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IFSP-Caraguatatuba organizou 2º Minicurso de Astronomia

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 08h12 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2016, 08h12

Nas tardes dos dias 25, 26 e 27 de abril de 2016, entre 16:00 e 18:00, ocorreram as três aulas do 2º Minicurso de Astronomia (versão 2016) no auditório do Câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Este foi um minicurso livre, gratuito e aberto para todos e quaisquer interessados das comunidades interna e externa ao IFSP. Sua carga horária total foi de 6 horas e ele é uma atividade de extensão do IFSP. No total, 87 pessoas se inscreveram neste minicurso pelo site www.educacaocientifica.com.br. A participação significativa de estudantes mais jovens neste minicurso revela que temas científicos podem de fato despertar o interesse de muitos dos nossos estudantes de educação básica. Como é sempre importante lembrar, uma educação emancipadora, de qualidade e para todos os brasileiros, nas diversas áreas do conhecimento, mas especificamente que forneça uma sólida formação científica aos nossos cidadãos, é uma necessidade para que o Brasil de fato consiga alcançar níveis mais altos de desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico.

As ações deste minicurso de astronomia foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Mayra Dantas Bueno, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Aline da Silva de Oliveira, Brenda da Rocha, André Luiz Oliveira dos Santos Junior, Douglas Cleber Araujo Leite, Aline Getúlio, Adilson Alves de Oliveira Junior, Thays Garakis Poggi Pollini) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa dos projetos de Iniciação Científica “Ensino de Cosmologia e Astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto), “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de Astronomia” (Rafael Brock Domingos) e “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” (Adriana de Andrade). Todos estes bolsistas são orientados pelo professor Ricardo Plaza e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Edificações.

Professor Ricardo Plaza com bolsistas e colaboradores do minicurso de AstronomiaProfessor Ricardo Plaza com bolsistas e colaboradores do minicurso de Astronomia

Este minicurso de astronomia contou adicionalmente com a participação decisiva de Eduardo Plácido Santiago que é colaborador do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e do extensionista Dérick Alves de Jesus que atualmente é bolsista do projeto de extensão do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba. Contou também com a participação fundamental do professor Jurandi Leão Santos que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba e o apoio do Prof. Me. Douglas Carlos Vilela que atualmente está fazendo seu doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e que já tinha participado da organização do primeiro Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba em 2015.

Jovens alunos do público presenteJovens alunos do público presente

A aula do primeiro dia do minicurso (25/04/2016) iniciou-se com uma palestra de Eduardo Santiago sobre Meteoros, inclusive explicando questões relacionadas à detecção de meteoros e à determinação da trajetória de queda de cada um.

Eduardo apresenta a palestra sobre MeteorosEduardo apresenta a palestra sobre Meteoros

Na sequência a extensionista Mayra explicou o denominado paradoxo de Fermi, um questionamento científico realizado pelo importante físico nuclear italiano Enrico Fermi, que se perguntou há mais de meio século: “Se a vida fora da Terra deve ser provavelmente muito comum, onde estão os extraterrestres?”

Mayra discute o paradoxo de FermiMayra discute o paradoxo de Fermi

Na parte final desta primeira aula, o bolsista de iniciação científica João Pereira discutiu temas relacionados à Cosmologia, tais como: lei da gravitação de Newton, relatividade de Einstein, buracos negros, horizonte de ventos, ciclo de vida das estrelas, ondas gravitacionais, etc.

João debate sobre o que é gravidadeJoão debate sobre o que é gravidade

No final desta primeira aula, com o anoitecer, foram feitas observações astronômicas com o telescópio refletor adquirido pelo IFSP-Caraguatatuba. Nesta noite especificamente foi observado, por meio do telescópio, o planeta Júpiter com algumas de suas luas (satélites) orbitando em volta.

André, Rafael e João junto ao telescópio do IFSP-Caraguatatuba após o final da primeira aulaAndré, Rafael e João junto ao telescópio do IFSP-Caraguatatuba após o final da primeira aula

A segunda aula no dia 26/04/2016, iniciou-se com uma apresentação de Dérick e de André sobre Astrobiologia ou Exobiologia que é um campo da ciência em crescimento que procura determinar de modo científico as condições e probabilidades para a existência de vida fora da Terra.

