Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pró-Reitor de Extensão participou de cinedebate sobre o filme “Adeus, Lenin!” no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 08h30 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 08h30

No dia 23 de junho de 2017, sexta-feira, entre 16h15 e 19h00, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pela posterior discussão – do filme “Adeus, Lenin!”. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de seus bolsistas deste programa de extensão (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Juliana Caroline da Silva Sousa, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen e Thiffany Souza do Nascimento), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos e Izabela Duarte).

Professor Ricardo Plaza com bolsistas que organizaram este cinedebateProfessor Ricardo Plaza com bolsistas que organizaram este cinedebate

O Pró-Reitor de Extensão do IFSP, professor Wilson de Andrade Matos, esteve presente e participou do debate que se seguiu à exibição do filme. Também esteve presente a este cinedebate a jornalista da reitoria do IFSP, Daniela Villas Boas, que veio conhecer melhor este programa de extensão que é realizado no IFSP-Caraguatatuba. O professor Wilson e a jornalista Daniela foram recebidos no IFSP-Caraguatatuba pela diretora do câmpus, professora Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, e pela coordenadora de extensão, professora Elaine Regina Barreto.

Professora Elaine, jornalista Daniela e professores Ricardo e WilsonProfessora Elaine, jornalista Daniela e professores Ricardo e Wilson

No início do cinedebate, antes da exibição do filme, o professor Wilson fez algumas considerações junto aos presentes, sobre a importância das atividades de extensão na instituição e sobre a diminuição acentuada das verbas que têm sido destinadas para a manutenção das atividades do IFSP. Além disso, ele lembrou que são os recursos dos impostos que financiam as instituições de ensino públicas e que, portanto, é fundamental utilizar estes recursos da melhor maneira possível para produzir educação de qualidade e acessível a cidadãos de toda a sociedade, como ocorre no âmbito do IFSP.

Professor Wilson conversa com os presentes ao cinedebateProfessor Wilson conversa com os presentes ao cinedebate

O filme “Adeus, Lenin!” (título original: “Good bye Lenin”) foi produzido na Alemanha, dirigido por Wolfgang Becker e lançado em 2003. Ele conta com o ator Daniel Brühl no papel do protagonista principal, Alex, um jovem alemão que vivia na antiga Alemanha Oriental (Alemanha comunista); sua mãe tem um enfarte e entra em estado de coma pouco antes da queda do muro de Berlim e permanece neste estado durante os vários meses do período em que aconteceram as importantes mudanças que redundaram na queda do Muro de Berlim, no fim do governo comunista e na unificação entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, no final da década de 1980. Como a mãe era uma apoiadora entusiástica do regime socialista que existia na antiga Alemanha Oriental, quando ela sai do coma, seu filho, preocupado com sua saúde frágil, tenta de todo modo “manter as aparências”, de maneira que ela não perceba que o regime socialista tinha caído, inclusive forjando falsas reportagens de televisão. Boas análises e mais informações a respeito deste filme (em inglês) podem ser encontradas no site “IMDB – Internet Movie DataBase”: <http://www.imdb.com/title/tt0301357/?ref_=fn_al_tt_1>. A nota média (numa escala de zero a dez) conferida por mais de 100 mil usuários do IMDB para este filme é 7,7: geralmente são considerados muito bons filmes com notas médias acima de 7. O trailer desta película pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=mHoiytBQQhw>. Uma boa resenha em português com uma análise deste filme pode ser lida em: <http://www.planocritico.com/critica-adeus-lenin/>.

Cena do filme com estátua de LeninCena do filme com estátua de Lenin

O filme é um drama, sobre as relações familiares e também sobre o sentimento de nostalgia, mas ao mesmo tempo tem momentos divertidos produzidos pelas situações cômicas e inusitadas que surgem. É uma reflexão também poderosa a respeito da história das duas “Alemanhas” e da guerra fria, e de como o processo de reunificação foi visto dos dois lados. O debate após a exibição procurou refletir sobre as principais questões suscitadas pelo filme. Foi lembrado que a luta por uma utopia, pode redundar em uma distopia, como ocorreu na Alemanha Oriental, que cerceava muitas das liberdades mais fundamentais dos cidadãos. Foi discutida a frase que aparece no filme, segundo a qual, a verdade é uma matéria duvidosa. A edição de reportagens falsas feitas pelo filho, no filme, em certo sentido remete à imprensa controlada pelo governo na antiga Alemanha Oriental. Por outro lado, também é importante refletir sobre como a grande mídia, em países capitalistas, em particular no Brasil, também edita o material jornalístico que é apresentado ao grande público, segundo seus próprios interesses privados, e frequentemente, adotando posturas de grande tendenciosidade a respeito de temas políticos e econômicos. Foi lembrado também como o filme apresenta a rapidez como algo bastante associado ao sistema capitalista, para o bem e para o mal do bem estar dos cidadãos.

O filme procura realizar uma reflexão crítica em relação ao socialismo existente na antiga Alemanha comunista, mas também em relação ao capitalismo que passou a existir após a reunificação, de modo a superar visões reducionistas existentes nos debates sobre este tema. Uma frase dita por um dos personagens define um pouco a abordagem feita pelo filme a este respeito: “O socialismo não significa viver atrás de um muro. O socialismo significa chegar aos outros e viver com os outros”.

Parte do público presente a este cinedebateParte do público presente a este cinedebate

O Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro de Oliveira, docente da área de gestão empresarial do IFSP-Caraguatatuba, esteve presente acompanhando seus estudantes nesta atividade cultural. Com o objetivo de tentar observar corpos do céu noturno (como os planetas Júpiter e Saturno) após o cinedebate, foram montados, no início da tarde, os dois telescópios adquiridos pelo IFSP-Caraguatatuba; entretanto como o céu se manteve muito nublado, estas observações astronômicas acabaram não sendo feitas, infelizmente.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página