Proposta do Curso de Engenharia Civil no Câmpus Caraguatatuba é defendida no Comitê Técnico-Profissional do IFSP
No dia 12 de maio, os professores do Curso Técnico em Edificações Samir Fagury, José Américo Alves Salvador Filho, Leandro Peixoto e Silvete Soares (Coordenadora do curso de Engenharia Civil), acompanhados da Gerente Educacional do Câmpus Caraguatatuba, profª Juliana Matheus Grégio Pereira, representaram o câmpus na defesa do projeto pedagógico do curso (PPC) de Engenharia Civil no CTP - Comitê Técnico-Profissional, no Câmpus São Paulo.
Professores Samir Fagury, Juliana Grégio, Silvete Soares, Paloma Ribeiro (Câmpus São Paulo), José Américo A. S. Filho e Leandro Peixoto
A saber, o CTP - Comitê Técnico-Profissional é um órgão consultivo e de avaliação do atendimento às características e aos objetivos do Instituto Federal. Este órgão subsidia a Reitoria na aprovação, atualização e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos e Superiores, visando a permanente integração do IFSP com a comunidade e com o setor produtivo.
Nesta oportunidade, o professor Samir Fagury realizou uma breve apresentação sobre as diretrizes da proposta de implantação do curso de Engenharia proposto no Câmpus Caraguatatuba, abordando entre outros itens os objetivos do curso, as justificativas, a demanda de mercado, detalhes sobre a infraestrutura do câmpus, corpo docente e técnico-administrativo e por fim explanando sobre a estrutura curricular e demais detalhes do curso de Engenharia Civil.
Após esta apresentação a mesa julgadora iniciou a fase de arguições e sugestões em relação ao PPC do curso de Engenharia Civil; nesta fase os pareceristas apresentam em forma de arguição as sugestões e correções pertinentes ao PPC, sendo as mesmas respondidas pelos professores da equipe de defesa do PPC. Estas sugestões serão enviadas posteriormente para análise pela equipe do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Câmpus Caraguatatuba.
Durante a sessão de argüição, a professora Silvete Soares enfatizou a importância da implantação do curso de Engenharia Civil no Câmpus Caraguatatuba frente à demanda atual de mão de obra no Litoral Norte, as obras da instalação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato de Caraguatatuba, a ampliação do Porto de São Sebastião, e por fim, a duplicação da Rodovia dos Tamoios e as obras do contorno em Caraguatatuba e São Sebastião trouxeram uma grande quantidade de trabalhadores da Construção Civil para o Litoral Norte, os quais apresentam necessidade de qualificação; e segundo os princípios norteadores do Ministério da Educação existe um compromisso de introduzir as engenharias nos Institutos Federais, concluiu.
Os professores José Américo e Leandro Peixoto complementaram frisando que a infraestrutura do câmpus está preparada para receber o curso de Engenharia Civil, sobretudo em relação aos laboratórios que atenderão às aulas práticas, concluindo que todos já dispõem de área própria para acomodar confortavelmente o corpo discente e equipamentos necessários para o desenvolvimento de ensaios e procedimentos durante as aulas.
A proposta do PPC do curso de Engenharia Civil foi bastante elogiada pelos pareceristas que compuseram a mesa, ficando a equipe de professores do Câmpus Caraguatatuba de analisar as sugestões realizadas na oportunidade, e enviar o texto completo novamente para a análise final pelo CTP - Comitê Técnico-Profissional. O próximo e último passo é a ratificação do projeto pelo Conselho Superior.
Redes Sociais