Dérick e André na palestra sobre AstrobiologiaDérick e André na palestra sobre Astrobiologia

Na seqüência, o professor Jurandi apresentou a palestra intitulada “Viu? Não viu!” na qual ele abordou a questão da plausibilidade da procura por vida inteligente extraterrestre, explicando ainda acerca da famosa equação de Drake que procura estimar o número de civilizações tecnológicas na nossa galáxia.

Professor Jurandi em sua apresentação sobre a possibilidade de vida fora da TerraProfessor Jurandi em sua apresentação sobre a possibilidade de vida fora da Terra

No final deste segundo dia de aula, o bolsista de Iniciação Científica Rafael apresentou uma palestra sobre a história da Astronomia, abordando temas associados à Etnoastronomia e à Arqueoastronomia; no final ele utilizou softwares como o Stellarium e o Carta Celeste, assim como sites como o www.apolo11.com, para discutir a respeito de programas e sites de simulação dos corpos celestes e de suas posições no céu.

Rafael em sua apresentação sobre história da AstronomiaRafael em sua apresentação sobre história da Astronomia

A terceira aula, em 27/04/2016, começou com uma apresentação da extensionista Thays sobre espectroscopia e a formação dos elementos químicos, inclusive com a exibição de um vídeo sobre nucleossíntese. Em seguida, ela apresentou um espectroscópio de baixo custo, feito com cartolina, fita adesiva e um pedaço de disco de CD ou de DVD, explicando como pelo tipo de luz emitido por um corpo celeste, é possível determinar a sua composição química, por meio de um espectroscópio. Além deste experimento, foram apresentados dois outros experimentos com o objetivo de discutir campos e ação à distância: a bola de plasma e o levitador magnético. E para terminar, ela teve o apoio dos bolsistas Rafael e André que de modo remoto, pela internet, ativaram um experimento de espectroscopia de um laboratório do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) de forma a resolver algumas situações-problema experimentais associadas à questão de descobrir quais os elementos que produziram determinados tipos distintos de espectro na faixa da luz visível. Esta experiência, para poder ser realizada, contou com o apoio do professor Douglas Carlos Vilela, a quem a equipe deste minicurso agradece profundamente.

Thays em sua apresentação sobre espectroscopia e a formação dos elementos químicosThays em sua apresentação sobre espectroscopia e a formação dos elementos químicos

Na seqüência, as extensionistas Josiene e Brenda apresentaram uma palestra sobre a presença das mulheres na Astronomia, com destaque para duas importantes astrônomas norte-americanas do último século: Henrietta Leavitt (que a partir de seu trabalho com as estrelas cefeídas de brilho variável criou um novo método para determinação de corpos celestes que estão muito distantes da Terra) e Vera Rubin (que descobriu evidências da existência de matéria escura, a partir das discrepâncias existentes nas velocidades observadas pelas estrelas que estão situadas na periferia de galáxias em espiral, por exemplo). Como a astrônoma Vera Rubin ainda está vida e tem 87 anos de idade, a equipe descobriu o seu email pela internet e a bolsista Brenda enviou um email para esta importante cientista, mas ela ainda não recebeu qualquer resposta; no e-mail eram solicitadas dicas para jovens brasileiros interessados por assuntos científicos.

Josiene e Brenda na apresentação sobre mulheres na AstronomiaJosiene e Brenda na apresentação sobre mulheres na Astronomia

Para terminar as atividades deste terceiro e último dia de aula, Dérick, João, Rafael e André apresentaram os raciocínios matemáticos e geométricos usados pelos gregos na antiguidade, há cerca de dois milênios, para determinar cinco grandezas astronômicas básicas: o diâmetro da Terra, o diâmetro da Lua, a distância da Terra à Lua, a distância da Terra ao Sol e o diâmetro do Sol.

Dérick, André, Rafael e João discutem problemas astronômicos resolvidos pelos gregos na antiguidadeDérick, André, Rafael e João discutem problemas astronômicos resolvidos pelos gregos na antiguidade

Ao final desta terceira aula, foram entregues os certificados para os inscritos no minicurso que estiveram presentes nas três aulas. Como ficou evidente, pelas manifestações que ocorreram nos três dias de aula, a maior parte dos presentes relatou que as atividades do minicurso foram muito didáticas e importantes para a formação científica de cada um.

Estas são atividades educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade externa à instituição, e que contaram com o apoio de três projetos de iniciação científica: “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios”, “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” e “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais”. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de atividades como estas devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

 

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