Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Gincana de Integração 2017 teve como tema “Inclusão Social”
Início do conteúdo da página

Gincana de Integração 2017 teve como tema “Inclusão Social”

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 05h47 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2017, 05h47

No dia 18 de fevereiro de 2017, no Câmpus Caraguatatuba, estudantes dos cursos técnicos e superiores da instituição participaram de momentos de reflexão, integração e movimento. As atividades foram diversificadas, desde dinâmicas, voleibol, golbol, entre outras. No entanto, todas elas tiveram como foco o tema inclusão social.

Ao pensar sobre a diversidade humana e compreender sobre a efetivação dos direitos humanos, as atividades foram adaptadas de forma que, todos os estudantes, com deficiência ou sem deficiência estivessem possibilitados de participar. Entretanto, o foco da gincana era trazer a reflexão sobre as diferentes formas de ver e experimentar as vivências diárias pela perspectiva do outro.

Além disso, os estudantes puderam conhecer algumas técnicas e conceitos que englobam a perspectiva inclusiva, como: Libras, áudio-descrição e atividades esportivas adaptadas.

A manhã do sábado dia 18 começou com uma palestra sobre inclusão realizada por Danilo Monteiro da Silva, intérprete de Língua Brasileiras de Sinais (LIBRAS) do nosso instituto. Feita toda em libras, a palestra foi um desafios aos participantes que não entendem essa língua. Os estudantes se colocaram no lugar das pessoas surdas quando essas participam de eventos onde não há suporte em LIBRAS. Após a palestra, os estudantes foram agrupados aleatoriamente em quatro grandes equipes. E os jogos começaram!

A CAÇA À MOEDA trouxe o desafio da inclusão de pessoas com deficiência visual: os estudantes foram vendados e tinham que encontrar moedas que foram jogadas na sala de aula. A única pista do local das moedas era o barulho delas caindo no chão. A equipe BRANCA foi a campeã!

O GOLBOL também proporcionou aos estudantes superar os desafios da deficiência visual: com os olhos vendados e sentados no chão, as equipes disputaram uma partida de futebol, guiando-se apenas pelo barulho de um guizo colocado dentro da bola adaptada. Novamente, a equipe BRANCA foi a campeã!

TATO, ODOR E SABOR foi um desafio aos demais sentidos quando não se tem a visão. Vendados, as equipes tiveram que identificar diversos objetos e comidas. A equipe vencedora foi a LARANJA!

O VÔLEI SENTADO promoveu a inclusão de pessoas com pouca mobilidade. Os estudantes disputaram um campeonato de vôlei tradicional, mas como se fossem cadeirantes, sempre mantendo a pelve no chão. A equipe LARANJA foi a campeã!

Após a soma de todos os pontos, a grande campeã foi a equipe BRANCA, com 18 pontos! Confira a pontuação por prova:

CAÇA À MOEDA

1 - Branca - 6 pontos

2 - Verde - 4 pontos

3 - Azul - 2 pontos

4 - Laranja - 0 pontos

GOLBOL

1 - Branca - 6 pontos

2 - Verde - 4 pontos

3 - Laranja - 2 pontos

4 - Azul - 0 pontos

TATO, ODOR E SABOR

1 - Laranja - 6 pontos

2 - Branca - 4 pontos

3 - Verde - 2 pontos

4 - Azul - 0 pontos

VÔLEI SENTADO

1 - Laranja - 6 pontos

2 - Azul - 4 pontos

3 - Branca - 2 pontos

4 - Verde - 0 pontos

Confira a pontuação final:

1 - Branca - 18 pontos

2 - Laranja - 14 pontos

3 - Verde - 10 pontos

4 - Azul - 6 pontos

Parabéns a todos os estudantes e professores participantes que juntos aprenderam a superar os desafios da inclusão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página