Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica ocorreu no IFSP-Caraguatatuba
Início do conteúdo da página

Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica ocorreu no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 14h36 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 14h36

Nos dias 03, 04, 05, 06 e 07 de julho de 2017, entre 16h15 e 18h15, na sala 105 do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu o 1º Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica do IFSP-Caraguatatuba que foi ministrado pelo Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). A organização deste curso esteve sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) e de seus bolsistas de extensão do programa “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Juliana Caroline da Silva Sousa, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen) e de iniciação científica (João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Adriana de Andrade e Izabela Duarte). Estes doze estudantes são orientados em trabalhos de extensão, pesquisa e ensino pelo professor Ricardo Plaza que é também o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Professores Ricardo Plaza e Iuda Goldman com estudantes que assistiram as aulasProfessores Ricardo Plaza e Iuda Goldman com estudantes que assistiram as aulas

Este minicurso foi uma atividade educacional científica de extensão aberta a toda a comunidade interna e externa ao IFSP-Caraguatatuba, cidadãos e cidadãs do litoral norte paulista interessados por temas de astrofísica. Durante a semana de sua realização, o professor Iuda esteve também com a diretora do câmpus de Caraguatataba do IFSP, Tânia Cristina Lemes Soares Pontes, e com a coordenadora de extensão da instituição, Elaine Regina Barreto.

Professores Ricardo, Iuda e TaniaProfessores Ricardo, Iuda e Tania

A carga horária total deste Minicurso Livre de Inverno de Introdução à Astrofísica foi de 10 horas e 54 interessados se inscreveram para assistir suas aulas, por meio do site <www.educacaocientifica.com.br. No total foram inscritos oficialmente 25 estudantes para assistir as aulas, mas diversos outros alunos interessados participaram deste minicurso como ouvintes.

Juliana, Ricardo, Elaine, Flávia e IudaJuliana, Ricardo, Elaine, Flávia e Iuda

As aulas deste minicurso também tiveram a participação da Profa. Ma. Flávia Polati Ferreira (docente de física do câmpus de São Paulo do IFSP) e da estudante do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Araraquara, Juliana Gouvêa Mittitier.

Professores Ricardo e Iuda com bolsistas que ajudaram na organização deste minicurso Professores Ricardo e Iuda com bolsistas que ajudaram na organização deste minicurso

As cinco aulas de duas horas diárias que ocorreram versaram sobre os cinco respectivos temas: 1- O Cosmos e a Teoria do Big Bang; 2- Estrelas, energia e formação dos elementos; 3- Relatividade Especial, o méson pi e César Lattes; 4-Relatividade Geral e suas evidências experimentais; 5- Problemas de fronteira da física: energia escura, matéria escura, partículas hiper-energéticas etc. O objetivo principal deste minicurso de astrofísica foi o de motivar jovens estudantes universitários, sobretudo dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática, para o estudo e a pesquisa em áreas e temas da astrofísica.

Cartaz de divulgação do Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica do IFSP-CaraguatatubaCartaz de divulgação do Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica do IFSP-Caraguatatuba

Ao final do último dia deste minicurso, os estudantes que compareceram às aulas ministradas receberam uma declaração que atestava a sua participação no Minicurso de Inverno de Introdução à Astrofísica do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Iuda durante uma das aulasProfessor Iuda durante uma das aulas

A astrofísica é um campo de conhecimento em franco desenvolvimento, bastante interdisciplinar e com interfaces importantes com outras áreas da física (como a física de partículas, por exemplo) e com outras ciências (como a química, por exemplo).

Nuvem de palavras, em inglês, associadas à astrofísicaNuvem de palavras, em inglês, associadas à astrofísica

A participação de estudantes dos mais variados cursos em eventos acadêmicos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e com a motivação para o estudo de temas científicos. Mesmo com a dificuldade existente com relação aos temas abordados, este minicurso contou também com a participação de estudantes de ensino médio interessados por aprender mais sobre leis e conceitos da astrofísica.

Professor Iuda em uma explicação realizada durante o minicursoProfessor Iuda em uma explicação realizada durante o minicurso

As cinco aulas ministradas pelo professor Iuda foram filmadas e serão futuramente disponibilizadas na internet para os interessados que as queiram assistir. Elas estarão disponíveis no canal “Educação Científica IFSP-Caraguatatuba” do YouTube: <https://www.youtube.com/channel/UCZ1AurjXPjOhiq_9WGg0zXQ/featured>. Estas aulas também estarão disponíveis para serem assistidas no canal do “IFSP Câmpus Caraguatatuba” no youtube: <https://www.youtube.com/user/IFSPCampusCaragua>.

Professores Ricardo Plaza e Iuda GoldmanProfessores Ricardo Plaza e Iuda Goldman

A presença de uma quantidade expressiva de estudantes nas aulas deste minicurso atesta que há um grande interesse, sobretudo das novas gerações, por temas relacionados à astrofísica e à fronteira da ciência, até mesmo no sentido de procurar enfrentar problemas em aberto e que ainda não são inteiramente explicados pela ciência. Este minicurso é uma das maneiras pelas quais o IFSP-Caraguatatuba vem procurando despertar e cultivar o interesse pelo estudo e pela pesquisa de temas científicos entre os jovens cidadãos que vivem na região do litoral norte paulista.

Atividades como este minicurso de astrofísica são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre temas associados à ciência, à história e à cultura. Todas as atividades realizadas são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que queiram que alunos de suas instituições participem de atividades educacionais, científicas e culturais organizadas por este programa de extensão, podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

A equipe que organizou este minicurso agradece imensamente o apoio fundamental dado pelos servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) para a realização da filmagem das aulas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página