Pedagoga do Campus é convidada para Mesa Redonda em Jundiaí
A pedagoga do Campus Caraguatatuba, Mariana Ricatieri, foi convidada a participar de uma mesa redonda com o tema “Museu e escola: Educação formal e não-formal”, no dia 11 de maio, como parte dos eventos da exposição “Paulo Freire: Educar para Transformar”, na cidade de Jundiaí.
Antes da mesa redonda, a pedagoga ministrou uma palestra com o tema “Educação não-formal e o espaço do museu: caminhos para a construção de uma Conscientização Social” no qual tratou da importância da educação não-formal desenvolvida em Museus e de que forma esta possibilita a leitura de mundo através da leitura de imagens. “Paulo Freire defende a leitura como forma de conscientização social, de transformação do indivíduo, de desenvolvimento da consciência crítica e não apenas decodificação de códigos; e em um paralelo a suas ideias, a leitura de imagens também permite ao indivíduo a tomada de uma consciência crítica acerca da sociedade, visando construir significações sócio-culturais, sendo assim informação transmitida no Museu facilita a ação transformadora do homem”, explica Mariana.
Outros palestrantes também fizeram parte da mesa redonda: a doutora em Educação, bolsista do Prodoc-Capes e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renata Sieiro Fernandes, o doutor em Educação e diretor do colégio Paulo Freire, José Renato Polli e o mestre em Educação e educador no Programa de Formação de Professores da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Eliezer Pedroso da Rocha.
A mesa redonda, de acordo com a organização do evento, insere-se no debate sobre a questão da educação em museus, tanto no que diz respeito ao seu papel social, quanto no que se refere à relação escola/museu, pretendendo conhecer mais sobre a dinâmica e a complexa relação entre os espaços formais e não-formais de educação, bem como refletir sobre o papel das instituições culturais na prática educativa.
Para o Educador Social, Denilson Ricardo André, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí, que assistiu ao evento, a mesa redonda foi leve e reflexiva, assim como o próprio Paulo Freire.
A exposição Paulo Freire: Educar para transformar, que iniciou no dia 11 de maio, acontece até o dia 12 de junho no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.
A pedagoga do IFSP Campus Caraguatatuba, Mariana Ricatieri, durante Mesa Redonda
Redes Sociais