Professor do IFSP apresentou colóquio sobre pós-doutorado realizado na Itália
No dia 25 de maio de 2016, quarta-feira, a partir das 10:35 horas da manhã, o Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho da área de Construção Civil do Câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), apresentou um colóquio sobre a sua experiência durante o período de um ano em que esteve na Itália realizando seu pós-doutorado. O colóquio ocorreu no auditório do IFSP-Caraguatatuba e contou com a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que também é docente do IFSP-Caraguatatuba. O público presente a este colóquio foi constituído majoritariamente de estudantes das turmas do curso de Licenciatura em Matemática, bem como alunos de outros cursos, professores e servidores do IFSP-Caraguatatuba.
Professor José Américo durante a apresentação de seu colóquio
O professor José Américo realizou seu pós-doutorado na Universidade “Roma Tre” (“Roma Três”), de 2015 até o início do ano de 2016. Em sua apresentação neste colóquio, ele apresentou um panorama detalhado de todo o processo para realizar o pós-doutorado, desde o surgimento da ideia no ano de 2014, passando pelos preparativos para a viagem (visto, passagens, etc.) e chegando aos detalhes acadêmicos sobre toda a sua estadia na Itália. O professor José Américo concorreu ao processo de afastamento remunerado que o IFSP oferece aos seus docentes para capacitação em diversos níveis e foi um dos selecionados para realizar o pós-doutoramento.
Público presente ao Colóquio
A pesquisa realizada pelo professor José Américo na Itália foi sobre concreto, um campo de conhecimento na área da Construção Civil no qual ele vem trabalhando há bastante tempo. O colóquio enfatizou detalhes a respeito da sua vida universitária na Itália, inclusive com informações sobre testes e ensaios realizados em laboratórios específicos e sobre a sua participação em seminários e congressos, como o “World of Concrete” (WOC) que ocorreu em Paris, na França, em 2015.
Professores Ricardo Plaza e José Américo
O professor José Américo procurou também apresentar aos presentes alguns detalhes do cotidiano da vida de um pesquisador brasileiro vivendo na Itália: o transporte para a universidade, a alimentação, as condições de moradia, etc. O colóquio abordou adicionalmente um pouco a respeito da cultura italiana: a gastronomia, a arte, os museus, os monumentos e as construções históricas de Roma.
Finalmente também foi abordada neste colóquio a visão sobre o Brasil por parte dos italianos que costuma ser mais otimista do que a visão excessivamente pessimista que nos últimos anos temos tido sobre nós mesmos. A este respeito foi lembrado o trabalho do importante sociólogo italiano Domenico De Masi que afirma que é otimista com o Brasil devido a algumas características e valores positivos que ele enxerga no povo brasileiro, tais como a miscigenação, a criatividade e o sincretismo religioso.
A contrapartida dos participantes neste tipo de capacitação, ao voltar para o IFSP, é a de divulgar o conhecimento adquirido no exterior e contribuir para o fortalecimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em nossa instituição.
Os colóquios do curso de Licenciatura em Matemática realizados no IFSP-Caraguatatuba são gratuitos e abertos a todos os interessados da comunidade interna e externa ao IFSP, e não necessitam de inscrição prévia. Seu objetivo é discutir questões e temas de caráter cultural, científico, artístico, educacional e histórico, de modo a incentivar a troca e o debate de ideias com maturidade. Quem tiver ideias ou quiser colaborar para a organização destes colóquios, pode entrar em contato com o professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba.
Redes Sociais