Reitoria de Ensino do IFSP), e que foi intermediada pela professora Patricia Teixeira Tavano (docente de educação do IFSP-Caraguatatuba).

Mesa-Redonda sobre a BNCC

No dia 16 de outubro de 2018, terça-feira, durante todo o período noturno, no pátio na frente da lanchonete do IFSP-Caraguatatuba, aconteceu uma Feira Interativa de Ciências, com a apresentação de diferentes experimentos de física por parte de estudantes do curso de licenciatura em física do IFSP-Caraguatuba, uma atividade que contou com a organização e o apoio dos professores Luis Fernando Viviani Thomazini, Rodrigo da Silva Sobrinho e Alex Lino que estão lecionando duas disciplinas de física experimental do curso de licenciatura em física: “Projetos Experimentais para Ensino de Mecânica” e “Projetos Experimentais para Ensino de Termodinâmica”.

Apresentação de experimento de física durante a Feira Interativa de Ciências

No dia 17 de outubro de 2018, a partir das 19h ocorreu a palestra do professor Rodrigo da Silva Sobrinho na área de astrofísica que foi intitulada “A procura de exocinturões de asteroides”.

Palestra do professor Rodrigo

A partir das 21h, no auditório do IFSP-Caraguatatuba, ocorreu a apresentação de projetos propostos por estudantes bolsistas e voluntários do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini.

Bolsistas e voluntários do PIBID da Licenciatura em Física com professores Luis Fernando e Ricardo

No dia 18 de outubro de 2018, quinta-feira, entre 14h e 22h ocorreram as apresentações dos trabalhos de pesquisa aprovados no Seminário de Iniciação Científica (SIC) no âmbito da Licenciatura em Física.

Professor Ricardo com alguns estudantes que apresentaram trabalhos no Seminário de Iniciação Científica

Foram apresentados ao todo 16 trabalhos de pesquisa em nível de iniciação científica, inclusive por parte de estudantes de graduação pertencentes à comunidade externa ao IFSP-Caraguatatuba.

Larissa Siqueira na apresentação de seu trabalho no Seminário de Iniciação Científica

Os trabalhos de pesquisa na área de física apresentados durante o Seminário de Iniciação Científica abordaram uma diversidade temática bastante grande.

Apresentação de Geraldo Inácio, orientado do professor Ricardo Rechi (do IFSP-São Paulo)

No dia 19 de outubro de 2018, sexta-feira, a partir das 19h, no auditório do IFSP-Caraguatatuba, o professor Aleandro Ribeiro Marquesi ministrou a palestra intitulada “Tecnologia de plasma aplicada a processos de gaseificação”.

Palestra ministrada pelo professor Aleandro

Também no dia 19 de outubro de 2018, sexta-feira, a partir das 19h, em paralelo, ocorreu a oficina de relógio Solar que foi ministrada pelo professor Edson Pereira Gonzaga.

Professor Edson durante a oficina de relógio solar que realizou

No final da noite de 19 de outubro de 2018, sexta-feira, a partir das 21h, no auditório do IFSP-Caraguatatuba, ocorreu a exibição da peça teatral sobre Leonardo da Vinci intitulada “A Suspensão da Vida” e produzida pelo grupo de teatro “Jalecos na Coxia”, coordenado pelo professor Daniel de Andrade Moura que é também o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do câmpus de São Paulo do IFSP.

Membros do grupo teatral “Jalecos na Coxia”

Finalmente, no sábado de manhã, a partir das 10h, em uma ação conjunta dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, ocorreu o cinedebate sobre o filme “Uma lição de vida” (o título em inglês deste filme africano é “The First Grader”).

Professor Ricardo Plaza com bolsistas que organizaram o cinedebate sobre o filme “Uma lição de vida”

Todas as atividades desta 2ª Jornada da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba contaram com a participação intensa dos estudantes das duas turmas deste curso existentes atualmente (4º semestre e 2º semestre), bem como com o apoio e a colaboração de todo o corpo docente deste curso, de servidores técnico-administrativos do IFSP e de docentes e estudantes de outros cursos da instituição. Ocorreu também uma significativa participação de membros da comunidade externa ao IFSP. Diversas das ações realizadas contaram com o apoio adicional do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Todas foram atividades gratuitas e abertas para quaisquer interessados das comunidades interna e externa ao IFSP-Caraguatatuba.