IFSP realiza formatura dos alunos de Ensino à Distância

Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2011, 05h54 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2011, 05h54

O Campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu, nos últimos dias 6 e 7 de maio, os primeiros cerimoniais de formatura dos alunos do Curso Técnico em Administração, na modalidade à distância em parceria com o programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec Brasil).

As outorgas de grau ocorreram nos pólos de Araraquara, Franca e Itapevi e contaram com a presença do diretor geral do Campus Caraguatatuba, Profº Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa e da coordenadora do EaD, Maria Dulce Monteiro Alves.

No Pólo de Itapevi compuseram a mesa solene o pró-reitor de Extensão do IFSP e reitor em exercício, Garabed Kenchian, o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o diretor de Educação, Fábio José de Andrade, o Coordenador do Pólo de Itapevi, Roberto Carlos Ribeiro e o paraninfo da turma, o tutor Daniel Barbosa do Nascimento.

Formandos do Pólo de Franca prestam juramento durante cerimônia soleneFormandos do Pólo de Franca prestam juramento durante cerimônia solene

Em Franca estiveram presentes a Coordenadora do Pólo, Daniela Dermínio Posterare Santos, a secretária municipal de Educação, Leila Haddad Caleiro e o paraninfo dos alunos, o tutor Carlos Roberto Theodoro. Já no Pólo de Araraquara quem também compôs a mesa solene foi a Coordenadora do Pólo, Luciane Penteado Chaquime, o Coordenador do pólo de Barretos, Sérgio Alves Pereira e a paraninfa da turma, Helena Silva de Oliveira.

O diretor geral, Profº Adriano Barbosa frisou que o Campus Caraguatatuba pretende contribuir ainda mais com o programa E-Tec Brasil e outros desta natureza, entendendo que o uso dos meios tecnológicos em sala de aula, através da modalidade à distância, mostra-se uma forma adequada para atender às inúmeras demandas de estudantes no mundo moderno.

Para a Coordenadora do EaD no Campus Caraguatatuba, Maria Dulce Monteiro Alves, a formatura foi motivo de orgulho tanto para os alunos quanto para todos os profissionais envolvidos “Apesar dos momentos difíceis e dos obstáculos que enfrentamos até aqui, pudemos constatar que ainda assim há os que perseveram de forma incansável na busca do aprimoramento de seus conhecimentos e da realização dos seus sonhos”, emociona-se.

Mesa solene do pólo de Itapevi composta pelo pró-reitor de Extensão do IFSP e reitor em exercício, Garabed Kenchian, pelo vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o diretor de Educação, Fábio José de Andrade, o Coordenador do Pólo de Itapevi, Roberto Carlos Ribeiro e o paraninfo da turma, o tutor Daniel Barbosa do NascimentoMesa solene do pólo de Itapevi composta pelo pró-reitor de Extensão do IFSP e reitor em exercício, Garabed Kenchian, pelo vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o diretor de Educação, Fábio José de Andrade, o Coordenador do Pólo de Itapevi, Roberto Carlos Ribeiro e o paraninfo da turma, o tutor Daniel Barbosa do Nascimento

Segundo a aluna Evelyn Malheiros do pólo de Itapevi, os alunos de ensino à distância percebem que nesta modalidade devem se dedicar ao máximo, se dispor e buscarem o aperfeiçoamento e isso acaba sendo positivo no mercado de trabalho “O aluno de EaD é visto de forma diferente, como uma pessoa disciplinada que busca e corre atrás de seus objetivos. Emprego existe, o que falta são pessoas qualificadas, e isso o Instituto Federal nos proporciona, ensino de qualidade”, finaliza.

Para o aluno Paulo Silva Galerani, do pólo de Franca, que já realizou alguns cursos também nesta modalidade à distância, o material disponibilizado era de fácil entendimento, os tutores sempre estavam à disposição e os chats eram bem instrutivos. “Por menor que fosse o conhecimento em informática e internet o aluno sempre conseguiria identificar as ferramentas da plataforma de navegação”, explica. Galerani ainda destaca a importância que o uso das tecnologias tem para se poupar o tempo “Posso ser um pai de família, um trabalhador em tempo integral, posso fazer várias coisas e, com o curso a distância, consigo aprender mais”, completa.

O Campus Caraguatatuba iniciou os trabalhos com Ensino à Distância, com o Curso Técnico em Administração no segundo semestre de 2009 com 5 pólos, sendo eles: Araraquara, Barretos, Itapevi, Jaboticabal e Franca. Já no segundo semestre de 2010 foram incluídos mais 2 pólos: Guaíra e São João da Boa Vista. Já para este segundo semestre o vestibular acontece também para os pólos de Itapetininga, Serrana e Tarumã, totalizando 10 pólos atendidos, sendo que 500 alunos devem iniciar o curso já no segundo semestre de 2011.

Sobre o EaD:

O sistema E-Tec Brasil é resultado de uma parceria entre as Secretarias Nacionais de Educação à Distância (SEED) e Profissional e Tecnológica (SETEC) ambas do Ministério da Educação, as universidades e escolas técnicas federais e estaduais com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos no país.

Atualmente, no Ensino à Distância do IFSP, além do Campus Caraguatatuba ofertar o curso Técnico em Administração, o Campus de São João da Boa Vista oferece também o curso Técnico em Informática para Internet, sendo que os vestibulares acontecem no mesmo período e da mesma forma que os cursos presenciais e a duração do Técnico de Administração é a mesma, 1 ano e meio, já do técnico em Informática para Internet a duração é de 2 anos. Para matrícula a pessoa já deve possuir o Ensino Médio, ou seja, trata-se de um curso subseqüente, além de ser maior de 18 anos.

Cerimonial de Formatura dos alunos do Pólo de AraraquaraCerimonial de Formatura dos alunos do Pólo de Araraquara