Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professora do IFSP apresentou colóquio sobre capacitação feita nos EUA

Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 09h40 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 09h40

No dia 11 de maio de 2016, quarta-feira, a partir das 10:35 horas da manhã, a Profa. Ma. Jaqueline Lopes da área de Português e Inglês do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresentou um Colóquio sobre a sua experiência em uma capacitação de dois meses realizada nos Estados Unidos, no início deste ano. O colóquio ocorreu sob a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que também é docente do IFSP-Caraguatatuba. O público presente a este colóquio foi constituído majoritariamente de estudantes das turmas do curso de Licenciatura em Matemática, bem como de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba.

Professora Jaqueline Lopes durante o seu colóquioProfessora Jaqueline Lopes durante o seu colóquio

Em sua apresentação neste colóquio, a professora Jaqueline Lopes explicou que todos os professores que participaram desta capacitação o fizeram após seleção realizada por uma chamada pública da SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação) em conjunto com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em uma iniciativa do governo federal para capacitar professores de inglês da rede federal. Em específico, a professora Jaqueline realizou esta capacitação, juntamente com um grupo de professores, na NOVA – Northern Virginia Community College, uma instituição de Ensino Superior que fica situada na costa leste dos EUA. As denominadas Community College são instituições de ensino superior comunitárias com cursos vocacionais e de treinamento técnico de dois anos.

A capacitação incluiu 100 horas de participação no programa TESOL junto com 20 horas referentes a um curso de História e Cultura dos EUA. O programa TESOL procurou trabalhar com a teoria para a aquisição de Inglês como segunda língua e incluiu temas como: o ensino de como falar e escutar em Inglês; o ensino de gramática; a gestão da sala de aula, sobretudo com relação a estudantes com necessidades especiais; o ensino de pronúncia; o ensino de vocabulário; o uso de materiais autênticos; etc.

Público presente ao colóquioPúblico presente ao colóquio

Por sua vez, o curso de História e Cultura dos EUA abordou questões sobre diversidade étnica e racial nos EUA (luta pelos direitos civis, a inclusão de imigrantes, os movimentos LGBT, etc.), bem como sobre o sistema educacional norte-americano.

Durante este período de capacitação, foram feitas também visitas técnicas e viagens de campo à Escola de Ensino Médio T. C. Wiliiams, à embaixada do Brasil em Washington, ao Museu Nacional Aeroespacial, ao Museu Nacional da História Americana e ao Museu Memorial do Holocausto, todos eles também em Washington.

Foi destacado também que a contrapartida dos participantes nesta capacitação, ao voltar para as suas instituições da rede federal de ensino, é a de fundamentalmente contribuir para a internacionalização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (como é o caso do IFSP), propondo projetos e cursos de extensão e colaborando com a estruturação de Centros de Línguas, por exemplo.

Os colóquios do curso de Licenciatura em Matemática realizados no IFSP-Caraguatatuba são gratuitos e abertos a todos os interessados da comunidade interna e externa ao IFSP, e não necessitam de inscrição prévia. Seu objetivo é discutir questões e temas de caráter cultural, científico, artístico, educacional e histórico, de modo a incentivar a troca e o debate de ideias com maturidade. Quem tiver ideias ou quiser colaborar para a organização destes colóquios, pode entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, pessoalmente ou pelo telefone do próprio IFSP-Caraguatatuba.

registrado em:
Fim do conteúdo da página