Colóquio sobre Etnomatemática ocorreu no IFSP-Caraguatatuba
No dia 17 de maio de 2016, terça-feira, a partir das 09:45 horas da manhã, a Profa. Dra. Eliane Costa Santos apresentou o colóquio intitulado “Etnomatemática e Cultura Africana: um olhar para geometria dos teares Kente” no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O colóquio fez parte da Semana Cultural da instituição e ocorreu sob a organização da Profa. Ma. Jaqueline Lopes. O público presente a este colóquio foi constituído por estudantes das turmas do curso de Licenciatura em Matemática e de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba.
Professora Eliane durante seu colóquio
A Professora Eliane faz parte do Grupo de Pesquisa em Etnomatemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e é assessora do Núcleo Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Professoras Jaqueline e Eliane
A professora Eliane iniciou seu colóquio salientando a visão eurocêntrica da educação tradicional brasileira, ressaltando o quanto os indígenas e os descendentes de africanos são tornados “invisíveis” como agentes históricos. A professora refletiu também sobre como a imagem da África no Brasil é sempre carregada de estereótipos negativos (fome, doença, guerra, etc.), o que se reflete na produção de valores e na visão de mundo que se produz a respeito deste continente de onde vieram os ancestrais de cerca de metade da população brasileira.
Professora Eliane juntamente com alunas de Licenciatura em Matemática
Para a professora Eliane é importante estudar a história da África e a cultura africana para podermos de fato conhecer os afro-brasileiros e sua cultura: “Negar o saber-fazer dos africanos e afro-descendentes é perpetuar a ideologia da colonização que invisibiliza outras culturas”. A este respeito, segundo a professora Eliane, as escolas brasileiras ainda têm um currículo pautado numa relação de hegemonia eurocêntrica com base na ideologia do colonialismo.
Público presente ao colóquio sobre Etnomatemática
A professora Eliane destacou também que a Etnomatemática é um campo de conhecimento associado a outras áreas como a história da Matemática e a Educação Matemática, e que foi reconhecida internacionalmente após o 5º Congresso Internacional de Educação Matemática (ICME-5), ocorrido em Adelaide (Austrália), em 1984, a partir do trabalho “Sociocultural Bases for Mathematics Education” (“Bases socioculturais pra a educação matemática”), apresentado pelo importante pesquisador brasileiro Ubiratan D´Ambrosio, um dos fundadores desta área.
A professora Eliane também lembrou que historicamente a Geometria nasceu da necessidade de medir a terra no Egito, no norte da África; assim sendo, os africanos desde tempos ancestrais estão associados a uma geometria prática que pode ser observada também nos tecidos com motivos geométricos produzidos por povos africanos e que foram analisados durante o colóquio.
Ao final do evento a professora Jaqueline entregou – em nome da organização da Semana Cultural – uma lembrança para a professora Eliane, agradecendo-a pelo colóquio que despertou o interesse de vários dos licenciandos em Matemática presentes que perceberam a amplitude de possibilidades para a realização de pesquisas futuras na área da Etnomatemática.
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